CCdiário CCDicas

Guia de iniciação ao Universo Felino

7.10.15Isabelle Fernandes


Apesar do sucesso estrondoso que vídeos e fotos de gatinhos fazem na internet, a verdade é que o mundo ainda é dominado pelos cachorros. Qualquer informação que você queira saber sobre eles está acessível em qualquer programa, revista, conversas com parentes, amigos, vizinhos e por aí vai. As pessoas ainda teimam em dizer que "o cachorro é o melhor amigo do homem" e "os gatos são traíras e não gostam dos seus donos".

Enquanto isso, O ÚNICO programa que eu conheço com a temática felina é o Meu Gato Endiabrado, no Animal Planet e ele é ótimo pra mostrar que gatos são tão capazes de aprender novos comportamentos quanto os cachorros. Fora isso, nada mais. Até as revistas sobre pets tem muito mais matérias sobre cachorros do que sobre gatos. Aí a pessoa vai ter um gato e::: o que fazer? Como é que se cuida de um? Quais são os comportamentos naturais deles?

Então eu resolvi escrever esse post reunido tudo o que eu aprendi nesses 11 anos de convivência com três gatos muito diferentes, além de muitas pesquisas na hora do desespero e conselhos de outros donos de gatos.

1 - Gatos possuem hábitos noturnos


Não se assuste se o seu gato passa literalmente o dia inteiro dormindo. De noite, ou melhor, de madrugada, ele vai acordar e ficar totalmente ativo. Vai querer brincar, correr, caçar, comer e fazer tudo o que a gente imagina que eles deveriam ter feito o dia inteiro. Conclusão: você tem um gato miando e derrubando coisas e nada de dormir bem HUHGIDFHGIHD. Normalmente o conselho é fazer o bicho ficar ativo durante o dia, então nada de ter pena de acordar. Faça ele brincar, coloque comida pra ele e o chame, perturbe. Assim você passa mais tempo com ele e de noite ele não vai ficar tão agitado.

2 - Eles basicamente comem o dia inteiro


Não sei como os meus ainda não fazem isso
Um dos poucos momentos do dia em que eles acordam é pra comer e beber água. Isso acontece várias vezes, então não adianta querer estabelecer um horário pra refeições. Por mais que veterinários digam que você deve fazer isso, na prática não vai funcionar. Toda vez que seu gato quiser comida ele vai te perturbar, então eu e acho que praticamente todos os donos de gatos deixam comida sempre à disposição. Mas isso tem um problema....

3 - Gatos são muito frescos

O problema de deixar comida no pote o dia inteiro é que ela fica "'velha"" para os padrões frescurentos felinos, então o que eles fazem? Vão pedir pra você trocar, claro. Mas você não imagina isso. Tu tá aí de boa fazendo o que quer que seja e seu gato surge cheio de amor pra dar, se esfregando, olhando pra você e miando. Esse é o sinal universal de "QUERO COMIDA". Aí você chega lá e O POTE TÁ CHEIO DE COMIDA. UÉ??

Pro seu gato, aquilo ali é comida velha. Ele só vai ficar satisfeito se você trocar OU se você der uma enganada básica. Um truque é colocar alguns grãos da comida guardada no pote, daí fica com cheiro de "novo" e o gato vai comer de boas.

4 - Também são muito higiênicos


Se o pote de ração não estiver limpo, eles não vão comer. Se a caixa de areia não for trocada na frequência certa, eles vão fazer suas necessidades em outro lugar (sempre indesejado). Qualquer hora é hora pra tomar um bom banho de língua. Inclusive, durante esses "banhos" eles meio que vão se mordendo pra tirar a sujeira que fica presa. Na primeira vez em que eu reparei nisso achei que o bicho tava se machucando ou algo assim HUHGFDHIGDFGHD. Mas é assim mesmo. Contanto que ele não esteja fazendo isso de forma compulsiva (pode acontecer quando estão ansiosos), tá tudo bem.

5 - Mas isso não quer dizer que eles não precisam de um bom banho tradicional


Por mais higiênicos que eles sejam, tem coisa que nem a língua poderosa deles consegue limpar então::: banho. Sobre como dar o banho, isso depende do seu gato. Tem uns que tomam banho desde filhotes e até gostam, outros ODEIAM. Todos os meus três gatos tem horror a banho, então no dia D é uma confusão só. Se o gato não gostar mesmo de banho ele pode te fatiar todo na tentativa de fugir, então é bom manter as patas dele no chão e segurar pela nuca. Aí depois é só tirar o excesso de água com um pano limpo (ou tentar, eles não costumam deixar) ou usar um secador pra secá-los totalmente.

EU TO COM PENA MAS TAMBÉM TO MORRENDO DE RIR
DHAUSDHSUADHSAUDHDSUDHSA

6 - Qualquer lugar vira cama

Recentemente li um estudo indicando que gatos gostam de dormir em lugares altos porque eles ainda tem instintos de ambientes selvagens, então locais altos proporcionaria uma noite de sono protegida. Isso faz muito sentido. Aqui em casa os lugares favoritos dos gatos são a cama, o sofá, a mesa e as cadeiras, e muitas vezes a gente tem que disputar espaço com eles HFUDHGFUDHGFUDGHD. Outra coisa que eles adoram são....calçados. Deixe um calçado dando sopa no chão e o seu gato vai afiar as unhas nele e deitar em cima. Se você não quer calçados destruídos e cheios de pelo, mantenha fora de alcance q

7 - Qualquer coisa pode virar um brinquedo...até suas presas


Tampa de caneta, pinos, parafusos, bolinhas de papel...tudo o que role pelo chão e faça barulho vira a diversão deles. Eles também adoram cordas arrastando no chão e penas sacudindo na frente deles. Ver eles brincando é MUITO ENGRAÇADO e acaba com qualquer estresse que você esteja passando, praticamente terapêutico. O melhor:: você não precisa comprar brinquedos. é só improvisar com o que tiver em casa ou deixar o seu gato descobrir algo por si próprio xD

Além disso, a maioria dos gatos são caçadores, então a coisa mais natural é ele tentar pegar moscas no ar e trazer passarinhos e insetos pra dentro de casa (o gato da Taiany já trouxe pra casa um FILHOTE DE MORCEGO). Inclusive há uma teoria de que eles fazem isso como uma forma de te presentear, algo como "OLHA COMO SOU BOM, TOMA PRA VOCÊ", com isso já sofri muito ao longo dos anos com baratas trazidas pro meu quarto no meio da madrugada HFUDHUHFUDHSFUS. E o pior é que eles não matam. Gatos ficam brincando com as suas presas até elas morrerem, aí perde a graça e deixam pra lá.

8 - Caixas <3


Gente, a relação que gatos tem com caixas é surreal. Eles simplesmente AMAM. Não importa o tamanho, o tipo ou onde esteja. Não importa se não era pra eles mexerem. É uma caixa, e eles vão entrar. E afiar as unhas. E se esconder. E dormir dentro dela. Faça seu gato feliz e dê uma caixa a ele.

9 - Possuem uma linguagem corporal fácil de observar



Gatos são animais MUITO expressivos. A cauda, as orelhas e a forma como eles andam e se posicionam mostram claramente o que eles estão sentido, mas depois de alguns anos de convivência você só precisa olhar pra cara deles pra saber (como acontece com nós humanos). Eu sei quando o Tom tem consciência de que estou falando com ele mesmo quando ele não me dá atenção porque ao ouvir minha voz ele balança devagar só a ponta do rabo. A cada vez que eu chamo ele pelo nome, ele balança a ponta do rabo com mais força. É como se ele estivesse pensando "sei que tu tá falando comigo, mas não to afim de te dar atenção". Sei quando a Mel quer eu deixe ela em paz quando ela balança o rabo todo com tanta força que chega a fazer barulho. 



10 - Eles amam os seus donos SIM

Gatos podem ser independentes e gostam de ter o seu próprio espaço, mas isso não quer dizer que eles não queriam ficar com os seus donos de vez em quando, que não gostem carinho. Esse mito se deve muito ao fato de não saberem como gatos se comportam. Eles não são iguais aos cachorros, gente. São outra espécie, então vão ter um jeito diferente. Nem sempre eles irão até você se você chamar, nem sempre eles irão querer colo ou carinho. Mas quando querem, eles vão te procurar. Gostam de ficar perto dos donos, no mesmo cômodo, ficam felizes quando você volta pra casa depois de horas fora, se sentem protegidos perto de você quando estão com medo. Desenvolva um vínculo de afeto com o seu gato e você vai ser o ser humano favorito dele.



Eu poderia escrever mais 84383843 posts sobre gatos, mas acho que 10 itens já está bom. Agora quero saber de vocês. Já sabia sobre gatos ou esse post ajudou a entende-los melhor? Você tem um gato? Tem uma história fofa, engraçada ou tensa pra compartilhar? Tem outras dicas? Comente :D


TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

7 comentários

  1. Como uma amante de gatos e ex dona de um, só posso dizer que ameiiiiii o seu post.
    E outra, melhor coisa é conversar com outro dono de gatos e trocar as histórias, qie são muitas.
    TENHO PESADELOS COM AQUELA PORRA DE MORCEGO ATÉ HOJE.
    O louco é que eles realmente acham que estão de agradando, como falar pra eles que não? Obrigado gatinho, mas não quero bichos na minha frente, principalmente buchos mortos ou quase mortos.

    ResponderExcluir
  2. Como uma amante de gatos e ex dona de um, só posso dizer que ameiiiiii o seu post.
    E outra, melhor coisa é conversar com outro dono de gatos e trocar as histórias, qie são muitas.
    TENHO PESADELOS COM AQUELA PORRA DE MORCEGO ATÉ HOJE.
    O louco é que eles realmente acham que estão de agradando, como falar pra eles que não? Obrigado gatinho, mas não quero bichos na minha frente, principalmente buchos mortos ou quase mortos.

    ResponderExcluir
  3. Só li verdades nesse post, principalmente a numero 10 <3

    "usar um secador pra secá-los totalmente" - acho que é uma coisa que não se aplica à todo gato. Principalmente se a sua gata te arranha todo depois de você tentar fazer isso. HAHAHAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HFUSDHUISHFHDFIHDSIFHDIFSHDUASHFIUSHDFISDHFIHDIFS

      Meus gatos tem medo de qualquer som desse tipo, secador jamais aqui em casa HGUDFHGIDFHGIFDHGID mas muita gente consegue secar os seus com um, sabe-se lá como xD

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Minha mãe secava o meu, apesar dele não gostar muito, mas aqui a hora do banho era a hora na qual ele não tinha nenhuma opinião.

      Excluir

Posts Populares