análise bestsellers

Livros mais vendidos - Público brasileiro vs. americano

3.2.12Dana Martins

*essa imagem do "hey it's like a freak day", aqui, apareceu no Google, espero que não tenha problema.

No último "Livros mais vendidos" que nós fizemos falamos do sucesso de "Jogos Vorazes", do John Green e da trilogia Millennium lá fora, mas dessa vez vai ser um pouco diferente. Enquanto eu postava no tumblr a análise do PublishNews sobre os últimos mais vendidos percebi uma coisa interessante e decidi que valia a pena dividir. 

Eu recebo no email as listas do mais vendidos, então acabo sempre vendo. O que me chamou atenção é que quando o PublishNews falava sobre o impulsionamento das vendas de certos livros por causa de adaptação, Jogos Vorazes logo me veio à cabeça e eu me dei conta de que essa não era exatamente uma realidade no Brasil. Lá fora, nos últimos meses, Jogos Vorazes (Hunger Games) chegou a primeira vez no topo dos mais vendidos, sendo que foi lançado em 2008, e continua em posição elevada*. Pelo USA Today ele tem estado no topo nas últimas semanas, enquanto no New York Times é o primeiro dos livros em "Children's Series". Já no Brasil, ele não chegou a posição tão elevada, mesmo que no momento esteja em 18º entre os de Infanto-Juvenil.
*Jogos Vorazes lá fora não conquistou uma posição alta só agora, mas ainda não tinha chegado a tanto.

É óbvio que tanto lá quanto aqui as vendas estão sendo impulsionadas por antecipação ao filme, mas as estásticas mostram que a maioria do público no Brasil não está tão conectada com as novidades quanto lá fora. A maioria vai "esperar" o filme chegar aos cinemas para finalmente conhecer. O mesmo aconteceu com Crepúsculo, que apesar de haver um grupo de fãs fixos antes mesmo do lançamento do livro em português, não era tão grande assim. Vamos ver em março como vai ser.

Para os curiosos: os 10+ da lista Infanto-Juvenil tem "O Pequeno Príncipe" em primeiro lugar, 6 livros do "Diário de um banana", 2 de Percy Jackson (também teve filme!) e, estranhamente, Rangers. Agora, o que "Jogos Vorazes" está fazendo em Infanto-Juvenil, junto com "Diário de um banana", enquanto "Silêncio" está em ficção, só a Rocco pode explicar.

Mais tarde ainda tem o post temático de sexta! Até lá. :)

TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Muito interessante sua comparação!

    Jogos Vorazes está na minha lista de leitura. Talvez nem vá ver o filme por não ter tido condições de ler o primeiro livro antes...

    Mas enfim, essas classificações são difíceis de entender. Talvez a explicação esteja do lado do marketing (como quase tudo hoje em dia, o mercado editorial não escapa). ;/

    ResponderExcluir
  2. Acho que grande parte nem sabe que alguns filmes são adaptações de livros. Infelizmente, quanto mais mastigadas as coisas são, melhor.

    Eu também não sei como é feita a classificação, mas achei a história juvenil sim. Apesar dos jogos serem violentos, no fundo, não são muito diferentes do que enfrentamos todos os dias.

    Bjo
    PS. Tem selinho para vcs lá no blog.

    ResponderExcluir

Posts Populares