a lenda de korra aang

Iniciação: A Lenda de Korra

19.8.12Dana Martins

Nesse post: Sobre o que é, Resenha, Estrutura, Não é continuação de Avatar (wtf) e Onde Encontrar.


As imagens espalhadas pelo tumblr às vezes te dão spoilers desagradáveis, mas às vezes são a melhor forma de você conhecer algo pelo qual passaria direto. Dessa vez eles me chamaram atenção para The Legend of Korra, série animada pela qual eu já estava apaixonada quando descobri que era continuação de "Avatar: The Last Airbender". Foi tipo o clássico atropelamento no meio da corrida da vitória. (só para adiantar: assisti The Legend of Korra antes de Avatar e não morri)
*Se você conhece "Avatar: O Último Mestre do Ar", apague da mente tudo o que você sabe. "The Legend of Korra" é outra coisa, mesmo que seja no mesmo mundo. É tão diferente que nem acho válido comparar.

Vou começar colocando a imagem que me chamou atenção e pedindo para vocês não deixarem o preconceito vencer ("ah, é desenho"/"ah, é de criança"/"ah, é pior que Avatar"/"ah, eu não vi o primeiro"...).

clique para ver maior

Eu conheço Avatar há séculos, sei que virou filme (que eu não assisti) e que muita gente adoooora. Mas até esse momento não passava de um desenho de um menino careca que eu nunca veria. Ao mesmo tempo, Korra parecia tão diferente (da minha imagem de Avatar). Aliás, descobri que eu tenho um fraco imenso por coisas revolucionárias e com cara steampunk. Avatar não era isso, era? Eu tinha que ver The Legend of Korra!


Sei que rola aquilo de dor por começar no "segundo", mas eu decidi que não vou negar os prazeres da vida por causa de coisas como "sequência" (oi?) e corri para Korra. Agora estou aqui, humildemente, dividindo com vocês QUE THE LEGEND OF KORRA É MUITO LEGAL, VAI TODO MUNDO ASSISTIR AGORA!

>>>Sobre o que é?

The Legend of Korra é um desenho americano que é uma boa escolha para quem gosta de livros YA (sério. deviam até fazer um baseado). Nessa história, Korra, uma garota de cabeça quente bem humorada da tribo da água, está sendo treinada para dominar os quatro elementos (fogo, água, terra e ar) e se tornar a responsável pelo equilíbrio do mundo. Faltando um elemento para dominar, seu professor - e "último" mestre do ar - precisa se ausentar para exercer sua função no conselho de Republic City, que corre risco por causa de uma possível revolução de rebeldes. Seguindo um clima steampunk, a primeira temporada de The Legend of Korra conta a história de Korra tentando dominar o ar e salvar a cidade da ameaça dos rebeldes.

Não tem como não lembrar de V de Vingança com essa máscara, né? E foi essa mistura visual de V de Vingança/Jogos Vorazes/superpoderes que me chamou atenção.
Em "The Legend of Korra", as pessoas podem manipular ("dobrar") elementos, ou seja, principalmente a água, o fogo, o ar e a terra. Cada pessoa pode dobrar apenas um elemento e o Avatar é o único capaz de dominar os quatro. O problema é que com o tempo os dobradores estavam abusando de seus poderes contra os não-dobradores e surgiu Amon, esse líder sem rosto, dizendo que vai instaurar a justiça.

A primeira temporada da série (que tem a história bem finalizada) é sobre a Korra saindo do seu treinamento isolado e descobrindo que não conhece nada do mundo ao chegar em Republic City. Diferente da história do outro Avatar ("o último mestre do ar"), não há viagens pelo mundo inteiro com vários cenários. Tudo acontece em meia dúzia de lugares dentro de Republic City. Além disso, enquanto a Korra encara esse choque de realidade/tenta dominar o ar sem resultados, ela acaba se envolvendo com uma dupla de irmãos que lutam em um campeonato de dobradores, Mako e Bolin (que estão na imagem de capa lá em cima, a garota dirigindo não vou falar quem é).

The Legend of Korra tem uma ambientação legal, personagens cativantes, consegue ser engraçado, ter romance e ao mesmo tempo ser emocionante. No mínimo, vai ser divertido assistir. Comigo bastou ver 4 episódios para não conseguir passar um dia sem sentir saudade. Tudo bem que às vezes dá até vontade de gritar tipo Ô SUA IDIOTA NÃO SEJA TÃO IDIOTA, FAZ A DROGA DE UM PLANO DIREITO. Mas considerando que o ar é o elemento mais distante da Korra, faz sentido ela não ter paciência pra pensar e agir mais por impulso.

Se você puxar um lado negativo, é o que eu li pelo google nos meus primeiros dias de pesquisa: "as resoluções aparecem rápido demais". Não é algo idiota, mas não é também aquela trama GENIAL. Vamos lembrar que, no final das contas, ainda é um desenho da Nickelodeon (um dos melhores ultimamente, arrisco a dizer. Adoro Ultimate Spider-Man, mas aquele é só diversão, esse aqui tem história).

Eu poderia ficar aqui falando para sempre (como a ambientação é linda, como cada personagem tem uma história importante/de acordo, como dá para comparar com distopias, mesmo não sendo propriamente uma...), mas como iniciação já deu para entender.


>>>Estrutura

The Legend of Korra é dividida em 4 livros (4 temporadas, ou duas com um intervalo sofrido no meio de cada). O primeiro livro é o "Ar" e está completo com os 12 episódios. O segundo é o "Espiritos" (Spirits) e vai ser lançado em 2013. Os outros dois estão confirmados, mas ainda sem nome. Você não precisa se desesperar porque o final fecha todas as pontas, o "sofrido" que eu disse é porque vai ser realmente ruim ficar com saudade de todos esses personagens e o mundo (descobri que assistindo o primeiro Avatar não mata a saudade do mundo de Korra, mas até que ajuda e é legal sozinho).

POR FAVOR, NÃO JULGUE POR EPISÓDIOS PERDIDOS. Esse não é um desenho pra ser visto por episódios perdidos tipo Phineas and Ferb, vai ser quase como pegar um livro, ler um capítulo aleatório e julgar por isso. O problema dos ocidentais é achar que porque é desenho é tudo a mesma coisa, mas não é (esse pelo menos não). 

>>>The Legend of Korra não é continuação de Avatar: O Último Mestre do Ar! Assista sem preocupação!

Como eu disse, Avatar é essa pessoa responsável por manter o equilíbrio que surge de tempo em tempo. Depois que o Aang (o garotinho careca) morre, já que ninguém é imortal, tem que surgir outro Avatar. É assim que algumas gerações depois vem a Korra (o "professor" dela, Tenzin, é filho do Aang). Dizer que The Legend of Korra é continuação exata de "Avatar: O Último Mestre do ar" é dizer que a história da sua vida é continuação da história de vida do seu avô. Vocês vão esbarrar por algumas semelhanças, tipo pessoas da família, características físicas e o mundo que a geração do seu avô "deixou" pra você, mas só isso.
*Começar por um ou pelo outro, tanto faz. Dá pra entender as referências começando por qualquer um dos dois (se começou pelo Avatar, vai ver referência em Korra; se começou por Korra, vai ver referência no Avatar). 

>>>Onde assistir

Eu assisti do modo tradicional para pessoas com internet e pressa, também foi fácil encontrar legenda. Mas vai lançar no Brasil em breve!

The Legend of Korra (A Lenda de Korra) vai ser lançada na Nickelodeon brasileira no dia 8 de setembro (fonte) com exibição aos sábados 12:h30 e reprises no domingo, às 12h30, e nas segundas, às 16h30. No dia da estreia, será exibido um especial com os dois primeiros episódios (Welcome to Republic City e A Leaf in the Wind).
"Já renovada para mais 52 episódios, garantindo que a série siga até sua quarta temporada, The Legend of Korra marca uma das audiências mais altas para uma série animada nos EUA, atingindo uma média de 3,8 milhões de espectadores por episódio. A segunda temporada tem previsão de estreia para 2013 nos EUA, ainda sem data definida." via

~sinta o clima~

TAGS: , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

12 comentários

  1. Oi gente (:

    Eu tinha acabado de ver uma imagem desse desenho na página do CC no Facebook, e pensei: "nossa, isso parece Avatar". Daí eu atualizo a página principal do blog e tem um post sobre o desenho que eu tinha visto... dfkgfklgh é mesmo o destino.
    É incrível como vocês tem o dom de deixar as pessoas (pelo menos eu) com vontade de ler/assistir algo. Sério, a lista é imensa, melhor nem citar todos aqui.
    Mas enfim, A Lenda de Korra parece BEM interessante. Eu meio que vibrei assistindo ao trailer ali em cima... adoro essa coisa de poderes com elementos da natureza (em Naruto tem isso gente, eu amo), e a personagem principal me cativou de cara. O visual geral também é incrível.
    Vou fazer um grande esforço pra assistir, de verdade. Só não sei se isso vai ser muito em breve, pois agora começam as provas/trabalhos escolares e tenho que começar a 2° temporada de The Voice... (que, by the way, eu comecei a assistir por causa de vocês *-* Como eu disse no meu Top 5, eu viciei na 1° temporada e até gravei um DVD com os episódios pra obrigar minha amiga a assistir). Mas assim que sobrar um tempinho eu assisto e digo o que eu achei, ok? \o/

    Parabéns por mais um post incrível (:
    Abraços ♥

    Abraços :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHA sério, que bom que você ficou com vontade de assistir. Avatar (Korra e o primeiro) é o meu novo amor <3
      E no Avatar mesmo tem referências a Naruto (só vi a mais nada cara, porque eu não conheço Naruto HUAH), acho que você vai gostar
      Eu to perturbando o meu irmão e ele tá no mesmo problema de "mil coisas para fazer". Mas tenta assistir sim :D e vem falar se você é um dobrador de fogo/ar/terra/água HUHAA

      Excluir
  2. Aaaah, eu assisti todas as temporadas de Avatar recentemente, e The Legend of Korra é muuuuuito legal! Não acho que é desenho de criancinha também, vale a pena assistir!

    ResponderExcluir
  3. Eu via direto isso! Achava super engraçadinho e fofo. Esse menino...gente, muito bobinho! E tinha aventura e muita ação nesses desenhos. Adorava!

    ResponderExcluir
  4. Ah, adorei!
    Eu comecei a ver "Avatar" mês passado (estão os três livros-temporadas baixados aqui), mas parei logo no segundo episódio não lembro o porque. Aí como só são 60 episódios, o que equivalem à em média 20 horas, eu devo terminar logo logo.
    Então, quando eu acabar de ver, eu verei esse (que parece muito mais legal, cativante e com uma história com mais ação e tal *---*), gostei muito!! Valeu pela dica!! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que nunca teria começado a ver Avatar, daí eu vi esse da Korra e esses dias fiz uma maratona de Avatar. Vale MUITO A PENA! SÓ FICA MELHOR AINDA! AHUAH Sério, metade do meu cérebro funciona pensando em Avatar.

      Excluir
  5. Caramba! Tava esperando lançar Legend Of Korra desde o ano passado, quando vi um trailer! Achei que chegaria logo na TV por aqui...Não gosto de assistir pela internet xP. Vi a propaganda na Nick semana passada! Tô doido pra que assistir! *-*

    ResponderExcluir
  6. eu AMO Avatar:The Last Airbender (VEJAM TAMBÉM!), então me apaixonar por The Legend of Korra foi muito fácil, apesar de eu ainda tá no começinho, e eu adoro esse visual steampunk que não tinha antes na história sobre o Aang (era um visual mais rural, digamos assim, não sei se é o termo certo)

    ResponderExcluir
  7. tla é amor. somente. eu adoro o quão cuidadosos foram quando criaram esse desenho, da até gosto de ver por causa dos detalhes. aa diferenças nos estilhos de dobra, as diferenças culturais espelhadas no nosso universo (a nação do fogo foi obviamente isnpirada no período edo no japão, o reino da terra na china, etc etc) e toda a historia em si. a historia teve vairos pontos altos e plots delicados como o aang tendo que lidar com o fato de que ele teria que matar alguem, o ciclo de redenção do <3 zuko <3, o desenvolvimento do sokka, etc. e adoro como eles tratam as personagens femininas. a toph é uma coisa rara de se ver. uma personagem feminina que é bruta e nojenta como personagens femininas não costumam ser (mas é comum para personagens masculinos. beh). adoro o fato das personagens terem sempre um plot, independente de serem ou nao o interesse romantico de alguem. elas sempre são mais. isso é raro, e é triste.


    a korra é a heroina que eu esperei a minha vida toda para ver. voce tem todo o team uh-vatar, mas o tempo todo voce sabe que a protagonista É ELA. ela é uma garota da tribo da agua que treinou a vida toda pra ser o avatar, ela é forte e ela tem musculos!!! (animes são mestres na arte de botar uma personagem feminina forte fisicamente mas elas NUNCA tem musculos, porque são vistos como algo masculino. e não é coerente, me deixa absurdamente feliz o fato da korra ter musculos e é triste que isso seja tão raro).

    agora, alem da historia ser muito corrida (isso realmente me incomodou), outra coisa que eu não gostei foi a falta de personagens femininas da idade da korra. ok, tem a asami, mas ela não tem nenhum desenvolvimento na historia. o plot da asami com o pai foi ridiculamente raso e o que eu senti assistindo é que ela era só um interesse romantico pro mako. (alias, odiei o triangulo amoroso) em tla isso não acontecia.

    tambem nao curti makorra no final do livro um. nem sou hater de makorra nem nada( apesar de tambem não ser meu otp (não que eu tenha). aias, ja respondi isso no tumblr http://priisakilljoy.tumblr.com/post/27806322855), o que eu não gostei foi que faltava desenvolvimento. achei muito corrido, que foi na hora errada, etc.

    ResponderExcluir
  8. queria falar tambem que PRE-DOBRA É LEGAL PRA CARAMBA, OK????? é bem diferente do estilo de dobra de tla, mas é igalmente genial. adoro assistir os jogos.

    alias, achei o desenvolvimento da maioria dos personagens bem fraco, principlmente em comparação com tla. quero muito que no proximo livro desenovolvam mais a asami, porque acho que posso gostar muito dela. e o mako e o bolin tambem. E A LIN PORQUE A LIN É FODA PQP O QUE É AQUELA MULHER, ONDE EU ARRUMO UMA, QUERO PRA MIM. quero saber da hisotira da lin com o tenzin <3.

    EEEE quero mais foco no tahno. alias, quero MUITO que ele entre pro team uh-vatar. tahno é amor demais. tenho varioa headcanons com ele. tambem quero conhecer os outros filhos do aang e da katara.


    acho que pra mim nunca funcionaria assistir tlok antes de tla. mesmo. principalmente porque as coisas que eu mais gostei em tlok foram os flashbacks, haha.

    logo no primeiro episodio a filha do tenzin pergunta o que aconteceu com a mae do zuko e eu tive que pausar porque eu comecei a chorar e GENTE QUEM EU TENHO QUE MATAR PRA DESCOBRIR O QUE ACONTECE COM A MAE DO <3 ZUKO <3, QUEM EU TENHO QUE CHUPAR, QUE QUE EU TENHO QUE FAZER, EU PRECISO SABER. E SE EU MORRER AMANHA???????? VOU MORRER SEM SABER O QUE ACONTECEU COM A MAE DO ZUKO!!! ISSO NAO ESTA CERTO!!!! chatiada.

    ai ok. a vida vai correndo normalmente até que BUMI?????? BUMI????? AI GENTE, CHOREI MEUS OLHOS PRA FORA QUANDO DESCOBRI QUE UM DOS FILHOS DO AANG SE CHAMA BUMI!!!!! sério fico emocionada até escrevendo porque UM DOS FILHOS DO AANG SE CHAMA BUMI PORRA!!!!! o quao lindo é isso??

    ai ok, tou assistino e A LIN E FILHA DA TOPH. MORRENDO, CHORANDO COPIOSAMENTE EM POSIÇAO FETAL NO CHAO DO QUARTO PORQUE A LIN É LINDA DEMAIS. E ELA É FILHA DA >>> TOPH <<<< PORRA. IAMGINA A TOPH MAE QUE. COISA. LINDA. véi <3 E A LIN É METALBENDER!!!! GENTE!!!!!!! CHORANDO. minha fanart favorita no mundo é uma da toph adulta com uma lin pequenininha no colo. "and then momma kicked everybody's ass" E ISSO É MUITO LINDO, CARA. MUITO, MAS MUITO LINDO. (achei a fanart http://24.media.tumblr.com/tumblr_m5e0h3wfX81qk5wfdo1_500.jpg, não é a coisa mais linda do universo?) <3

    ai ta, ok, ok, acho que vai ficar tudo bem e O NETO DO ZUKO SE CHAMA IROH?????????????? quantas vezes exatamente esse desenho pretende me fazer chorar????? véi.

    ResponderExcluir
  9. enfim, haha. o ponto é que pra mim a historia não seria nem de perto não emocionante se eu não tivesse assistido tla (que eu ainda prefiro em relação a tlok, mas enfim).

    adorei saber que o zuko e a mai só tiveram uma filha POR CAUSA DESSA FANART::: http://25.media.tumblr.com/tumblr_m35v7mi2IR1rpu0g5o1_500.jpg (alias, zutara é meu otp eterno, mas não desgosto do zuko com a mai porque ELA É MUITO LEGAL)

    e, deixa eu dizer, O FANDOM DE AVATAR É MUITO, MAS MUITO <3 sério gente vejam isso http://25.media.tumblr.com/tumblr_m7e31doQsr1rzskdoo1_400.jpg esse fandom é muito bom, vale a pena assistir avatar só pra poder participar desse fandom (e tem o bonus do desenho ser maravilhoso, mas enfim)

    eu curti o amon, achei um vilão bacana. ahcei a revolução um plot interessante. ALIAS, adorei ver bloodbending de volta em tlok. a manipuladora de fantoches é um dos meus episodios favoritos de tla e chorei horrores no flashback que mostra o sokka adulto <3 a a historia de bloodbender ser proibida, simplesmente porque É COERENTE PRA CARAMBA, OK. considerando que obviamente teve um dedo da katara nisso ai. esse tipo de detalhe é muito, mas muito lindo.

    ce disse que não viu o filme e, olha, não ta perdendo nada. ALEM DE SER ABSURDAMENTE RACISTA, é uma merda como adaptação. basicamente: http://catwithafez.tumblr.com/post/29938276565

    ok, nem vou ler o que eu escrevi porque sei que ficou totamente incoerente, haha. isso sempre acoontece quando eu vou falar de alguma coisa que eu gosto muito, agora tou morrendo de vontade de assisitr tlok de novo (e isso é pessimo, porque sei que quando acabar vou querer assistir tla de novo e loop infinito).

    enfim. deixa eu me calar porque éfeio o comentario ser maior do que o post ._. perdão, é que eu me empolgo Q

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! xD

    Sou supeeer fã de Avatar, tanto A lenda de Aang quanto a Lenda de Korra. E, apesar de ser um desenho da Nick, devo dizer que Avatar tem tudo para ser um anime - visual, história e personagens. Só não é um anime porque não nasceu no japão, ahauhsuahsua.'

    Enfim, A Lenda de Korra é mais intenso que A Lenda de Aang, mas aconteceu mesmo tudo muito rapido! T.T Mas acho que ano que vem tem mais.Haha. E, de boa, quem não assistiu, é bom assistir legendado - pega na net, que tem até HD. Porque as dublações brasileiras acabam com qualquer personagem '-'

    ResponderExcluir

Posts Populares