bibliotecários biblioteconomia

Como os bibliotecários podem ajudar a Netflix?

19.7.18Ariel Carvalho


Você com certeza passou por isso: queria encontrar alguma coisa na Netflix, jogou o termo na pesquisa, e apareceu um monte de coisa nada a ver. Por mais que você ame o serviço de streaming, tem que admitir que organização não é o forte dele. É por isso que eu (e várias outras pessoas da área) acho que a Netflix precisa mesmo de um bibliotecário.

Nos 4 (ou 5, vamos ser sinceros, é difícil terminar faculdade em 4 anos) anos de faculdade, nós bibliotecários aprendemos muita coisa diferente, desde códigos de catalogação até indexação de termos. O campo de trabalho do bibliotecário é muito amplo, e seria o profissional mais adequado para ajeitar a bagunça da Netflix.

Acontece que, como eu disse, a gente aprende a como facilitar a busca, colocar palavras-chave, fazer com que o usuário encontre, de fato, o que está procurando. Não adianta colocar uma categoria "desenhos animados" e não ter TODOS os desenhos animados inseridos nela. E também falta definir melhor os critérios para criar categorias (outra coisa que estudamos EXAUSTIVAMENTE na graduação). Por exemplo, vai separar filmes e séries? O que caracteriza um filme como "aventura" ou "ação"?

Tudo isso precisa ser analisado. A Netflix tem muitos títulos, mas encontrá-los fica cada vez mais difícil, o que é péssimo pra plataforma, porque reflete na boa experiência de quem está usando a Netflix. Fala sério, não seria muito mais divertido ver Netflix se você conseguisse, de primeira, encontrar o título que você quer ver?


Um exemplo legal é o AO3. O Archive Of Our Own é feito e mantido por fãs que escrevem fanfics, e todo o sistema de tags e pesquisa deles é, atualmente, feito em conjunto com bibliotecários. Facilita DEMAIS a pesquisa, e agora eles até colocaram a opção de excluir tags, então se você não quer DE JEITO NENHUM ver algo específico, tem como selecionar para não ver (no caso da Netflix, seria como você selecionar que não quer, DE JEITO NENHUM, ver coisas com o Kevin Spacey, por exemplo).

Então é isso. Quando a dona Netflix contratar uma equipe de bibliotecários para organizar seu acervo, vai melhorar o uso da plataforma e vai ficar tudo bem arrumado e fácil de encontrar. Já passou da hora, ou daqui a pouco vai virar um buraco negro e não vamos conseguir encontrar nada.


TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Miga, escreva mais sobre isso!! Há alguns [muitos] anos, eu sonhava em ser Bibliotecária, pois amava ler e achava que seria maravilhoso trabalhar em uma Biblioteca. Só depois que eu fui descobrir que a área de atuação do profissional vai muuuito mais além de "apenas organizar livros". EU até quis cursar, mas só tinha da federal aqui e sem condições de passar todos esses anos só estudando. Mas quem sabe um dia, né?

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra ser bibliotecárie?

    ResponderExcluir

Posts Populares