CCSociedade João Paulo Albuquerque

Queerbaiting foi a coisa mais desrespeitosa que Jeff Davis já fez

4.11.17Jota Albuquerque


Por que eu estou afirmando isso? Pra começo de conversa a gente vai ter que voltar um pouquinho nas temporadas anteriores de Teen Wolf e depois analisar a última temporada num todo. (Se eu ainda vou fazer uma resenha ou crítica da 6? Sim, mas eu precisei escrever isso primeiro.)
Eu realmente tentei não reparar nos problemas, realmente tentei não ficar chateado ou puto com algumas coisas, mas não é que não deu certo?! DOKSODKSDKO ~rindo de nervoso~

Primeiro, se você é novo aqui e não tem a menor ideia do que é Queerbaiting: Traduzindo no literal é isca de LGBT+, é aquele casal desenvolvido para não ser um casal, ou que nunca oficializam e tentam negar, ou que tentam encaixar esses personagens em romances héteros... Eu poderia dar mais mil exemplos, mas esses são mais comuns e são os que aconteceram em Teen Wolf.

*Recomendo que - se não gosta de spoiler - não abaixe mais. Se já viu ou não se importa com spoiler, ABAIXA QUE É HOJE*

Alguns dos casais que foram/são queerbaiting ^.^

Vou focar em Sterek, afinal, foi o meu - e de várias (milhares) pessoas - motivo de começar Teen Wolf.

Se você se lembra do início da série (e do seu decorrer) se lembra que o que não faltava entre os personagens era química, e não adianta negar, por favor. Algumas cenas pra gente lembrar:




Ainda não consegue ver? Beleza, não to aqui pra fazer ninguém engolir o que não quer.

(Vale lembrar que o Stiles começa a questionar - ainda mais, já que no início da série ele não falava nada sobre - a sexualidade quando se torna mais próximo do Derek, eu tô revendo a série e percebi isso, quando me toquei saí berrando com os amigos no whats)

Agora vou parar pra pensar em Stydia (Stiles e Lydia) da terceira temporada pra frente, porque nas anteriores é o Stiles sendo stalker da Lydia. E todos sabemos que ela nunca teve interesse nele, ela amou mesmo o Jackson. Teve aquele beijo durante o ataque de pânico do Stiles, e umas interações fofas entre eles, beleza. Mas daí nada mais rola e só fica na amizade. Então tem Stalia (Stiles e Malia) e foi fofo, eu até cheguei a quase shippar, principalmente porque ele esteve ali quando ela precisou e vice-e-versa (apesar de que como começou entre eles foi um furo de escrita que nem sei), ele se tornou a âncora dela.

Na quarta temporada o Derek vai embora, e se tu não percebeu, todo mundo olha pro Stiles. Depois vem a quinta temporada e tem uma das melhores cenas pra quem é Sterek Shipper:


E então chegamos na sexta temporada, e agora sim vamos intensificar o papo.

Vamos começar por todo esse negócio de Stiles ser esquecido. Tudo bem, Lydia foi a única que se lembrou, então vieram com aquilo de que era porque eles se amavam... mas se seguirmos por esse lado, vamos apagar que a conexão do Stiles com o Scott é maior, ou que Stiles e o pai dele tem uma conexão maior, sim, conexões maiores que a conexão entre o Stiles e Lydia. Não nego que a amizade deles fosse forte, até porque é uma das amizades que eu mais gosto nessa série, mas virem com essa justificativa de amor, meio que perde o sentido, porque só teria um meio de ela ser a única que se lembrava: ela é uma banshe! E todo mundo pareceu se esquecer disso.

Depois ele é resgatado e eeeee deu tudo certo. Eles terminam juntos e escolhem por ter relacionamentos a distância, dado que ela ainda não vai sair de BH, e ele vai pra faculdade.

Daí se inicia a segunda parte dessa última temporada e mais uma vez há a conexão entre Stiles e Derek, sim, pelo FBI. Então o garoto procura Derek pra ajudar ele a ficar longe da mira do FBI, que o julga como assassino de massa.

E quando ambos retornam juntos no final, quase não há romance ou qualquer coisa que possa ser tida como amor entre Lydia e Stiles. A cena de reencontro da Lydia com o Jackson foi mais amorosa que a de Lydia e Stiles, nem um abraço rolou depois dos tiroteios! De cenas que os Stydia shippers iriam ressaltar como românticas é a em que eles dão a mão, e Lydia lembra do beijo da terceira temporada, e fala pra Malia beijar o Scott.

Porém, no final, em que todos estão andando juntos (o que por sinal, indica que teremos um spin-off que continue com esse universo de TW), Stiles e Lydia nem dão as mãos.

ah! mas eles estavam no mesmo carro.

Isso se chama carona. Se Jeff queria tanto que Stydia se tornasse real, ao menos fizesse a finalização direito, e não sem olhares, ou coisa do tipo, fizesse um pouco mais de romance, um pouco mais de conexão, ou algo assim... aí sim eu não estaria reclamando do desenvolvimento horrível de Stydia nessa última temporada.

Devem achar que eu odeio Stydia, e esse não é o caso. Se eu pudesse escolher entre Stydia e Sterek eu iria obviamente escolher Sterek, mas essa visão de que Stydia foi mal desenvolvido na sexta temporada não sou só eu ou Sterek Shippers no geral que acham, muitos dos Stydia compartilham dessa opinião.

Acho que acabou ficando meio que assim: Stiles queria isso por tanto tempo que quando aconteceu, deu pra perceber que fica meio estranho. É como quando são dois amigos que se pegaram, mas é só isso. Eu acredito que eles se amam, mas como amigos.

Vocês devem estar se perguntando o que toda essa justificativa de desenvolvimento ruim + reclamação tem a ver com o queerbaiting, né?

Então vamos começar a segunda parte desse texto.

Mais desesperado que Derek nesse momento? Nem Scott ^~^ // to aqui pra enaltecer meu ship, sim senhores!

Queerbaiting já é uma atitude desrespeitosa, mas levando em conta que Jeff Davis não é hétero, isso me espanta ainda mais. Meu, desde o começo da série vem rolando essa química (e desenvolvimento) entre Stiles e Derek, isso levou muita gente pra ver a série, por sinal, não é surpresa que quando Derek foi embora, a série teve baixa de audiência.

A sexta temporada já começou com Jeff dando um jeito de reconectar os dois. Eu fiquei feliz, mas ao mesmo tempo eu me perguntei "qual a necessidade disso?", afinal, se Stiles e Lydia estavam juntos, e Stiles tava na faculdade, ele podia dar um jeito de notificar geral de BH pra dar um jeito de salvar o Derek, mas não, ninguém soube e ele fez questão de salvar o maior (btw not news to me <3). E então chega no episódio final (vi na hora que tava passando e depois de novo, sofrimento em dobro? comigo mesmo) e eles contam como se encontram (por sinal, parecem um casal de idosos, CUTE AF), e eu tava lendo um post de um tumblr que fala sobre como o Stiles se enxerga protetor (ou gostaria de ser) do Derek, e isso fica completamente visível com essas cenas. Mas antes disso, Derek diz que não acreditava que Stiles não conseguira convencer o pessoal do FBI que conseguia lidar com a situação, o que mostra claramente que Derek confia e sabe que Stiles é capaz de tudo. Claro que teve algumas trocas de olhares. Fofo? Olha ali no canto, sou eu deitado me abraçando meio choroso com essa fofura.

Meu ponto é: ter alguns casais LGBT+ (inclusive, só consigo me lembrar de 3) não justifica queerbaiting, inclusive, nada legal. Eu fui uma das parcelas de milhares de pessoas putas (+ sofrendo) com o Jeff por causa do Queerbaiting de Sterek. Tipo, não por Stydia ser endgame, ou qualquer coisa assim, mas eu fiquei puto porque é queerbaiting, por ele ter oficializado isso.

As pessoas não percebem o quão destrutivo o queerbaiting pode ser. Não ter a devida representatividade e ainda brincar com isso é algo bem babaca. "ah, mas eles se veem somente como amigos", adoro essa justificativa de quem não shippa, mas se alguém diz isso do ship hétero querido dela, meu deus sai de perto senão alguém apanha. Eu teria um livro se listasse todos os motivos pelos quais não, eles não se veem somente como amigos. Vale lembrar, inclusive, que Holland Roden, Tyler Hoechlin e Dylan O'Brien shippam, inclusive Holand disse isso numa live no fim da 6A e noutra no dia do fim da 6B, enquanto os meninos em convenções de fãs (só pra lembrar, msm).

Mas é isso, amigues, até breve!

Ship enaltecido com sucesso *-* <3

TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

11 comentários

  1. Vale lembrar que o queerbating Malira foi bem cuzão também, levando em consideração que no caso de Sterek, pelo menos existem personagens gays / homens bissexuais na série. Lésbica? Nunca nem vi

    ResponderExcluir
  2. Ai velho queria muito que Sterek fosse real porque eu comecei a ver a série mais por causa disso (Ou seja rolasse beijo mermo) aiai sofro com meus shipps

    Obs: Eu sei que a série ja acabou ta gente so estou comentando mesmo

    ResponderExcluir
  3. Eu também meio que comecei assistir por conta dos dois, aiiii pronto me apaixonei por: Sterek (Meu OTP supremo), Malia e Kira (FAZER O QUE???? ELAS TEM QUIMICA),Theo e Liam (Amo de paixão), Scott e Isac (Shipp Cute, adorooooo), Scott e Liam (Culpa de uma fanfic MA-RA-VI-LHO-SA chamada "Oficial buenote" disponível no Whattpad em espanhol, que por sinal pra entender deve-se ler "Stiles Stilinski: Secuestrador" de TommyZombie.... SUPER RECOMENDO. Me encantou e eu me apaixonei completamente por esses dois).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que eu ganhei uma fic sterek gracas ao seu comentário vou retribuir o favor.

      Pesquisa ao3. E clica no primeiro link, lá o seu Google vai traduzir tudo que tem lá e vc pode pesquisar por sterek eu pesquisei e tem mais de 18.000 fanfic's com esse tema, tem vários outros TMB ,mesmo personagens que n são populares tem fanfic la

      Excluir
  4. Olá olha eu não nada contra os LGBT+, Mas eu gosto de Stalia, Styda, Mitydia, bom eu escrevo fanfic kkk
    me desculpa mais não gosto Sterek isso é a minha opinião e nem vou entrar na questão de religião porque cada um tem a sua.

    ResponderExcluir
  5. Eu também achei muito injusto não terem feito sterek acontecer,eles tinham muita química.
    Também nunca vou superar o Theo e o liam também não terem ficado juntos, até hoje shipo.

    ResponderExcluir
  6. Minha mente até expandiu depois dessa postagem perfeita e eu super concordo. Assisti a série e lá no comecinho shippava Stydia, mas dps daquela fala do Matthew na segunda temporada passei a shippar muito Sterek, mas até hoje sou extremamente julgada por isso, e a maioria do fandom usa "pedofilia" pra impor que vc n deve shippar.

    ResponderExcluir

Posts Populares