CCResenhas ciência

O Universo numa Casca de Noz, de Stephen Hawking

23.4.16Unknown



"Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito..." ( William Shakespeare, "Hamlet", ato 2, cena 2)


(Citação que inspirou o título do livro, onde Hawking quer nos mostrar que devemos sair da nossa "casca de noz" e explorar o universo).

"The Universe in a Nutshell". O título original do livro também quer dizer "O Universo em suma", o que é basicamente o que ele passa pra gente. Esse livro foi escrito 13 anos depois do primeiro livro do físico Stephen Hawking (mozão muso inspirador da minha vida), "Uma Breve História do Tempo" (que também foi publicado pela Intrínseca).

Não vou mentir: tentei ler "Uma Breve História do Tempo", e ainda não terminei. Não é que seja completamente impossível de ler, mas rola umas paradas que você fica meio confuso e precisa ler umas 3 vezes pra conseguir entender. "O Universo...", ainda que seja mais leve que o seu antecessor, segue essa mesma vibe. 

Certas partes cê fica meio assim...

...mas tudo bem, você se acha depois, não se preocupe.

Fala sério, são livros sobre Física Teórica. Se não fosse pra embolar a cabeça, não estaria certo xD

Com O Universo na Casca de Noz, nós vamos aos primórdios do universo descobrir como ocorreu o Big Bang (e tentar refletir como era antes dele. Mas se era antes de existir o universo e o tempo em si, será que podemos usar termos como "antes", se antes não tinha tempo? VIXI, EMBOLEI)...

AND ALL START WITH A BIG BANG... HEY!

...observar o que acontece na borda de um buraco negro (ou no seu "horizonte de eventos)...

"Uuuuuh, you set my soul a-light..."
Sim, sempre lembro de Supermassive Black Hole HAHAHAHAHAHAHAH

... aprender mais sobre a teoria das cordas.

Esse é o físico teórico Michio Kaku (fun fact: fui pra faculdade de física por causa de um livro dele)
Lê o livro e volta aqui pra rir desse meme porque ele é genial.

Não é uma leitura fácil nem leve, mas é obrigatória pra todos aqueles que gostam de ciência ou que simplesmente querem saber mais como o universo funciona. Possui muitos exemplos utilizando situações do dia a dia (claro, levando em conta algumas mudanças), e, assim como em "Uma Breve História do Tempo", continua a nos mostrar o universo do extremamente grande (representado pelas distâncias entre estrelas) ao extremamente pequeno (representado por partículas subatômicas e o comprimento de Planck, por exemplo).

Nota:

4 conversinhas. Te deixa curioso pra aprender mais, só que precisa de um  descanso depois de ler.






Ficha Técnica


- Autor: Stephen Hawking
- Editora: Intrínseca
- À venda emSaraiva - Livraria Cultura - Submarino











Obrigada à editora Intrínseca por ter cedido o livro pra gente <333













TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares