CCdiscussão CCSociedade

Nazismo: Partido Nacional Socialista não era comunista?

22.11.18Jota Albuquerque


O que não falta na internet é essa discussão (ridícula) sobre nazismo ser ou não de extrema-esquerda, e com o objetivo de esclarecer porque os historiadores e pesquisadores afirmam que o Nazismo não era de extrema-esquerda que eu trouxe esse texto para vocês.



O fascismo como conhecemos foi criado na Itália por Mussolini na época que chamamos de Entre Guerras (por situar-se entre Primeira e Segunda Guerra Mundial), sendo um governo totalitário de extrema-direita (porque, de um jeito super básico, era extrema e absurdamente conservador) que nutria um extremo ódio para com o comunismo. Um governo fascista é, em sua base isso, extremamente conservador e anti-comunista, utilizando de artifícios como "controle de grandes mídias", "nepotismo e corrupção desenfreadas", "desdém pelos direitos humanos" e "unificação de uma religião ao governo".

E quando esse sistema foi aderido por Anton Drexler em 1920 (quem criou o Partido), sendo assumido um ano seguinte por Hitler, ele (Hitler) incrementou um detalhe a mais: anti-semitismo. A Alemanha passava por uma crise econômica (e moral) das mais perrenhas decorrentes da Primeira Guerra e do Tratado de Versales. Em 1923, Hitler fora preso por tentar dar um golpe no Estado com seus nazistas de Munique, e durante os meses que passou preso escreveu seu livro Mein Kapft (Minha Luta, em português), onde deixava claro do que se tratava o Nazismo: anticomunismo, antiliberalismo, ultranacionalismo, militarismo, racismo e o ódio aos judeus (antissemitismo).


Ou seja, qualquer pessoa que vá argumentar a favor da ideia de "Nazismo ser de extrema-esquerda" dizendo que "O próprio partido tem o nome de Socialista!" mostra o quão ignorante (no sentido de ignorar a história mesmo) está sendo. Essa ideia inteira está errada porque o Hitler mesmo fala disso (em sua biografia, por exemplo), afirmando que Marx havia roubado a palavra e que seu partido era de direita, lutando por um social (palavra da qual 'socialismo' deriva) do melhor para os alemães.

Vale ressaltar aqui que já tiveram (e estão havendo) governos totalitários de extrema-direita como o Brasil (com a era Vargas e uma prestes a começar aí -- para um bom entendedor, meia palavra basta), Espanha, Portugal, Estados Unidos, etc.


Se você quiser ter mais visão em relação disso, eu recomendo (além de ler e estudar mais sobre o assunto) ver a série (francesa) do YouTube (Premium), Les Emmerdeurs, que é sobre um quarteto de adolescentes que após beberem um conteúdo de uma garrafa de vinho ganham poderes, e assim descobrem que a partir de agora é dever deles acabar com o reinado de terror de Hitler.




TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares