bloqueio criativo bloqueio de escrita

Clube de Escrita: O bloqueio do Preciso Escrever Isso

18.6.17Dana Martins


Volta e meia escrevendo a gente tem bloqueio. Apesar de eu achar que não dá pra fazer os bloqueios desaparecerem, acho que dá pra aprender a reconhecer e lidar. O meu mais recente: pensar que eu preciso escrever algo.

Por exemplo, eu tava escrevendo uma cena e eu queria que terminasse com as personagens sentadas, mas aí diálogo vai diálogo vem e: nada. Eu não conseguia encontrar o gancho pra fazer elas mudarem de posição, não fazia nem sentido mudar de posição. O resultado é que eu comecei a procrastinar mais no meio da escrita. "Só 5 segundinhos pra olhar o twitter..." que viraram horas até eu aceitar que, ok, já tá bom por hoje. (eu tinha batido a meta do dia então me dei a liberdade)

Mas o ponto é que depois de parar de escrever, pensando sobre como lidar com a situação, eu me distraía pensando no que acontecia na próxima cena. Quando via já tava mentalmente escrevendo uma parte e... peraí, por que eu não fiz isso alguns segundos atrás quando estava de fato escrevendo?

Como é que eu tô com bloqueio se tá tudo aqui rolando na minha cabeça?

Porque eu não conseguia terminar a cena, não conseguia chegar à maldita posição prevista. É como o gif lá em cima: eu queria porque queria passar por esse caminho que não tava dando certo.

E aí eu decidi deixar a posição pra lá. Decidi acabar a cena ali mesmo daquele jeito. Pronto, me libertei. A história volta a correr.

Eu tô escrevendo isso aqui, porque não é a única vez que isso aconteceu, nem da única forma.

Nessa mesma história, pouco antes, eu tinha parado por um período, aí cortou o clima, sofri pra continuar, mas mesmo depois que eu me obrigava a escrever cenas inteiras e até escrevia, eu não tava gostando. Continuei pensando no que eu podia fazer, tentando lembrar do sentimento bom das primeiras cenas que me levou à história inicialmente. Aos poucos, uma cena aqui e ali começarou a aparecer. Só que tinha um problema: não fazia sentido.

Não tinha continuidade.

E além da continuidade, não tinha justificativa pra isso acontecer baseado no que eu já tinha escrito.

Muita gente reescreve tudo nesse ponto. Eu, como normalmente faço nos primeiros rascunhos, liguei o foda-se. Coloquei um ponto final nas cenas que tavam pela metade (as que tavam sendo uma tortura pra sair). Algumas completei até com um resumão do que deveria escrever ali E AQUI ELE ATRAVESSA A RUA E PULA DENTRO DO BOEIRO, ONDE ELES CONVERSAM POR 3 HORAS e fui ser feliz.

Continuei como se existisse ali uma primeira parte perfeita. E essa cena nova me levou a outra que levou a outra e tô indo embora, muito melhor. Inclusive já escrevi todo o final da história quando tive a ideia. Agora só caminho nessa direção.

Não sai tudo 100% perfeito, porque às vezes eu tenho que parar e "pera, o que aconteceu no início pra chegar aqui? eu tô me baseando no quê? não faz sentido", mas aí eu finjo que existe um começo e vou embora. 

Quando eu terminar, vendo a história completa, vou poder rever essas partes e reescrever o necessário.

Mas o que importa pra o texto de hoje é justamente essas coisas que a gente pensa que "precisa" escrever. Precisa fazer sentido. Precisa ACONTECER isso. Precisa ter essa parte da história. Chances são de que se tá ruim pra você, tá ruim pra quem for ler também, então joga isso fora e vai pra emoção, pra o que você realmente quer contar.

Reconhecer a razão do seu bloqueio é algo difícil. 

Às vezes eu levo um tempão sofrendo pra chegar à conclusão do "epa, eu não preciso escrever isso". Mas eu acho que isso é parte do processo de escrita. Escrever é o tempo inteiro considerar possibilidades: Eu escrevo A? Eu escrevo B? Eu escrevo C? Mas e se eu escrever B com o final de C? Mas como é que eu faço isso? Eu não sei fazer isso, pra que tudo isso? Mas eu já comecei o A!!!!

É mais do que natural encontrar becos sem saída. Aí a gente tem que fazer uma pausa, reajustar o curso e ir em frente até o infinito e- o próximo bloqueio.



Agora aproveita e clica aqui pra se inscrever na minha newsletter:
minha newsletter!!! yeeey

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares