autoajuda autoestima

O que 'This Is Me' me relembrou

11.4.18Jota Albuquerque


Depois da apresentação no Oscar (belíssima, por sinal), eu finalmente procurei o vídeo da música no Youtube e devo lhes dizer, eu não estava preparado para os tiros que levaria.
Vou trazer alguns versos, traduzidos, para esse texto para vocês terem noção do quão impactante (e importante) é essa música:

Quando as palavras mais afiadas querem me cortar
Vou mandar uma inundação, vou afogá-las
Sou corajoso, estou ferido
Sou quem eu deveria ser
Esse sou eu
Cuidado porque aqui vou eu
Estou marchando no meu próprio ritmo
Não tenho medo, de ser visto
Eu não peço desculpas
Esse sou eu

Se eu chorei? Claro, acho que já tem tempo suficiente pra todo mundo saber que esse é o tipo de discurso que atinge o nosso coração de alívio e coisas boas.

Veja bem, não é qualquer música, This Is Me fala sobre muito mais do que sua melodia nos transmite, e olha que transmite muito, já que ela nos estimula na batida de coração (soando como coragem. Coragem em forma de ritmo...), fala sobre aceitação, sobre não ter medo de ser visto e não pedir desculpas por ser quem é. Se você não sabe, a música é do filme O Grande Showman, falando sobre os chamados "aberrações de circo" - que na minha análise, que sinto que é o que o filme e música quiseram passar, é justamente como essas "aberrações" são só pessoas comuns, vistas como aberrações, que sofrem na nossa sociedade. Um paralelo justamente com nossa realidade.

A minha cena favorita do clipe é justamente o momento que eles estão andando em meio às pessoas na rua, pessoas que carregam tochas, gritam e chamam eles de aberrações (no clipe musical, é especificamente 1:48 de reprodução). Eu me senti naquele grupo, até porque é como eu me sinto em muitas situações, seja com os olhares, as falas cheias de ódio, a sensação que te passam de ser inferior. Ser de uma minoria é enfrentar essas coisas todas os dias (isso porque não estou falando de quando isso passa pras expulsões, mortes, espancamentos, tortura psicológica...).

This Is Me me lembrou de que este sou eu. E eu nunca tenho que pedir desculpas por ser quem sou, nem mesmo ter medo de ser visto, eu sou um guerreiro (assim como todos que estão nessa militância) e mesmo caindo, eu não tenho o luxo de poder ficar no chão. Mas tudo bem, não há nada de que eu não seja digno (assim como todos vocês).


And I know that I deserve your love 'cause there's nothing I'm not worthy of // E eu sei que eu mereço seu amor porque não há nada que eu não seja digno de ter



TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares