Always Keep Fighting Carol Cardozo

You Are Not Alone: a prova que nossos ídolos podem, sim, se preocupar conosco

28.2.16Unknown



Nem precisa me conhecer muito, só de falar comigo por 5 minutos já dá pra perceber que Supernatural é uma grande parte da minha vida. Sigo uma infinidades de fan pages sobre (em português, inglês e outras línguas também, como italiano), perfis do pessoal do cast no twitter, no facebook, e onde mais tiver, tô sempre acompanhando os paínéis em cada convenção que eles fazem... Enfim, eu me mantenho bem informada sobre a série e sobre o cast em si.


Há algumas semanas, o Misha Collins (Castiel) e o Jensen Ackles (Dean Winchester) lançaram uma campanha chamada You Are Not Alone: The SPN Crisis Support Network. "Carol, não manjo dos paranauê de inglês, o que isso quer dizer?". Vou explicar.

Caso você não acompanhe muito o fandom de Supernatural, nós temos muitas, MUITAS, MAS MUITAS PESSOAS MESMO com transtornos psicológicos (depressão, ansiedade, coisas do tipo), pessoas em recuperação de vícios, enfim, pessoas com problemas e que a série ajudou muito, como uma âncora (eu orgulhosamente incluída nessas pessoas). Eu já cansei de chorar com histórias de pessoas em Meet & Greet de convenções. Tem um documentário sobre os fãs no dvd da décima temporada, se você tiver a oportunidade de ver, assista, tem só meia horinha e você vai poder entender um pouco mais do que eu tô falando.

O Jared Padalecki (Sam Winchester) já tinha criado uma campanha chamada "Always Keep Fighting", que era venda de camisas no represent.me e a renda arrecadada ia pra uma fundação que ajudava pessoas com depressão e pensamentos suicidas, a To Write Love On Her Arms. Um pouco tempo depois da primeira leva de camisas (foram três estampas feitas), Jared falou que tinha depressão, e que ele gostaria de ajudar pessoas que sofriam com isso, porque ele mesmo sabia o que se passava com isso.

"Pensei em vir como Sam Winchester vestindo minha camisa "Sempre Continue Lutando" porque
Sam Winchester certamente quer que vocês todos sempre continuem lutando"
"Hoje é a missa em memória do meu amigo que perdeu a vida por causa da depressão na véspera do ano novo. Então, é
um dia muito triste. Eu queria que ele ainda estivesse aqui, então eu poderia dizer a ele para continuar lutando
e sempre continuar lutando, mas eu não posso, hm,... então eu vou dizer pra vocês continuarem lutando"

Nessa campanha mais recente, Misha e Jensen se juntaram com três ONGs, a Random Acts (que o Misha preside), IMAlive e também a To Write Love On Her Arms. Eles querem reunir profissionais (como professores, psicólogos, conselheiros) e voluntários do próprio fandom e vão criar um chat 24 horas pra pessoas que estiverem com pensamentos suicidas, crises de ansiedade, tendo recaídas de vícios, sabe, um chat pra ajudar, semelhante ao que temos aqui no Brasil com o CVV (Centro de Valorização da Vida). Os voluntários seriam treinados, e quando você se inscreve, coloca quanto tempo disponível você tem na semana. Eles começaram a vender camisas pra arrecadar dinheiro pra poder começar as coisas. Até hoje, foram vendidas quase 32.000 camisas. A meta inicial era 10.000. A campanha vai amanhã (29/02), não duvido bater as 35 mil camisas até lá.

Agora, vamos apreciar a grandiosidade desse gesto, das duas campanhas, na verdade: quantas vezes você já ouviu alguém da sua família ou mesmo alguns amigos "Por que você tá chorando? Ele nem sabe que você existe"? Seja pra cantores, bandas, atores.

(Aqui falo apenas desse caso isolado; sei que muita gente por aí já fez coisas boas pelos fãs, ok?)

Os três viram em convenções o que eles, o que a série faz pelos fãs. Viram que muitos tinham problemas, e que ok, eram resolvidos temporariamente assistindo a série, conversando com amigos sobre, participando de fóruns e grupos na internet, mas... e quando não dá mais? E quando tem aquele peso, aquele sentimento que não dá mais pra seguir em frente? Quando você precisa de um ombro amigo, alguém pra te orientar, dizer que pode parecer uma merda, mas vai melhorar... e se essa pessoa não tiver ninguém nessa hora? É pra isso que essa linha vai servir.

Não tenho vergonha de dizer (e nem exagero ao falar isso) que por diversas vezes Supernatural salvou minha vida. Literalmente. Então ver algo que o próprio cast faz pra ajudar os fãs, me orgulha muito e me dá muita vontade de ajudar também, porque o fandom de Supernatural se vê como uma família, não importa de onde você é, não importa se eu te conheço, se você é fã de Supernatural, você vai ter minha ajuda, nem que seja uma mensagem confortante pela internet. Enquanto eu escrevo esse post, mais de 25 mil voluntários já se inscreveram pra ajudar nesse chat que vai vir. Caso você queira se inscrever também, esse é o site. Se não puder ajudar sendo voluntário, mas quer comprar a camisa da campanha e não precisar esperar vir do exterior (e correr o risco de ser taxado), a Loja Mundo Geek está vendendo em parceria com o Misha e o Jensen. Você pode comprá-la aqui.

Caso você esteja passando por problemas e queira alguém pra conversar, aqui no Brasil tem o CVV, como já disse lá em cima, Eles tem telefone, mas caso você não fique confortável em falar sobre seus problemas no telefone, eles também tem chat no site, que é esse aqui. 

Depressão, ansiedade, transtornos alimentares, vícios... nada disso é preguiça, ou falta de força de vontade, ou significa que você é fraco. Só de você ter esse tipo de problema e continuar tentando só mostra o quão forte você é. Podemos ter aqueles amigos que sempre escutam a gente, mas a melhor alternativa sempre é buscar ajuda profissional, como psicólogos e psiquiatras. Caso você não tenha dinheiro pra pagar um particular, procure em faculdades que tenha o curso de Psicologia perto da sua casa; geralmente elas tem um serviço chamado SPA - Serviço de Psicologia Aplicada, que são estudantes de psicologia atendendo a população (com supervisão de professores, não se preocupe) a baixo custo. E se for o caso, o psicólogo te encaminha para o psiquiatra. Não tome só remédios, a terapia com psicólogo é uma grande ajuda em qualquer caso.

E lembre-se: 

"Sempre continue lutando porque você não está sozinho"

Nós apoiamos YANA (You Are Not Alone) porque às vezes pra sempre continuar lutando
você precisa lembrar que você não está sozinho



TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Me apaixonei por esse projeto ,mesmo não sendo do fandom de Supernatural....Respeito muito eles por essa iniciativa, e gostaria que houvessem mais projetos desse tipo...Eu que sei como é lutar contra depressão, fico muito feliz em ver que existem pessoas que se importam.

    ResponderExcluir

Posts Populares