Afros e Afins bárbara morais

Mulheres pra seguir e compartilhar

8.3.16Colaboradores CC


A gente sabe que em março se comemora o dia internacional da mulher e sabemos (mais ainda) que não adianta dar uma rosa em um dia e não respeitá-las em todos os outros. Por isso mesmo, decidimos não deixar passar em branco essa data que simboliza a nossa conquista de direitos para falar sobre as mulheres que produzem conteúdo nesse vasto mundo da internet. Tudo isso pra te ajudar a conhecer ainda mais mulheres maravilhosas e criativas.


Em comemoração especial, o Youtube fez um vídeo incrível com youtubers do mundo inteiro representando mulheres que contribuíram para a nossa história. Olha nossa JoutJout ali de Pagu.


Para assistir

Julia Petit (Petiscos/Petit Comitê

Uma das coisas que eu mais gosto na Julia é que ela é mais madura e tem opinião formada sobre as coisas. Além de fazer maquiagens e penteados lindos no Petiscos (que é um também é um site), ela tem o Petit Comitê que é um canal onde ela fala sobre vários temas além de beleza. Tem vídeo sobre filmes, convidados super inteligentes, perguntas e respostas, além de que a Julia e a equipe dela são muito engraçados. Aqui embaixo tem um vídeo onde empreendedorismo feminino foi discutido.
 

Tatiana Feltrim (Tiny Little Things

A Tati é uma booktuber que já está no Youtube há muito tempo. Acho os vídeos dela com bastante conteúdo e esse é o diferencial do canal dela. Não tem muita firula, é o conteúdo e acabou. E isso é legal, afinal, tem muita gente querendo aparecer que esquece de colocar o que realmente importa no vídeo. No TLT, você encontra resenhas de todo tipo de livro. Além dos desafios que a Tati lança, como o de leitura de O Tempo e o Vento e Guerra e Paz.

JoutJout Prazer

Será que você ainda não conhece os vídeos da JoutJout? Bom, coloquei esse canal aqui porque especialmente para esse mês de março em homenagem às mulheres, ela fez uma série de vídeos incríveis em colaboração com outras youtubers no Youtube Space em São Paulo. O que vou deixar aqui em baixo é um vídeo que me ensinou muito sobre vertentes do feminismo com a Nátaly do canal Afros e Afins que também está dentro desse projeto. 


Erin  

A Erin tem paralisia cerebral e faz vídeos sobre ableísmo (preconceito contra pessoas com deficiência) e é muito bom ver a perspectiva em primeira mão de uma pessoa que sabe se expressar diretamente pra mostrar os problemas. Você pode assistir os vídeos no tumblr dela.

Nátaly Neri  

Nátaly Neri é uma mulher negra, feminista e dona do blog Afros e Afins. Ela é a primeira mulher que tive contato que fala abertamente sobre a perspectiva da mulher negra. Neri me ensinou gentilmente sobre feminismo negro, apropriação cultural e colorismo de uma a maneira que ninguém mais conseguiu. Ela se mostra, sim, uma total inspiração porque alcançou um patamar único. Não vejo uma representatividade de poder negro facilmente na mídia, ainda mais uma mulher negra que abraça a negritude dessa forma. Nátaly não só faz isso como ainda ensina ser assim. Isso em um meio onde há carência de representatividade, é uma fonte de empoderamento necessário. Ajuda na visibilidade e na reconstrução da autoestima das mulheres negras.

Nesse vídeo aqui em cima, da Jout Jout, ela diz que não se vê e que mulheres negras não se veem em lugar nenhum na mídia. Eu olho o snap da Nátaly e vejo mulheres atravessando cidades pra trançar seu cabelo com ela e assumir sua cultura. Eu vejo Nátaly, mulheres veem Nátaly, Nátaly começou a mudar uma cultura racista e silenciadora. Por isso ela é uma inspiração. Nós precisamos de mais Nátalys.




Para ler

Stephanie Noelle (Chez Noelle)

O Chez Noelle é um blog que fala sobre moda, música, filmes, séries, livros e principalmente sobre a vida. A Sté, escritora do blog, nos enche de textos lindos, profundos e sensíveis sobre o que ela está sentindo ou o que está acontecendo na vida dela. A sinceridade dos textos pessoais é o que mais me atrai ao blog.

Capitolina 

A revista Capitolina é feita exclusivamente de jovens garotas, principalmente aquelas que não sentem que encaixam na nossa sociedade. Elas fazem um conteúdo tão bom que já até lançaram um livro. O site conta com matérias sobre sexualidade, feminismo, livros, quadrinhos, vídeos de culinária. Lá você pode ter acesso a todas as edições da revista.

GWS - Girls With Style

O GWS é um blog incrível que fala, na definição delas mesmo, de autoestima, moda e girl power. Tem posts muito legais sobre aceitação, muitos tipos de corpos diferentes, vídeos, além de clube do livro e clube da música. HOW COOL IS THIS?? Eu gosto muito do site porque além do conteúdo ser super empoderador, o layout me lembra uma coisa de internet há algum tempo, além das colagens serem lindas. Outra coisa legal é que de vez em quando o GWS oferece algumas oficinas e eventos, além de ter um zine.

Momentum Saga
Já começo dizendo pra seguir a Lady Sybylla no twitter. Dito isso, o Momentum Saga tem bastante discussão sobre ficção científica da perspectiva de uma mulher. Discussão sobre representatividade, indicações, comentários sobre feminismo... é um dos melhores sites especializados em português sobre o assunto. Na verdade, se hoje eu sei algo sobre feminismo, é por causa dela. 

Collant Sem Decote
Na mesma linha do Momentum Saga, mas mais abrangente e escrito por diversas pessoas, então aborda outras perspectivas???? Eu realmente não sei, eu só sei que eu conheci há pouco tempo e já encontrei textos interessantes sobre o filme do Deadpool e lá eles comentam Carol e Ghostbusters.
Preta e Nerd
Eu literalmente acabei de encontrar quando vi no Collant Sem Decote, mas considerando que é um blog de cultura pop da perspectiva de uma mulher negra, é algo que eu quero ver mais.
Everyday Feminism
Faça um favor a você mesmo e curta o Everyday Feminism no facebook (ou siga na sua rede social preferida). Acho que é o site mais completo de feminismo que eu conheço, e mais interseccional. Eu aprendo muita coisa lá.  

Para seguir

Agora uma lista de pessoas pra seguir. A ideia é que você vai seguir todas essas mulheres e não só conhecer mulheres legais, como seus feeds das redes sociais vão naturalmente te ajudar no dia a dia a desconstruir preconceitos e repensar o mundo. 
Maria Clara Araújo
Karol Conka
Halsey
Gaby Dunn
Aline Valek
Laverne Cox
Amandla Stenberg
Bárbara Morais 
Malinda Lo
Layne Morgan
Kim Shumway 
Alanna Bennett
Nicki Minaj
Se tem alguma mulher que te inspira a repensar o mundo, compartilhe!

TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares