adaptação cassanda clare

[Indicação] Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare

4.8.12Igraínne

por Igraínne Marques e Dana Martins

Depois de um tempão sem Indicações no blog, finalmente uma nova para animar a galera. Inicialmente, eu ia fazer uma resenha desse livro, mas GENTE, eu (Igra) sou tão fã da série que achei que seria uma ótima oportunidade de transformar isso em Indicação. Afinal de contas, indicações só acontecem com coisas realmente boas, certo? 
*Acho que talvez fique um post menor do que seria a resenha, mas ainda acho que é uma forma melhor de demonstrar todo o amor para vocês XD

E antes que você diga que Cidade dos Ossos tem a tendência de copiar Harry Potter, dê uma chance. Garanto que você vai adorar.

Informações:
Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record

O livro é uma série que, inicialmente, teria apenas três livros. Porém, a coisa foi se alongando e há agora uma segunda trilogia que segue a sequência da primeira, o que fez com que a série tivesse seis livros no total (mas atenção: a história se fecha muito bem nos 3 primeiros, tem gente que nem quer ler os outros). Fora isso, Cassandra Clare ainda criou uma história que antecede a principal, cujo nome é As Peças Infernais e possui (realmente) apenas três volumes. Para completar, a autora ainda disse que haverá um terceiro ciclo de livros com o mesmo universo que se passará em Los Angeles e terá o nome de The Dark Artifices*.
*Não há muitas informações quanto a essa última série, nenhum livro foi lançado ainda.


Sobre o que é?
Clary Fray, nossa protagonista, é uma adolescente de 15 anos que mora sozinha com a mãe em Nova York. Ela vive como qualquer garota normal (sempre) até que ela e seu melhor amigo, Simon, decidem ir a uma boate. Lá, Clary dá de cara com uns garotos estranhos que parecem diretamente envolvidos   (para não dizer culpados) em um assassinato. Quando Clary tenta contar a Simon o que viu, ele não faz ideia do que ela está falando. Clary chega a se sentir perdida no meio da confusão. E não só ela: os tais garotos estranhos também não estão entendendo nada: uma pessoa "normal" conseguiu vê-los. Além disso, para piorar, a mãe de Clary ainda desaparece sem deixar vestígios.

Como Clary logo vai perceber, isso tudo está ligado e ainda há muita coisa sobre o próprio passado que ela não fazia ideia. Clary vai basicamente desvendar a coisa toda junto com os Caçadores de Sombras, uma ordem de descendentes de anjos responsável por caçar criaturas sobrenaturais. Criaturas essas que estão meio que espalhando boatos sobre o retorno de um grande inimigo. Será mesmo boato?

Por que é bom ler?
Cidade dos Ossos é um livro com muita informação, você se sente um pouco perdido de início, mas eu posso garantir que tudo é perfeitamente explicado até o final. Sinceramente, é um desses livros que você pensa: "nossa, como a história é rica, há tanta coisa para ser usada..." E tudo realmente é usado. Eu (Igra) não me considero uma pessoa muito critica na hora de ler livros, mas o que em geral me incomoda é o mau aproveitamento da própria história. Afinal, ela precisa se sustentar, certo? Isso acontece de verdade aqui.


Em Cidade dos Ossos, a autora vai e volta de flash-backs, utiliza de diferentes visões (que é um artifício que os escritores têm usado muito hoje em dia), e ainda faz tudo ser engraçado. Dá pra perceber que ela pensou em cada detalhe previamente e não saiu só escrevendo, sem planejar o que ia acontecer. A grandiosidade daquele universo de Caçadores está lá, foi colocada no papel. Cassandra soube aproveitar todo o potencial que sua história tinha a oferecer.

Os personagens são a melhor parte. Acho que são todos muito carismáticos, você já se sente amiga do pessoal em um segundo. Mesmo a Clary, que muita gente diz ser sem sal, conseguiu alguma dignidade na minha visão. O próprio Jace, que é o favorito da maioria, conquista o leitor de modo  rápido, todo mundo gosta das suas piadinhas arrogantes. Outro que também é hilário é o Magnus, que, confesso, se tornou um dos meus favoritos. Simon, o melhor amigo que não consegue sair da friendzone, também é muito fácil de gostar. Você acaba se afeiçoando a ele como se fosse seu irmão.

Os irmãos Lightwood são algo a parte. Dotados de charme em excesso, você imagina que são os mais fantasiosos do livro, dentre todos os personagens apresentados. Não fantasioso no sentido ruim, muito pelo contrário. Acho que eles cativam de forma diferente. Principalmente a Isabelle, que tem um estilo próprio, em alguns momentos você pensa que ela é alterego de qualquer garota.

Enfim, há muitos personagens - mas você não se perde (isso é sério). As surpresas estão por conta do Luke (melhor amigo da mãe de Clary que, GENTE: é dono de uma livraria), e Valentim (o vilão maníaco do parque). E estou dizendo "surpresas" no sentido leve, porque o livro surpreende você a cada segundo. O final então... Os mais atentos podem perceber o final chegando antes, a Cassandra deixa alguns sinais no desenrolar da história, mas isso não tira a surpresa. Isso sem falar das Marcas (ou Runas, como preferir chamar), que já é assunto pra outro post.

Por fim, por que "Os Instrumentos Mortais"? Como acho que esse é o ponto mais legal da história inteira (e isso abrange todo o universo de Caçadores de Sombras), vou deixar vocês descobrirem.

Curiosidades:

  1. O livro foi muito comparado à Harry Potter porque antes de ser lançado, Cassandra Clare já era conhecida por escrever fics de HP. Suas fics tinham predominância de Draco-Gina, e Jace é loiro e Clary é ruiva. Além disso, Jace tem essa pegada badboy que é inegável.
  2. Outra semelhança é a coisa das estelas, que se parecem de certa forma com as varinhas, mas não dá pra falar muito a respeito sem dar maiores detalhes. 
  3. A aparência do Instituto faz você lembrar de Hogwarts, embora eu particularmente tenha muitos pés atrás em relação a isso...
  4. Há uma versão Graphic Novel do livro, cuja capa você pode ver logo ao lado.



O filme
Você pode saber mais sobre essa adaptação aqui. Maaaas, há muitas notícias boas para quem anda ansioso. Quase todo o elenco já foi divulgado. Lily Collins e Jamie Campbell estão nos papeis principais como Clary e Jace. A data de estreia está prevista para de 23 de agosto 2013 e as filmagens começam ainda esse mês.

O momento fofoca que está rolando é a suposta aproximação entre Jamie e Lily, que dizem as más línguas, estão andando juntos demais. Jamie esteve em outras adaptações grandiosas, como o próprio Harry Potter e Crepúsculo. Foi nas gravações de HP que conheceu Bonnie Wright, a Gina (que irônico, não?), com quem morava junto há um tempo. Recentemente, o casal se separou e nem um mês depois saiu esse boato do Jamie com a Lily. Veja as fotos com seus próprios olhos aqui

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

7 comentários

  1. Hey o/

    Adorei o post *-* Amo receber indicações; O que é mais curioso é que ontem mesmo eu estava pensando em livros novos para a lista de "preciso ler", quando vi num blog aleatório um post sobre uma promoção da trilogia "Os Instrumentos Mortais" no Submarino. Então eu pensei: "Será que esses livros são bons? Tanta gente fala deles... vou procurar mais informações". Eu acabei esquecendo de procurar, mas daí vocês vêm no outro dia e fazem um post com tudo o que eu queria saber, não é legal isso? fkhjdklhjdjh
    Então, eu adorei o que vocês disseram e agora tenho certeza de que valerá a pena ler a trilogia. A história parece bem mais interessante do que eu imaginava, e depois de tantos elogios da Igra não tem como não ler x)

    Enfim, obrigado pela indicação!
    Abraços :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João!!

      Preciso te dizer: Foi O DESTINO! -q Eu sempre digo pra todo mundo que Cidade dos Ossos é o livro *da moda* que todo mundo devia ler. Eu tenho certeza de que você vai gostar. Já começa com o fato de que é uma saga engraçada, e isso é genial!!! Todo mundo adora Jogos Vorazes (eu também), mas o humor não é um ponto forte ali. É legal ler algo mais animado pra descontrair de vez em quando. XDD
      Depois que ler, nos conte o que achou! A gente adora quando os leitores começam a debater sobre um livro específico.

      Beijão,
      Igra M.

      Excluir
  2. Adorei o post de indicação de Cidade dos Ossos (muito embora eu já tenha lido, a proposito por indicação da Igra) se eu já não tivesse lido, com certeza o post me deixaria com vontade de ler. Minha opinião a respeito do livro é assunto pra outro comentario (-q), mas o texto ficou mesmo muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drii! o/

      Cidade dos Ossos não agrada a todos, acho que nenhum livro consegue isso -q. Maaaaas, eu gostei tanto (tanto tanto), que precisava fazer essa indicação hehe. Pode falar no comentário se você gostou ou não do livro, não tem problema, é sempre bom enriquecer posts com a ajuda dos leitores. XDD
      *E o Jace é amor eterno pra sempre (parei).*

      Dá uma chance para os próximos também, tem muita gente que prefere o terceiro, por exemplo. -oi.

      Obrigada pelos elogios, eu e toda a equipe ficamos muito felizes!

      Beijão,
      Igra M.

      Excluir
  3. Estou louca para ler esta série dos Instrumentos Mortais.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Li os 4 primeiros livros da serie e tenho que admitir que é bem leve e divertida, as pessoas gostam de fazer comparações bobas como vai ser "o novo crepusculo" o que tira um pouco o interesse sobre esses livros YA, mas vale muito a pena dar um conferida.

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu to lendo esse livro agora. To achando bem legalsinho, não é lá O Livro mas to gostando. É uma leitura boa. Tenho os dois primeiros só, o terceiro devo malocar de algum amigo haha ;p. E acho tão legal essa outras capas,tipo essa do GN, são bonitas UAUAH xD

    ResponderExcluir

Posts Populares