CCgames CCIndicação

Desbravando League of Legends

30.4.18Anônimo


Pra falar de games, hoje trouxe um pouco sobre o famoso LOL. Se você não conhece ou nunca entendeu como funciona, esse post é pra você. Clica aí!

O QUE É 


League of legends é um jogo online, gratuito e pra computador. O estilo do game é como se fosse o filho do RPG (Role-playing game) e do RTS (estratégia em tempo real), você pode jogar contra bot (Coop vs IA) ou contra outros jogadores (PvP) em três modos diferentes de jogo. O objetivo é vencer as lutas e destruir o nexus (base) inimigo. Basicamente é: você escolhe um modo de jogo, entra na fila de espera, entra em uma sala com outros jogadores, escolhe seu campeão, começa o jogo e luta com os inimigos a fim de destruir a base adversária. 


MODOS DE JOGO

  • Howling Abyss (Aram) 
Como você pode observar abaixo, é apenas uma linha com um nexus em cada ponta (é essa estrutura que você precisa destruir pra ganhar). Essa modo de jogo enfatiza as lutas, ele te joga aleatoriamente de cara com os campeões inimigos e você só precisa ganhar as lutas, seguir e destruir o nexus adversário. Ele é composto de 5 contra 5 campeões. Último detalhe: aqui você não escolhe os campeões, o LOL aleatoriza podendo vir qualquer campeão.


  • The Twisted Treeline 
No próximo modo de jogo você verá que tem uma estratégia mais determinada de campeões e rotas. Aqui, como você pode ver, são duas lanes (rotas) e o meio, sendo 3 contra 3 campeões. Até onde eu sei, não tem nenhuma tecnica pré-estabelecida, se você souber jogar, qualquer campeão serve. Sendo livre pra na hora pra decidir quem vai onde.


  • Summoner's Rift
O modo mais jogado do lol é esse. São três linhas (lanes) e 5 contra 5 campeões, monstros e muita estratégia. O objetivo ainda continua o mesmo de destruir a base inimiga. Todavia, o consenso do local de cada um aqui já é pré estabelecido, portanto, se você for jogar em summoner's rift não é anormal encontrar as pessoas já dizendo onde vão ficar. Pra entender melhor vamos falar das lanes (rotas):
  
- Top Lane: top
Normalmente a pessoa que vai aqui fica na parte superior do mapa e é aquele campeão que aguenta muita porrada (o tank) e não bate tanto. Provavelmente vai precisar de mais de um adversário pra conseguir matar, geralmente nas TF'S (team fight - luta), ele fica na frente levando dano enquanto os demais atacam. Outro tipo de campeão que funciona aqui é o bruiser (ou off-tank), ele é um pouco mais fraco que o tank, mas em compensação tira mais dano.

- Mid Lane: mid
O midlaner é um dos mais importantes, assim como o ADC. Ele fica na linha central do mapa e tem um dano alto. No mid você encontra o AP Carrier e Assassino. AP (ability power) Carrier é aquele campeão de poder de habilidade, isso significa que ele vai tirar mais dano através de skill/habilidade do que com ataque básico. Eles geralmente são magos, também são um pouco mais vulneráveis. O assassino podem ser tanto AP quando AD (ability damage: dano por ataque básico), possuem alto dano e boa movimentação, com habilidade que facilitam sua aproximação e fuga de team fights. É o cara que surge, te mata e foge. 

- Bot Lane: adc e sup
No canto inferior, fica o bot lane. Ele normalmente tem dois jogadores. O adc (AD Carrier), ele é um dos mais importantes, sua função é tirar o máximo de dano possível do time inimigo. Ele costuma ser o mais vulnerável e atira de longe. O outro é o sup (suporte) que tem a função inicial de ajudar o adc e depois o time. É aquele cara que vai dificultar o time inimigo ou facilitar o seu. 

- Jungle
Jungle é o campeão que vai ajudar a lane que estiver perdendo a ganhar. Ele aparece do nada ajudando o top, mid ou o bot a ganhar a lane. Ele fica entre as lanes se fortalecendo ao matar os monstros que ficam nessas áreas.


  • Modo de Jogo Rotativo

Essa modalidade nem sempre está disponível, ela aparece em épocas distintas do ano e de maneiras diferentes. Por exemplo, um deles acontece no halloween no mapa de Summoner's Rift que é basicamente você aguentar por um determinado tempo ataques de monstros aleatórios. Vai variar ao longo do ano e eles nunca se repetem consecutivamente. 


CAMPEÕES


Atualmente o league of legends conta com 140 campeões, divididos entre assassinos, magos, adc, suporte, jungle e top. Eles costumavam lançar no máximo 1 por ano, mas nos dois últimos anos já foram lançados quase 10 novos campeões. Cada herói possui uma história e também possuem diferentes skins que não são nada além de outras roupinhas.

- Background

Algo que eu acho legal é que cada um dos personagens tem uma história, tem uma região natal e muitas das vezes suas histórias estão entrelaçadas com outros campeões. Vira e mexe a Riot tenta aumentar as histórias deles através de pequenas HQ's disponíveis nas plataformas do lol. Já é conhecida 13 regiões diferentes pelos heróis! E cada campeão está entrelaçado a esses locais. Por exemplo, tem uma ADC, Miss Fortune, que é pirata e a cidade dela se chama Bilgewater. Olha como a cidade é: 

Você não consegue pensar em nada diferente do que piratas!

EXTRAS

  • Níveis
Num passado recente o nível máximo do lol era de 30, atualmente o limite é infinito. Isso significa que quanto mais jogar, mais seu nível sobe. A cada nível alcançado você ganha de recompensa essência azul e campeões (que podem ser revertidos em essência azul). 


  • Essência Azul, Laranjas, Baús e RP
Quando você cria sua conta no league sua conta não tem disponibilizado os 140 heróis e nem as milhares de skins de cada um. Você começa com uma determinada quantidade de essência azul que é basicamente o "dinheiro" do lol. Com essas essências você compra campeões, compra páginas de runas e habilita maestrias. Já as essências laranjas são exclusivas pra compra/habilitar skins. 

Todavia, nem tudo são rosas. Nenhuma das skins tem preço em essência laranja, apenas em RP. Pra você habilitar as skins você precisa comprar com Riot Points (RP), basicamente cada skin custa cerca de R$ 23,50 que são uns 1380 RP. Então pra que servem as essências laranjas? Conforme você avança no jogo você ganha recompensas (não as de nível) que são geralmente baús. Nesses baús podem vir campeões e skins, e outras coisas que jogando você vai se familiarizar. Essas skins que vem no baú são ativadas com as essências laranjas.

  • Runas x Itens 
Algo que eu tive uma dificuldade gigantesca foram com as runas e itens. As runas são páginas de "benefícios" inatos do campeão que você constrói anteriormente a qualquer partida e que na hora de jogar você escolhe qual dessas páginas com habilidades quer ativar. Os itens são "elementos" que você adquire durante a partida para fortalecer. Ambos são essenciais, você não pode ignorar.

A minha dificuldade foi em: o que eu adquiro? Na partida você pode comprar todos os itens possíveis do lol e cada tipo de lane e personagem tem um item ideal. Se você não comprar os itens certos, você não consegue fazer nada. Então vem a dica que salvou minha vida: tem um aplicativo pro celular chamado Builds for lol. Ele tem as builds (itens) e as runas de cada um do campeões. Você só precisa seguir. Então, assim, vai na fé.

  • Glossário 
Outro coisa que tive dificuldade, o vocabulário. Então, fiz aqui um mini-dicionário pra te facilitar:


AFK (away from keyboard) - pessoa que entrou, mas saiu da partida;
AD - dano por ataque básico;
AP - dano por habilidade/skill;
Gankar - quando o jungle aparece na sua lane pra ajudar;
Dive - matar inimigo embaixo da torre adversária; 
Minions - são as tropas que andam pelas linhas que te dão gold pra comprar item quando mata;
WP - well played (bom jogo);
Poke/pokear - batar no inimigo de forma segura;
Farmar - matar minions pr adquirir gold(ideal é 100 a cada 10 minutos);
Noob - tá falando que você ou alguém não sabe de nada/joga mal;
Kite/Kitar - "bate-anda", bate e anda, literalmente; 
Feed/Fedado - alguém que matou muitos inimigos e tá muito forte;
OP - over power, campeão muito forte;
MIA - quando alguém está fora da própria lane;
Build - por partida você pode comprar 6 itens, os 6 itens são chamados de build.

Claro que isso não é tudo, o hábito vai te ensinar muitas coisas. Quando eu comecei a jogar eu era puro horror, hoje já sei jogar razoavelmente bem com uns 5 campeões. Lembre-se que você tem a internet, a mamãe google te responde qualquer pergunta e dúvida.

Qualquer dúvida, pode comentar que farei o melhor possível pra te responder!

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares