CCConversa CCdiário

''Como você pode ter certeza de que pelo o quê luta é o certo?''

22.6.18Jota Albuquerque


Essa pergunta que está como título foi reproduzida pelo meu professor de Filosofia, após uma briga dele com minha amiga. Ela jogou na cara dele que ele não deixa ninguém falar a própria opinião porque ele começa a falar alto para não te deixar terminar, além de achar que a dele é a Verdade MáximaTM e que por ter a "liberdade de expressão" ele não deveria ser impedido de falar o que pensa em sala de aula.

Eu até tentei relevar, tentei não ficar puto, mas essa pergunta dele me tirou do sério de maneira que poucas coisas me tiram. Afinal, quem ele pensa que é para questionar se o quê lutamos (comunidade LGBTQ, Feminismo, etc) é certo após tudo que ele fala? Qualquer resposta que poderíamos dar ele jamais aceitaria de qualquer modo. Então cá estou com esse texto, expondo meus pensamentos e motivos de porquê tenho certeza que estou do lado certo da "guerra" (parece idiota falando assim, mas se você analisar a sociedade, infelizmente é assim que funciona).

Será que é tão difícil entender?

Eu levei muito tempo até me entender e quando me entendi, ainda sim sobraram várias dúvidas e novas surgiram, assim como novas questões vieram me mostrar que eu tinha muito que desconstruir. Aos poucos foi indo, aos poucos vai indo, um dia eu ainda não terei acertado "A Verdade", mas ao menos eu estarei menos errado do que hoje. E lá eu vou estar menos errado ainda. E por aí vai.

O problema é que nesse meio tempo de luta contra os próprios preconceitos, ainda lidamos indiretamente com os dos outros, o que obviamente não é lá muito agradável (principalmente levando em conta os diferenciados tipos de familiares e amigos). E isso obviamente vai ajudando a moldar você e seu caráter, ao mesmo tempo que você vai aprendendo a duras penas o que significa crer em algo que todos normalmente são contra.

E então, em um dia qualquer, você para para pensar sobre a importância das lutas em que está e porque apoia isso ou porque acha certo, seja influenciado (para pensar) à isso ou não e é simples:

1. Eu tenho empatia e quero que os outros a exerçam também;

2. Eu quero que as pessoas, como eu ou completamente diferentes de mim, sejam respeitadas;

3. Quero ter meus direitos garantidos (assim como de todas as pessoas);

4. Quero normalizar pessoas de minorias políticas;

5. Diminuir o preconceito e seus derivados.

Simples assim, não há mistério, não há farsa, é só isso. E se isso não é lutar pelo o quê é certo, então o que seria?

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares