apocalipse CCFilmes

[Resenha] Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo, filme

23.9.12Dana Martins

por Dana Martins


- "Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo"
Seeking a Friend for the End of the World (2012)
- Direção: Lorene Scafaria
- Roteiro: Lorene Scafaria
- Atores: Steve Carell, Keira Knightley, Adam Brody...
- Drama / Romance / Comédia - 14 anos - 101 min. - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 31 de agosto de 2012









Mini-crítica: 
O que você faria se soubesse que o mundo vai acabar? "Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo" é um drama/romance/comédia que fala justamente sobre isso. Nada de efeitos especiais ou eventos apocalípticos, apenas duas pessoas viajando atrás de seus últimos desejos. Ela percebe que depois uma vida incerta e com vários namorados quer é voltar para a família; ele , por outro lado, depois de uma vida segura e simples, quer reencontrar o amor de sua juventude. Vizinhos que nunca se falaram, acabam juntos nessa história sobre companhia. "Procura-se..." é um filme que eu descreveria como "light" ou suave, bem feito e que vale mesmo se você relaxar e aproveitar o que está assistindo.

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Olá, senhoras e senhores! Hoje nós vamos falar sobre o fim do mundo, ou quase isso. A cada dia que passa nós estamos mais próximos desse momento e a cada dia que passa mais um filme com esse tema estreia nos cinemas. Porém, "Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo" não é apenas mais um desses filmes com esse tema, eles decidiram explorar o fim do mundo de um modo diferente.
*Aqui é a Dana falando, mas tem opinião da Igra também.

Se você soubesse que o mundo vai acabar em menos de um mês, o que você faria? Essa frase é até comum, mas eu não lembro de ver um filme que explorasse exatamente isso. Em uma mistura de drama, comédia e romance, "Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo" nos mostra de um jeito leve os últimos dias de Dodge e Penny.

Ele é aquele cara que tem a segurança de um emprego fixo vendendo seguros(!), ela é aquela figura quase anos 60 meio desajeitada com uma longa lista de ex-namorados. Vizinhos, sem nunca se falarem, acabam juntos em busca dos seus últimos desejos. Ele quer encontrar uma namorada do colegial que era "o amor de sua vida". Ela quer retornar para a família.

Não espere por efeitos especiais ou a ação que normalmente são associados ao tema. A diferença desse para um drama/romance comum é que o mundo está acabando, então todo mundo decide fazer as coisas acontecerem e surgem algumas situações inusitadas.


Acho que esse não é muito um filme para se discutir, é mais para aproveitar a história enquanto assiste. Eu realmente gostei e assistiria outra vez numa boa. O estilo dele é diferente dos que eu fiz resenha até aqui, então não dá para colocar lado a lado.

Eu assisti com a Igra e ela tem a mania de me perguntar toda vez que o filme acaba: quantas conversinhas? Eu disse 4 (nunca foi tão fácil dar nota) e ela disse "daria uns 3,5". O argumento dela, que eu concordo, é que o romance entre o casal principal surgiu muito rápido. É claro que desde antes de assistir o filme você já sabe que eles vão ficar juntos. Ninguém procura só um amigo para o fim do mundo, mesmo que no contexto do filme "amigo" faça muito mais sentido do que "namorada". É sobre a companhia, entende? De qualquer forma, é um pouco rápido demais. Isso não me perturbou exatamente, só não é aquele amor QUE VOCÊ AGARRA A CADEIRA E REZA COM TUDO PARA ELES FICAREM JUNTOS! Na minha humilde opinião, o jeito suave de tudo combina com a história.

Eu fico com 4 porque o filme é bem pensado, sabe? Os personagens são diametralmente opostos, ele escolhe A e ela escolhe B. No fim do mundo, ele percebe que precisa do B e ela percebe que precisa do A. Na aventura para conseguirem isso, acabam dando conta de que juntos eles formam esse equilíbrio. E tudo isso você vai descobrindo durante o filme, no meio de uma caracterização "cool", cenários bem feitos, situações de fim do mundo legais e embalado por uma trilha sonora que vale a pena.

E por que não 5? O filme é legal, com certeza, mas não é AQUELE FILME OH MEU DEUS DO CÉU. A conversinha que falta nessa nota é mais porque o filme não chega lá do que por faltar alguma coisa. Além disso, acho que muita gente acostumada ao padrão simples do romance não vai gostar tanto assim, mas Para Sempre está aí para isso.

Além disso tudo, preciso acrescentar que o filme é com a Keira Knightley. Se esse nome não faz diferença nenhuma pra você, ignora.

Classificação:
(4/5 conversinhas)

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

7 comentários

  1. tô louca pra ver. Tds meus amigos que assistiram, recomendaram e disseram a mesma coisa: é um filme diferente.

    Ótima resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, gente!

    Nunca ouvi falar sobre esse filme, mas achei a história super bacana. Sério! Vou assistir assim que possível. Eu até acho que prefiro esse tipo mais light de romance do que aqueles mais melosos. Tipo "Cartas Para Julieta", que é super divertido (SEM CONTAR A MÚSICA DA TAYLOR SWIFT QUE DEIXA TUDO AINDA MAIS LINDO) e é um dos meus favoritos. Assim que eu assistir "Procura-se um amigo para o fim do mundo" digo o que achei (:
    Ah! Deixa eu fazer um comentário sobre The Voice BR aqui... Vocês assistiram ao primeiro episódio? Eu acho que não gostei muito não... Talvez isso seja porque meu amor pelo The Voice US seja muito grande, já que minha irmã assistiu pela primeira vez o BR e amou. Mas sei lá, achei muito menos emocionante. O envolvimento dos mentores (acho que é essa a palavra que eles usaram), dos apresentadores, e principalmente da plateia... tudo. Achei muito inferior. Vamos ver os próximos episódios, né...
    Bom, também queria dizer que já li, segundo o Skoob, 41% de "Apocalipse Z". E EU ESTOU AMANDO!!! Acho que é o livro mais intenso eu já li. Está me fazendo refletir muito, sem contar as cenas de ação e suspense, que são incríveis! Até agora, estou super satisfeito com a leitura.
    Bom, acho que é isso :D E desculpem pelos assuntos meio fora do post... Eu tento não fazer isso, mas é inevitável. É a forma mais fácil de falar com vocês, então...

    Enfim, parabéns pela resenha! Adoro quando tem a opinião de mais de um membro da equipe. <:

    Abraços, gente!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante de "Cartas Para Julieta" também, apesar desses filmes serem diferentes. Procurando um amigo é mais... pro drama. Como sempre, depois vou querer a sua opinião mesmo. E quero a sua de Resident Evil também, quando você ver

      Eu até que gostei, achei que ia ser ruim. Mas as músicas foram legais, foi bem feito. Só não gostei muito daquilo do índio no final, porque eu não gosto desse tipo de manipulação, mas é até importante. Comparando com o US, eu ainda não vi, só consegui assistir alguns episódios do UK. Mas é o que eu falo tipo A Lenda de Aang vs. A Lenda de Korra: um você tem 9389238 episódios a mais, passou por desenvolvimento, você "viveu" junto com aquilo... Daí pra comparar com algo que mal começou fica difícil. Eu só achei que faltou um pouco da briguinha entre eles, mas em alguns momentos (tipo o "você é minha alma gêmea") foram legais. Vamos ver como vai ser daqui pra frente. Aliás, a Rebeca, que fez o post do The Voice aqui no blog, logo que saiu o UK não achou tuuudo isso. Acho que é essa comparação com algo que tá começando mesmo, você fica esperando demais e algo que já conhece, aí se decepciona. E li em algum lugar como "professores", não sei como eles colocaram. Mentores é mais legal HUAHA

      SÉRIO? Eu fico ansiosa pra ver o que você vai achar de tudo. HUAHA Deu até saudade de Apocalipse Z, a ação/descrição do autor é muito boa.
      E pode falar do que quiser e onde quiser, principalmente quando é Apocalipse Z. HUAHAUHA

      Excluir
    2. Hey!

      Então, sobre o The Voice, acho que foi isso mesmo... tipo, eu já tinha em mente uma ideia do programa americano, e no Brasil foi meio diferente. Daí a decepção. Foi até meio estranho isso, porque todos na escola AMARAM o programa, e quando eu falava que eu não tinha gostado muito eles me olhavam com cara de "WHAT!?". Mas enfim.
      Assim que eu terminar "Apocalipse Z" eu falo melhor o que achei! E Resident Evil também, preciso assistir logo. Depois de ler o post de você, descobri que todos os meus amigos já assistiram e gostam bastante. Só eu ainda não vi por ter medo de zumbis... mas disfarça klsdfglkshg

      Até mais o/

      Excluir
  3. Nem tinha me interessado tanto pelo filme, mas sabe, eu queria assistir sim, até porque a sinopse me deixou curioso, mas pelo título, não tinha tantas expectativas. Mas sua resenha me mostrou que eu estava certo... mas me convenceu a assistir! Como eu disse, não tinha tantas expectativas, não vai ser AQUELE FILME, mas deve ser um entretenimento agradável, e sério, eu nunca tinha visto alguma coisa que tratasse do fim do mundo desse pontos... vou correr pra assistir!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de assistir o filme, e sinceramente adorei! Principalmente pela coragem deles de manterem a premissa do "A terra vai ser destruida", achei isso uma atitude muito boa, muitos outros filmes simplesmente dariam meia volta e inventariam alguma explicação salvadora, aonde a terra seria salva e eles viveriam felizes para sempre...

    ResponderExcluir
  5. Um pouco tarde para comentar, mas revi esse filme hoje, e continua muito bom. E hoje após o final, me fez pensar que esse é um dos poucos filmes com um verdadeiro felizes para sempre. Sim, quando eles se compreendem e percebem que tudo que precisam é um do outro. A história termina.

    ResponderExcluir

Posts Populares