CCConversa João Paulo Albuquerque

Problematizar não é a mesma coisa que 'reclamar de tudo'.

1.9.17Jota Albuquerque


Me meti numa briga com um amigo - daquela brigas que mesmo a pessoa saindo, continua - e ele falou: "Vocês problematizam às vezes sem necessidade...", se referindo à mim e uma amiga. Veja bem, eu expliquei pra ele e isso me gerou um post, o que é o que vim fazer aqui.

Questionar alguém pode ou não ser uma problematização. Uma opinião pode ou não ser uma problematização. Porém, problematização não é tudo.

Se você, num comentário de um amigo pergunta pra ele o por quê de ele não poder estar naquela marcação, sendo que você não marcou só quem não é hétero, isso não é problematizar. Falar que ele está errado sobre tal coisa não é (necessariamente) problematizar. Muito menos quando você diz uma opinião contrária.


Problematização é quando você vê algo errado e questiona especificamente, foca no exemplo: *tem uma foto de atores indicados ao Oscar, não tem quase nenhum negro, só um.* - Por que só tem brancos?

É você abrir um leque para conversação sobre o assunto. É explanar sobre aquilo. Explicar e fazer pensar sobre aquilo. Problematizar não é qualquer coisa, senão um ato político e de resistência. Se eu falar para você que LGBTQs não tem muita representatividade digna, é uma opinião e um fato, não necessariamente problematizar. Seria problematizar se eu visse alguém dizendo que já ta cheio de personagem gay - porque sempre esquecem que não existe só gay -, e eu apontasse que não, não está cheio de personagem (principalmente bem construído). Problematizar é ver que tem um problema e problematizar sobre. ;)

Então se você acha que ultimamente as pessoas estão 'reclamando de tudo', para um pouco e pensa, conversa com alguém que esteja "reclamando" e você irá entender que na verdade eles estão problematizando e tem motivo pra isso. Não é uma coisa negativa. (Inclusive achei um texto muito bom sobre.)

TAGS: , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

Posts Populares