CCResenhas Diário Extraordinário

Diário Extraordinário, de R.J. Palacio

16.1.16Taiany Araujo


Aí você chega em casa e tem um pacote de livro em cima da sua cama. Então você grita igual uma louca achando que é seu presente de amigo oculto que chegou. Aí desembrulha o pacote e descobre que é um livro de cortesia, e volta a gritar loucamente. Eis que você abre o livro e é o Diário Extraordinário, que é literalmente um diário.  Eu não sabia disso, achei que fosse um livro diário (eu nem escrevo em diários), mas ao folhear as páginas daquele livrinho azul de capa dura percebi que essa história ainda tem muito a me oferecer.

Tudo começou numa turnê intrínseca, quando eu fiquei sabendo sobre o lançamento de um livro que conta a história de August Pullaman, ou simplesmente Auggie, um garoto que nasceu com uma síndrome genética cuja "característica" é uma deformidade facial. Ao longo dos seus 10 anos (faz tempo que li o livro, posso ter me enganado na idade), Auggie passou por diversas cirurgias e complicações, mas finalmente havia chegado o momento no qual ele poderia frequentar a escola como qualquer criança. E é através das vivências escolares que o livro se desenvolve, nos apresentando não só os novos companheiros de escola do Auggie como também sua família.

Definitivamente, Extraordinário me impactou de maneira sem volta, e acredito que ele é um livro de leitura obrigatória independente da idade. Porque de maneira simples e descomplicada, o livro fala sobre preconceito, aparência,  aceitação,  família e outras coisinhas importantes.

Então eu tinha acabado de ler Extraordinário, mas a história ainda não tinha acabado comigo.  Foi assim, que não muito tempo depois, a Editora Intrínseca lançou o 365 dias extraordinários, um livro todinho de preceitos para nos falar um pouquinho sobre essa incrível coisa que é viver e conviver.

E sejamos sinceros, esse povo não é bobo nem nada, se um livro vende, eles querem mais é que continue assim. Consequentemente, mais um livro sendo lançado, Auggie e Eu, que é uma compilação dos 3 alunos que apresentaram a escola para o Auggie e como isso impactou suas vidas.


E por fim, o Diário Extraordinário, o livro que a Intrínseca nos mandou de cortesia. Se eu queria ele pra mim? Amigo, eu tinha feito de tudo para ter ou ler os outros, é claro que eu ia querer esse.  O problema é que eu não escrevo em diários, não tenho paciência nem disciplina pra isso, então saber que o livro era um diário mesmo (realmente fiquei surpreendida pelo livro ser um diário de verdade) me desmotivou um pouquinho.  Mas ao abrir o livro me deparei com essa frase “Mas este ano parece que houve uma mudança no cosmos. A galáxia está mudando. Os planetas estão saindo de alinhamento". Não tinha outra possibilidade do que dar uma chance, era usá-lo ou usá-lo. E ele é tão bonitinho, de capa dura e azul como o livro que inspirou ele, como também cada página é pautada para colocarmos qualquer coisa que quisermos, e ainda vem com um preceito motivador.

Talvez essa seja a oportunidade de percebermos que também somos Extraordinários.



Título: Diário Extraordinário

Autor: R.J Palacio

Editora: Intrínseca

Páginas: 186

Lançamento: 2015

Comprar: SubmarinoSaraivaExtra






Este livro foi cedido pela editora Intrínseca. Obrigada :D

TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares