Bella Heathcote CCFilmes

[Resenha] Sombras da Noite

12.7.12Igraínne

por ConversaCult

- "Sombras da Noite"
- Dark Shadows (2012)
- Direção: Tim Burton
- Roteiro: Seth Grahame-Smith
- Atores: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, Eva Green, Bella Heathcote, Chloë Moretz...
- Comédia /Suspense/ - 14 anos - 113 min. - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 22 de junho de 2012








Mini-crítica: 
Esse é um filme que divide opiniões. Muitas pessoas saem com uma impressão positiva da sala de cinema, muitas saem com uma impressão negativa. Mas todas concordam que o filme poderia ter sido mais. Gostar mesmo do filme depende do quanto você vai apostar (quanto menos, mais fácil) e se você é daquelas pessoas que tende a levar tudo na boa. Uma dica: encare como aquele filme de sessão da tarde que você assiste sem compromisso jogado no sofá com a família. Os nomes estão na ficha acima, mas a partir de agora vamos evitar o máximo citar nomes que possam criar expectativas. 

"Sombras da Noite" é aquele filme muito bom de sessão da tarde, que por causa de suas raízes na série de mesmo nome da década de 70 tem mesmo um clima de filme de aventura com personagens sobrenaturais (fantasmas, vampiros...) da nossa infância. A história se baseia na dor de cotovelo da bruxa Angelique que fica perturbando a família Collins e, principalmente, o Barnabás que é apaixonado por outra. Ela transforma o personagem em vampiro e prende ele embaixo da terra. Depois de séculos, ele se liberta para a revanche. Enquanto o personagem segue seu caminho para levantar os negócios e encarar a bruxa, vai conhecendo os novos integrantes de sua estranha família e precisando se adaptar a outra época.
*Alguém lembra de "Gasparzinho, o Fantasminha Camarada"? Acho que é esse que ele se transforma em garoto para dançar com ela por alguns minutos, eu sentia uma tristeza assistindo. '-' 

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Esse filme foi uma questão de conflito para o pessoal do blog. Para vocês terem uma noção, íamos postar a resenha na semana passada, mas as opiniões conflitantes nos fizeram adiar isso. Metade da equipe adorou o filme (ou seja, só a Igra HUAHA), enquanto a outra metade não gostou tanto assim. Queríamos enriquecer o máximo possível nossa opinião e por isso resolvemos montar essa resenha misturada, para demonstrar como às vezes um filme pode gerar uma discussão tão legal e digna de um post... diferente.

Lá em cima está "por ConversaCult" porque é baseada mesmo na opinião de todos nós. Aqui organizando é a Dana e eu busquei um meio termo entre as reações contraditórias da Ana (+Paulo) e Igra. Primeiro, vou colocar um resumo da visão da Ana Luíza, depois o resumo da Igra e, no final, comento a conclusão que eu cheguei depois de uma semana regada a opiniões contraditórias (ou nem tanto, como vamos ver).

>>>Ana Luíza
"Se você ver um cartaz onde tem: Helena Boham Carter e Johnny Depp no elenco o que você pensa? TIM BURTON!!!!
Foi exatamente nessa animação que eu fiquei quando vi o cartaz de "Sombras da Noite". Quando eu vi o trailer pensei que seria mais um dos filmes loucos/incríveis do Tim Burton. Pois bem, quando fui assistir o filme pela primeira vez eu dormi. Quando acabou a sessão eu pensei: "Das duas uma: Ou o filme é ruim o suficiente para não prender o espectador ou eu estava realmente cansada por acordar muito cedo durante a semana". Decidi assistir de novo, mais descansada e em outro cinema. Saí do filme e constatei que foi o pior filme do Tim Burton que eu já tinha visto."

A Ana Luíza ficou decepcionada com o filme a ponto de dizer que tudo estava errado no filme, mas é claro que no final ela diz que não é bem assim. De qualquer forma, ela acredita que isso não é o suficiente para salvar o roteiro que se perdeu no caminho de transformar uma série com quase 2000 episódios em um filme que não tem nem 2 horas. Para ela, o Tim Burton teve algum problema "inexplicável" na execução do roteiro que parecia até bom. Além disso, as melhores partes e a comédia que deveriam salvar o filme estão muito melhores no trailer.

"Acredito que, desta vez Tim Burton se preocupou mais com a estética do filme do que com o roteiro em si. O filme é bem editado, bem dirigido, as atuações são ótimas, os efeitos especiais fantásticos. Mas, no quesito execução de roteiro, Tim Burton pecou muito."

Nota: 2,5 conversinhas

>>>Igra
"Acontece que, quando eu fui assistir a “Sombras da Noite”, as únicas coisas que eu sabia eram: o filme é do Tim Burton; Johnny Depp e Helena Bonhan Carter estão no elenco. Fora isso, minhas suposição não passavam de... suposições. É claro que eu sabia que seria um filme meio sombrio. Por mais que haja algumas pegadas de humor – e ótimas, por sinal, principalmente porque estamos falando de Tim Burton – não dá pra negar que a maior parte do tempo você fica esperando levar um susto. Principalmente por causa da trilha sonora, que é um dos grandes altos do filme.

Particularmente falando, se eu tivesse lido a sinopse antes de ver o filme, não acharia interessante. Mas assistindo, descobrindo a respeito enquanto tudo ia acontecendo – sem eu saber que aconteceria – me fez achar o filme o máximo."

A Igra adorou a trilha sonora do filme e, como a Ana Luíza, da edição, efeitos especiais, atuações... Até se assustou quando perguntaram se ela tinha conseguido gostar do filme, porque tinha gostado. Foi aí que ela começou a se perguntar: "por que o filme é bom? Quero dizer, tudo pode estar perfeito em questão de montagem, cenografia e etc, mas e a história? Acho que isso é o principal, certo?" 

Bem, a conclusão dela foi que ela gostou de ir descobrindo aos poucos; da forma estranha como o romance principal foi desenvolvido; das dúvidas sobre a índole do Barnabás (aliás, todos nós aceitamos se alguém conseguir explicar o que se passa com ele), que ama uma, agarra outra e ainda se aproxima daquela médica, além de "beirar a estupidez" algumas vezes; da "forma genial" como a vilã foi construída cheia de maldade e ao mesmo tempo cômica, que você passa até gostar dela de um jeito estranho; e dos outros personagens no geral que acabam encantando. Ela gostou de como é uma história estranha, mas que no final acaba se encaixando bem como uma boa história de amor. "E de vários tipos, desde o amor meio *diário de uma paixão*, passando pelo maternal e chegando enfim ao estágio crítico do amor doentio, meio obsessão. Como se fossem escalas. E não sei dizer o que sobressai mais."

Nota: 4 conversinhas

Ou seja...


Como eu falei lá na introdução, acho que a maior questão mesmo do filme é a expectativa. Se você espera que seja um dos melhores filmes do ano (e ele entrou tanto no nosso "Vem por aí" do tumblr quanto no "Mais esperados de 2012"), vai descobrir que não é nada daquilo que você imaginava. Mas se você cai de paraquedas no filme e gosta do estilo, vai conseguir aproveitar bastante.

Pessoalmente, eu gostei e não gostei. Foi um filme até legal de ver e eu agradeceria se estivesse passando em um desses momentos de tédio no sofá, mas ele me perturba. Ele poderia ir além e não foi. É como se você abrisse a porta para uma paisagem incrível e não passasse do tapetinho da frente. Os personagens são ótimos na essência, muitos ali poderiam até protagonizar um filme muito bom, mas a gente só vê a sombra deles.

colocando mais um gif, porque eu posso.
Acho que isso é que leva realmente a muita crítica negativa. E não é apenas como "Branca de Neve e o Caçador" que também poderia ter sido melhor e não foi, nesse caso é porque falta coisa nele. Principalmente na parte de desenvolvimento dos personagens. Se você reparar bem, o romance principal praticamente não existe e é "sustentado" por afirmações. Afirmações no maior estilo "não gosto de pipoca" enquanto a cena mostra a pessoa comendo pipoca na boa. Aí "Sombras da Noite" ainda tenta ser uma coisa, depois outra e depois outra... No final, não é nada exatamente, no máximo na boa vontade puxando para um "é sobre as diversas formas de amor" como a Igra fez. Quer dizer, se você não pensar nada, talvez consiga gostar mais.

De todas as pessoas que eu conheço que assistiram o filme, todas ficaram mais para o lado da Ana Luíza, mas acho que é porque todo mundo já tinha uma ideia formada (Afinal, todos já estavam esperando alguma coisa do filme). Eu até gostei de assistir, o problema foi mesmo a sensação de que falta alguma coisa. Daí vai de você querer a) Aproveitar o filme pelo que ele realmente é (ou seja, uma história meio sintetizada apoiada na comédia com cara de superprodução e atores famosos para passar o tempo); b) Se prender às próprias expectativas e comparações com o histórico do Tim Burton; ou c) Chorar pela história não ser tão bem aproveitada/desenolvida. Eu (Dana) estou caindo para o C, porque é a segunda vez esse ano que encontro uma história até parecida, que não é tão bem aproveitada (a outra foi do livro "Imortal" da Gillian Shields).


Sobre a nota: A nota final vai ser 3, um meio termo entre o delas. "Sombras da Noite" fica como um filme passável. A não ser que você seja fanático por Tim Burton ou na onda do filme agora, vai ser até legal assistir. Isso, é claro, com a eterna sensação de "faltou alguma coisa aí" (porque até a Igra, no comentário na íntegra dela que deu umas 3 páginas, mostrou que o filme tropeçou às vezes).

Classificação:
(3/5 conversinhas)

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Curti a maneira que o post foi feito e concordo plenamente com a conclusão de 'até foi bonzinho, mas poderia ser melhor'.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu não assisti o filme, (e, depois da resenha, nem pretendo assistir - pelo menos não no cinema) mas adorei o modo que a crítica de vocês foi construída. Deu uma amplitude de visão muito maior sobre o filme... sério, foi genial. Façam mais resenhas assim \o/

    Parabéns, gente <:

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. E o Paulo, se mudou de vez para o NUPE?

    ResponderExcluir
  4. o fimlme foi maravilhoso!
    eu ignoro as criticas..

    ResponderExcluir
  5. o fimlme foi maravilhoso!
    eu ignoro as criticas..

    ResponderExcluir

Posts Populares