CCdiário CCdiscussão

Gordofobia em Harry Potter

16.1.18Jota Albuquerque


Se teve algo além do que eu disse nesse texto que eu me lembro da época que li Harry Potter, é como eu me lembro de não rolar identificação minha com nenhuma personagem, além da Hermione e Luna. E como houveram outras coisas relacionadas à minha identificação que eu pretendo falar aqui, então esse texto provavelmente vai trazer novos pontos para a discussão que rola em todo lugar acerca de J.K Rowling.

Eu lembro que já nos últimos livros, por um momento eu questionei comigo mesmo "por que os personagens descritos como 'parrudos' e tantos outros meios de dizer gordo sem dizer a palavra 'gordo' não tem uma representatividade boa?" mas não dei atenção, até um comentário de alguém recentemente me fazer buscar mais sobre isso.

E então me vem em mente os Dursley e como que poderia ter sido bem representado e sem ser descrito de maneira repugnante como é feito, como foi feito no caso deles. O que sempre gerou facilidade para os outros xingarem e brincarem sobre o fato de algo ou alguém ser gordo, e daí vinham com aquilo de "ah, sua mãe é tão gorda mas tão gorda que ela seria uma Dursley" e olha, isso era doido.

Repugnante como? vocês devem se perguntar. Repugnante no sentido de tratar eles com descaso, a maldade do Harry ao detalhar sobre Duda e os outros, um exemplo é do Harry ao comer múltiplas salsichas e ovos, mas quando o Duda tem no prato muita coisa, já começa falando merda (um vídeo abaixo explica melhor esse detalhe, cujo o mesmo me fez lembrar e ajudou muito na construção desse texto).

E outros personagens que me lembro são os amigos do Malfoy, gordos também, mas com algo de semelhante ao Duda, colocavam a comida em primeiro lugar. O diferencial é que esses dois eram associados às trevas (o que não muda muito da situação do Duda, já que ele sempre foi um "bully") e burrice, além da cena que usam de isca pra eles bolinhos, prevendo que eles pulariam nos bolinhos, o que acontece. Mais uma vez o gordo sendo retratado como se comida fosse o ponto mais feliz de sua vida.


Os únicos personagens descritos com algum derivado de "gordo" pra não usar esse adjetivo diretamente e que não são maus, é a mãe do Ron e o Neville. Mas também, são os únicos. Podemos então concluir que há gordos jovens, mas três dos descritos são ruins e somente um é bom, mas alívio cômico e ainda sim é tratado como "bobo" e incompetente em boa parte dos livros, e não há mulheres jovens que são gordas. Então temos duas mulheres gordas adultas, uma é malvada (Umbridge) e a outra é boa (Molly), além da Mulher Gorda do quadro que também serve de alívio cômico.

Ou seja: como - raios - alguém sendo gordo poderia se identificar com algum personagem gordo ali, sendo que mais da metade foi ridicularizada?

Agora sobre os filmes: se alguém pensou em responder o texto dizendo que nos filmes haviam pessoas de backgroung gordas, eu somente tenho pra te dizer que isso não é justificativa para o que foi feito durante todos os livros - e filmes também, óbvio. No filme, antes que alguém fale do Neville, quando ele começou a ter mais "importância" para os outros, ele foi emagrecendo, então não há defesa aqui. E mais, sobre o mais recente filme, no caso, "Animais Fantásticos e Onde Habitam", sim, tem um gordo que eu me identifico, mas adivinha? Ele é alívio cômico. Por que, na real, qual a necessidade de fazer o cara ficar preso na porra da maleta? Não só não faz sentido por ela ser infinitamente expandida, como foi totalmente desnecessário.

Eu fico triste é por ver que gordo ainda é visto como comédia, algo engraçado e até mesmo repugnante. Se não é malvado, vai ser bom sendo visto como "mãe" (Molly) ou bobo e incompetente como o Neville.


TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Nao acredito que tem gente que se incomoda com os personagens serem gordos ou nao.. pelo amor... quanta frescura essa geração de hoje. Na minha epoca dava pra zuar todo mundo de tudo quanto é jeito. Hj em dia o povo é um bando de chorao que se ofende com tudo.. da pra ser feliz assim?

    ResponderExcluir
  2. Olhe, vou ser completamente sincero. Primeiramente, sou magro. Em geral, acho meio bobagem quando vem com papo sobre gordofobia, mas Harry Potter é um caso à parte. A forma como os gordinhos são descritos nos livros é horrível, principalmente o Duda. Tudo bem que ele é ruim no começo e a gente até gosta quando ele é mal falado, mas a forma como é descrito o corpo dele é feia.Eu fico imaginando um gordinho lendo aquilo, como deve se sentir? A autora parece ser bem sensível quando a preconceito racial, bullying e outras coisas, mas quanto aos gordinhos ela parece que não gosta nada.É uma pena, pois sou apaixonado pelos livros e gostaria que minha autora preferida fosse uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir

Posts Populares