CCLivros CCResenhas

Ordem (e um pouquinho de Silo), de Hugh Howey

13.8.15Isabelle Fernandes


Finalmente, após muitos meses, terminei de ler Ordem, o segundo livro da trilogia de Silo. Você aí deve estar se perguntando "Ué, não deveria começar resenhando o primeiro livro?". É, eu poderia ter feito isso, mas esses dois livros, Silo e Ordem podem ser lidos na ordem que você quiser. Estão dentro da mesma história, mas foram escritos de modo a serem entendidos independentemente de como se lê, coisa que eu acho INCRÍVEL. 

Mas eu sinceramente recomendo que leiam Silo primeiro. O início da saga começa como quem não quer nada e então BOOM!!! Surpresas explodem na sua cara. E Ordem explora essas surpresas, fazendo você entender (ou não) o que diabos está acontecendo. De todo modo, vou dar uma palhinha de Silo e depois vou falar sobre Ordem, então os spoilers ficarão para depois. Vamos lá?

"O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade?Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.

Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.

Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.

Um crime cuja punição é simples e mortal.
                                                 Elas são levadas para o lado de fora.
                                                      Juliette é uma dessas pessoas.
                                                            E talvez seja a última. "


Essa é a sinopse oficial de Silo e como você pode ver, é bem tenso. Centenas de pessoas enclausuradas em um cilindro de concreto com mais de 100 andares SEM ELEVADOR. REPITO: SEM ELEVADOR. Imagine alguém no refeitório do topo ter que descer até a Mecânica, que fica nos últimos níveis? Só isso já seria motivo suficiente para revolta GUDHUIDHGIFHGIHFIHD mas claro que o buraco é bem mais embaixo. Namoros, casamentos, nascimentos, empregos, tudo é estritamente controlado. Não se pode falar do mundo exterior e nem dar a entender de que tem interesse pelo o que há lá fora ou você pode ser dar muito mal. No refeitório do topo há um telão que mostra em tempo real como está a vida no exterior: inexistente. Estéril. Tudo morto. Só que esse telão fica sujo com o passar do tempo é claro, e é preciso limpar. QUEM VAI LIMPAR??? Isso mesmo, aqueles que descumprem as normas de uma forma imperdoável.

Nunca mais falo das escadas de Hogwarts depois desse livro

Ufa. Me dá até uma sensação de sufocamento só de pensar num ambiente desses. E é essa sensação que se mantém durante toda leitura, acompanhando as histórias de três personagens desse Silo, cada um em uma parte do livro. Cada um deles começa a se deparar com tretas que poderiam mudar tudo. Tudo o que eles conhecem sobre o sistema em que vivem e o mundo exterior. E aí, o final do livro com a Juliette....BOMBA!!! Com certeza a parte dela é a mais chocante, assustadora e cheia de tretas de todo o livro. E ele acaba no melhor momento. Esse Hugh sabe como fazer um cliffhanger.

Se isso tudo não tiver inspirado você a ir correndo ler, então nada mais fará HFUSFHUSIDHFISDHFIHFS

Agora vamos agora ao Ordem, o segundo livro da trilogia. CONTERÁ SPOILERS DE SILO. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DELES, PARE POR AQUI. FECHE ESSA JANELA. VOCÊ FOI AVISADO(A)!!!!



Começo avisando que Ordem não se mantém em um mesmo período de tempo. Ele vai viajando desde o passado, que em comparação com o nosso presente é um futuro bem distante, até os últimos acontecimentos de Silo. Começamos com um trecho que já aparece em Silo nos dando uma ideiazinha como surgiu toda essa maluquice de trancafiar pessoas embaixo da terra. Pois bem, em Ordem temos a resposta. Ou pelo menos o que dizem ser a resposta.

Uma coisa muito explorada nessa trilogia é que sempre fica aquela dúvida "será que estão falando a verdade?". Quando estamos diante da destruição, de coisas perdidas, qualquer coisinha pode estimular uma teoria de conspiração que vai crescendo até se transformar em desconfiança, ou esperança. E as duas coisas podem fazer com que as pessoas tomem atitudes horríveis e /ou desesperadas. Vemos os personagens se transformando ao longo dos capítulos, até que no fim eles estão praticamente irreconhecíveis, pra melhor ou pra pior.

Será que essa é a verdade? MAS O QUE É A VERDADE, AFINAL?
E as tretas? Elas estão por toda parte. É tanta reviravolta, surpresa e teorias que chegou um momento em que eu fiquei meio perdida e já não sabia mais que teorias e descobertas tinham sido feitas antes, e como o livro é grande (um pouco mais que 500 páginas) eu de jeito nenhum iria procurar nas páginas anteriores, então ou eu me achava depois ou ficava perdida mesmo. No fim acabei me achando (um pouco) mas é aquilo: será que o que os personagens descobriram é a verdade? Será que procurar a verdade é mesmo uma boa ideia? Eu tô começando a achar que não.

Eu, a cada bomba apresentada
O livro é divido em três partes, sendo que cada uma tem seu protagonista, ou até dois. Na primeira parte temos o início de tudo e conhecemos Donald, o senador que está envolvido até o pescoço com os silos. Ele aparece em todas as partes e a mudança que eu falei lá em cima é principalmente dele. De um cara utópico, sonhador, decidido a deixar algo bom para o mundo ele se transforma em uma pessoa solapada por todas as decisões ruins que teve que tomar e que continua tomando. IDIOTA!!! Na segunda parte temos Mission, um jovem em um silo prestes a entrar em colapso. E na terceira é a pior: a história do Solo. Sim, aquele cara que a Juliette encontra sozinho no silo 17. É horrível ver o que acontece com um ser humano diante da necessidade de sobrevivência e da solidão, cercado de gente morta apodrecendo e pessoas ainda vivas dispostas a tudo para se manter no silo abandonado. Dá dor no coração.

Todas essas histórias vão nos dando vislumbres do plano por trás dos silos, de um pouco de psicologia, política, ciência e do que aconteceu com o mundo. Apesar de ser ficção científica, essa trilogia tem um assustador pezinho na realidade, já que tudo o que aconteceu poderia facilmente acontecer agora com a gente, mas com elementos um tanto diferentes. E ainda por cima, é uma história pessimista. Tão pessimista que o otimismo que alguns personagens tem não chega até a você na leitura, porque você sabe que não é tão simples assim. Não se tem certeza de nada. Então não espere arroubos de emoção lendo esse livro.


Deve ter sido por isso que demorei tanto a ler, já que eu tinha uma infinidade de romances fofíssimos e felizes à minha volta. Mas isso não significa que ele seja ruim, muito pelo contrário. Ordem é sensacional. Genial, denso e complexo, tanto que nem sei como o autor consegue manter a sequência das coisas HFUDHGUIDFHGIDHGID. Incrivelmente até agora não me deparei com nenhum buraco  na história, mas mesmo se eu encontrasse iria relevar, porque né. O homem é INCRÍVEL!!

O próximo e último livro da trilogia será Legado, e gente. O bicho vai pegar. Tenho a forte sensação de que vai dar muita merda, a julgar pela forma que Ordem terminou e estou com medo de que Juliette e companhia estraguem a porra toda. Mas o que me resta agora é esperar o lançamento com ansiedade. E também  torcer para que a Intrínseca seja tão linda quanto foi ao enviar Ordem, mandando pra gente o fim da trilogia \o/.

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Leiam primeiro Silo, depois Ordem, senão cadê as surpresas?

    ResponderExcluir
  2. nenhuma previsão de lançamento do Legado?Quero muitooooo

    ResponderExcluir
  3. nenhuma previsão de lançamento do Legado?Quero muitooooo

    ResponderExcluir

Posts Populares