A Ameaça Fantasma A Vingança dos Sith

Anakin Skywalker: análise, reflexões e alguns surtos

4.5.16Isabelle Fernandes


Hoje é Dia de Star Wars, dia 25 é o Dia do Orgulho Nerd e em comemoração a esse mês super especial, o CC começa a partir de hoje uma série de posts sobre esse mundo que se antes era visto como "pra gente esquisita", hoje virou pop HUGIDHGIHDFIGHD.

Então, finalmente tenho a oportunidade de escrever o post que eu sempre quis escrever mas sempre me deu preguiça, que é a análise/reflexão sobre o Anakin. Quem conhece Star Wars (se você não conhece, aproveita a data pra mudar isso, pelo amor de deus E FOGE DAQUI SPOILERRSS) geralmente sente um misto de amor e ódio por esse personagem controverso, e comigo não é diferente. O cara foi de um garotinho escravo no deserto a uma das mais temidas figuras da galáxia e quando vi aquele final em O Retorno de Jedi nas primeiras vezes, eu pensei: o que tem por trás de toda aquela coisa robótica? 

Pois bem, a trilogia nova  (ou seminova, já que agora temos o episódio VII) tem a resposta e vou fazer uma análise detalhada dos passos do mocinho.

Tudo começa em A Ameaça Fantasma, onde vemos Anakin sendo fofolete e escravizado por uns ets feiosos, vivendo com a mãe em um planeta tão, tão TÃO DISTANTE. Você aí, imagine isso. Anakin representa cada criança que vive na pobreza, vê na tv pessoas sendo lindas e bem sucedidas e aí olha pra própria realidade e não vê muita perspectiva. No caso dele, nem dá pra dizer que ele é marginalizado pela sociedade porque ela mal sabe que Tatooine existe, incluindo os Jedi. Anakin apenas ouve as histórias deles e sonha em ser um piloto e tirar a mãe dessa desgraceira toda.

Então repentinamente um jedi e uma moça bonita aparecem no lugar onde ele trabalha, precisando de ajuda. Deve ter sido pra ele algo como isso:


Daí o jedi vira e fala "MULEQUE, TU TEM A FORÇA. VÔ TI LEVÁ PRA CAPITAL E TE TREINAR"


Mas aí né, foi aquela merda: ele teve que deixar a mãe dele lá. Teve que deixar ela vivendo como escrava até o fim dos dias dela, enquanto Anakin ia pra um outro planeta ter uma vida mil vezes melhor do que a que eles tiveram todos esses anos. Se já seria pesado pra uma pessoa adulta, imagina pra uma criança de uns 10 anos? Dá muita pena do Ani porque a mãe deixou o peso dessa escolha nos ombros dele, e qualquer uma traria sofrimento. Ir com o Qui-Gon faria ele se sentir culpado por deixar a mãe, mas ficar em Tatooine faria ele passar o resto da vida pensando "e se?". 

Então ele chega em Coruscant e passa a ser visto ao mesmo tempo como O Escolhido e Possível Ameaça. Eu amo os Jedi, mas eles conseguem ser muito enervantes na maioria das vezes HFUDHGIDFHGIUHDFIGHD. Anakin certamente passou todo o tempo entre Ameaça Fantasma e Ataque dos Clones recebendo um tratamento desconfiado da maioria dos Jedi, tendo só o Obi-Wan como incentivador. Complicado, hein. E é aí que eu passei a achar que essa coisa de treinar um garoto depois da idade certa foi a pior ideia que tiveram.

Vamos pensar: os Jedi tem toda essa filosofia de não ter paixões, de manter as emoções neutras e/ou sobre controle, e não criar laços. As crianças que tem a Força são levadas pro Templo Jedi com no máximo até 5 anos, provavelmente porque é mais fácil moldar crianças dessa idade. Aí me chega Anakin Skywalker, com 10 anos e muitas vivências de um contexto difícil, tendo que aprender toda essa coisa que pra quem é de fora deve parecer good vibes demais, sendo obrigado a deixar os pensamentos sobre a mãe pra lá e com essas expectativas dicotômicas sobre ele. NADA DE BOM ADVIRIA DISSO. Depois vemos que só piora né, ele descobre que a mãe foi sequestrada e chega tarde demais pra salvá-la e mais pra frente ele começa a ter sonhos em que a mulher da sua vida morre no parto.

Ps: Com a morte do Qui-Gon, ele foi treinado pelo Obi-Wan que TINHA ACABADO DE "SE FORMAR" COMO JEDI. EU AMO O OBI, MAS ELE NÃO TINHA CACIFE/EXPERIÊNCIA PRA UMA MISSÃO DESSAS, MINHA GENTE!!!

Até Luke concorda com isso
Aí né, como se já não bastasse todo esse contexto, ainda tem aquele desgraçado do Palpatine sussurrando merdas por aí. O homem já é sorrateiro e jogador por natureza, brincando com todo mundo como se fossem peças de xadrez, daí Palpatine conhece um garoto que é um Jedi poderoso, porém impulsivo, puramente emocional e perturbado. UM PRATO CHEIO.

Sério, sempre que assisto A Vingança dos Sith eu fico puta da vida o filme inteiro ARGHHH. Quando os Jedi começam a perceber que aquele estrupício não presta, Anakin tá tão seduzido, tão influenciado, que não enxerga mais nada e ainda acha que estão contra ele. E é aí que entra toda aquela análise lá em cima: por mais desconfiados que estivessem, a Ordem Jedi reconhecia que ele era poderoso e Anakin passou a se ver como super importante. Então vem Palpatine colocar caraminhola na cabeça dele, dizendo que ele deveria ser tratado de forma diferente por isso e alimentando o ego do garoto.

DEU NO QUE DEU
Ai cara, eu sofro TANTO com a virada do Anakin. É horrível ver a transformação dele pro Lado Negro da Força porque ao contrário de muita gente por aí, não acho ela legal. A mitologia de Star Wars é muito dicotômica e maniqueísta, mas acredito que isso faz sentido. Acho difícil existir um meio termo ou alguma questão relativa entre duas filosofias que usam a Força de uma forma TÃO diferente, e esse sentimento só cresceu depois de ler O Livro dos Sith. XÔ LADO NEGRO, PREFIRO SER A CERTINHA GOOD VIBES DO LADO DA LUZ.

Enfim. Aí começa o processo de mutação de Anakin Skywalker pra Darth Vader.

"Você subestimou meu poder"
Seu idiota


OLHA O QUE TU ARRUMOU


"Você foi meu irmão, Anakin. Eu amei você"
É AÍ QUE EU CHORO

"Foi dito que você destruiria os Sith, não que se juntaria a eles"
FEITO UM BEBÊ

Aí, décadas depois...

"A Força está com você, jovem Skywalker, mas ainda não é um Jedi"
EU SIMPLESMENTE AMO ESSA CENA, ESSA ILUMINAÇÃO,
ESSA JOGADA DA CÂMERA OU SEI LÁ O QUE

QUE MOMENTO LINDO
"Se você apenas soubesse o poder do Lado Negro"
LARGA DE SER TROUXA CARA

VAI LUKE

EU

AMO

ESSA SEQUÊNCIA

"Você vem comigo. Eu não vou te deixar aqui. Eu preciso salvar você"

"Você já salvou, Luke"
MORTA

É AÍ QUE EU DESFALEÇO

Desculpem a saraivada de gifs, mas não podia perder a oportunidade de usá-las HGUDFHGIUFDHGIDFHG


TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares