amigos amizade

Amigo que faz pressão psicológica não é um bom amigo

20.7.18Jota Albuquerque


Há não muito tempo, uma amiga minha defendeu outra amiga nossa contra uma amiga dessa segunda (confuso eu sei), ilustrando fica assim: Karen falou pra minha amiga, Florinda, que "quando você passar mal, acorda Isônia (a nossa amiga defendida por Florinda) e pede pra cuidar de você. Vamos ver se Isônia vai fazer algo por você", enquanto jogava na cara de Florinda que ela mesma, Karen, tinha ajudado ela quando estava passando mal.

Se você nunca esteve numa situação semelhante, não necessariamente essa situação, mas alguma de pressão psicológica, você é sortudo, porque o que mais existe por aí é gente que na primeira oportunidade vai tentar te manipular ou fazer pressão psicológica se você não concorda/não age conforme a opinião/vontades dessa gente.

Pressão psicológica costuma ser quando a pessoa usa algo que ela fez por você contra você. Em caso de amizade, não é comum ameaças, mas pode ocorrer. É uma maneira de manipulação. Vamos aos exemplos (também além de amizade) para ilustrar:

  • Quando seu parceiro/amigo diz "Eu ou ele/ela/elx. Você escolhe." é uma maneira de pressão psicológica muito comum em namoro, especialmente namoro x amigos.
  • Quando seu amigo tenta falar que "fez aquilo + aquilo por você, mas você prefere/fica mais tempo com seus outros amigos" também é um tipo de pressão psicológica, porque a pessoa está tentando te deixar culpada pelo fato de que ela não é a única na sua vida e fazer você passar mais tempo com ela, sendo que geralmente não é como se vocês não passassem tempo juntos.
  • Quando a pessoa tenta te deixar culpada por ter ficado com outra pessoa quando vocês haviam terminado o namoro.
  • Quando seu amigo nunca te procura e quando finalmente o faz, vem com aquele papo (idiota) de "nossa, sumiu hein". Pode ser um exemplo meio estranho, mas o ato de culpar o outro por algo que nós fazemos é errado.
  • Quando seu amigo diz que você ficou pior/que não é mais o mesmo só porque discordou dele.

E esses são só um dos exemplos mais comuns. Se você já fez essas coisas alguma vez, se avalie e melhore. Ninguém merece sofrer pressão. E se você já se viu sofrendo isso, caso aconteça novamente, tente enfrentar a pessoa, explicar e pedir para ela parar com aquilo.

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

Posts Populares