CCdiscussão CCFilmes

Qual é o problema com Crepúsculo?

29.3.18Isabelle Fernandes


Quem me conhece sabe que eu sou reconhecidamente desmemoriada, mas disso eu me lembro como se fosse ontem: fim de tarde, eu estava no computador lendo Crepúsculo em ARQUIVO WORD, com Still Loving You do Scorpions tocando de fundo durante cenas derradeiras do livro. Quando eu invoco essa memória eu sou capaz de ouvir a música, de enxergar perfeitamente a iluminação do meu quarto e de sentir toda a empolgação e os FEELINGS que esse livro me trouxe. Então, posso dizer tranquilamente que a saga Twilight me marcou de forma absurda por anos da minha vida.

Mas enquanto eu tava vivendo esse momento de paixão, aparentemente o mundo decidiu que Crepúsculo é um lixo. Agora eu te lanço a pergunta::: e por quê??


Era só falar do livro (ou do filme, mais tarde) pra começar a lenga lenga de "AH, ESSE NEGÓCIO RUIM", "CREPÚSCULO É HORRÍVEL" e entre outras coisas que tornavam o ato de simplesmente declarar que gostava de Crepúsculo algo digno de HUMILHAÇÃO PÚBLICA. E em pleno ensino médio, época em que a galera pega no pé mesmo, era um saco. Eu ficava total e absolutamente PUTA, porque fala sério!!! Romance!!! Mocinha comum!!! VAMPIROS!!!! MISTÉRIO!!! SUPER PODERES!!!! COMO ACHAR RUIM???

AAAAAAAAAA ESSA CENA!!!!
A despeito disso, a história teve um boom daqueles, virou uma verdadeira febre entre um determinado grupo que sempre, mas SEMPRE é ridicularizado::: garotas.

Mais precisamente, garotas adolescentes.

Incrível como qualquer coisa que conquiste o coração das adolescentes automaticamente se torna algo a se desprezar. Se meninas adolescentes gostam, então deve ser fútil! Deve ser ruim! E o triste é que muitas garotas, querendo se distanciar dessa narrativa, acabaram comprando esse peixe e passaram a declarar ÓDIO e GUERRA à Crepúsculo, apontando todos os defeitos, todos os erros da história como provas do quanto era ruim, e ainda fazendo pouco caso de quem gosta.

Hoje em dia eu consigo ver  esses defeitos, é claro que eles existem. Só que tanta gente já falou, já bateu nessa tecla, já apontou mil vezes com tanta satisfação, que eu faço questão de falar sobre o quanto ele é BOM SIM. Todos os livros são BEM ESCRITOS SIM, mil vezes mais envolvente que muitos classudos por aí. Os filmes não dá pra defender tanto porque tem uma coisas que só jesus HAHAHAHAH MAS TÁ PROIBIDO FALAR MAL DA TRILHA SONORA. Voltando aos livros, a Bella é uma personagem fácil de se identificar. Ela não é popular, não é considerada bonita, não tem lá muitos amigos, é tímida, introvertida e preocupada com interações sociais. Pessoal zoa falando que ela é sem sal, mas isso foi uma ótima sacada porque assim qualquer uma consegue se identificar com pelo menos um desses aspectos HAHAAHA. Aí um belo dia um VAMPIRÃO LINDO cruza o caminho dela. E ele se apaixonou POR ELA!! A SEM SAL!!! A ZERO A ESQUERDA!!! Gente, maravilhoso HAHAHAHAH. 

POETIC CINEMA
Só de lembrar dessas coisas, de eu e a Carol indo ver o filme na estreia numa sessão lotada, cheia de GRITOS e muito escândalo eu fico toda aquecida por dentro porque puta merda, que época gostosa. Horas passadas no finado Foforks pra saber de todas as notícias, downloads ilegais primeiro, compras de todos os livros depois, ver TODOS OS FILMES NA ESTREIA (como a icônica de Lua Nova que vimos sentadas no corredor). E enquanto isso, o mundo inteiro gritava "QUE LIXOOOOOOOOO".

Eu felizmente não dei ouvidos e consegui curtir o buzz. Agora quantas garotas por aí reprimiram o SEU AMOR pra não serem ridicularizadas pelos fiscais de "cultura" alheia de plantão??? O problema nunca foi se Crepúsculo era bom ou não, mas sim o fato de que ele é protagonizado por uma garota, escrito por uma mulher e a maior parte das fãs eram garotas.

Não me lembro de ter rolado essa comoção toda quando o Percy Jackson de Rick Riordan estourou, ou mesmo Harry Potter (aí nesse caso teve o fator BRUXARIA e os adultos paranóicos, mas não vem ao caso). NINGUÉM faz discurso quando vê um cara igual criança com qualquer coisa sobre Senhor dos Anéis, ou quando ele tem uma coleção de action figures de Star Wars. No máximo um "ahhh, homens não crescem mesmo, rs". Não tem problema nenhum. Agora vai uma garota ser fangirl??? Fazer fila meses antes de um show e dormir na rua? Pronto, fim do mundo.

Enfim. Essa é a última quinta do nosso mês especial Girl The Hell Up e eu queria deixar essa reflexão aqui pra você. Quero convidar vocês, garotas e mulheres (sejam cis ou trans, importante frisar), a resgatarem a fangirl que tá enterrada aí, dentro de vocês. Foi fã de Crepúsculo? Ainda gosta de ler de vez em quando e sempre para pra assistir aos filmes quando tá passando (como eu, risos)? POIS NÃO TENHA VERGONHA DE ADMITIR. A HORA É AGORA!!!!

DESMEMBREM OS CHATOS DE PLANTÃO
Mentira, só ignorem HAHAHAH





TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

7 comentários

  1. Não gosto tanto da trama principal, mas admito que adoro ler as fanfics dos Cullen agindo como família

    ResponderExcluir
  2. Bom, como ela, com seus 15-16 anos se interessa por um vampiro de uns 110 anos que brilha no escuro, mora na floresta e voa como uma fada... é um mistério. O que o cidadão dessa idade faz numa high school? É retardado? Mais de 100 anos em aulinha de ciências? Ela é idiota que não percebe isso? Enfim, texto de fã idiota.

    ResponderExcluir
  3. Crepusculo é ruim sim! Mas nao pq é coisa de garota kkk é ruim por ser ruim, e os filmes pioraram tudo. Percy Jackson foi escrito por um homem, sim, mas tem muitas fãs, por que sao bons pra um kraleo, os filmes são podres e qualquer amante dos livros concorda comigo. Rum.

    ResponderExcluir
  4. entendi seu ponto e nunca critiquei os livros porque não conheço, mas posso falar com propriedade que li todos os livros de Rick Riordan e acho os filmes uma merda (espero que a Disney conserte isso), então como fã dos livros de Percy Jackson e odiados dos Filmes kkkk, acho qie posso odiar os Filmes de crepúsculos sem julgar os livros (ate ler antes) ... Ja HP e Senhor dos aneis, são obras inquestionaveis (e nem sou fã de HP) então foram péssimos exemplos. e Star Wars é uma obra de arte, mas os fãs não o chorume de internet então realmente eles que estragam a obra (e a disney veio jogando terra na cova). gostei do seu texto, mas no fim só falou do livro e passou pano pros filmes que são realmente ruim. nota 4 (com todo respeito)

    ResponderExcluir
  5. O que realmente estraga crepúsculo é a dúvida da Bella em relação aos dois interesses dela, ela faz de gato e sapato com os dois personagens, se fosse ao contrário por exemplo, a Bella seria um tremendo "Toxico", essa dúvida dela me irrita, sem contar em como eles estragaram o que os vampiros representavam, não gostei da forma como os vampiros funcionavam da mitologia desse filme, sem contar os diálogos vergonhosos... Não diria que é o pior filme do mundo, mas tem inúmeros, inúmeros defeitos, mas é aquilo é a adaptação de um livro para garotas adolecentes, não levam em conta os sentimentos de praticamente ninguém além da personagem principal.

    ResponderExcluir

Posts Populares