CCLivros CCResenhas

Os Inovadores: Um livro tão sem graça que eu nem tenho vontade de indicar, MAS...

15.4.15Elilyan Andrade



Biografias são legais. Conhecer um pouco sobre a história de uma personalidade ajuda-me a compreender mais sobre as motivações dos biografados e o impacto que eles tiveram no mundo. Algumas das minhas biografias preferidas são de pessoas relacionadas ao mundo da tecnologia (li muito sobre Mark Zuckerberg e Bill Gates), então quando ouvi falar sobre o lançamento do livro Os Inovadores fiquei empolgadíssima para lê-lo. MAS...Vi a capa e achei ela HORROROSA! O livro perdeu um ponto por causa disso. Como não devemos julgar um livro só pela capa decidi cair de cabeça na leitura e o resultado foi...

Continue lendo para saber mais sobre Os Inovadores.


Os Inovadores é uma biografia que começa bem, contando a história de Ada Byron King, Condessa de Lovelace, matemática e escritora inglesa que é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, ou seja, o primeiro “programa” de computador. Fruto de 15 anos de pesquisa, Os Inovadores, destaca outros personagens importantes na construção da revolução computacional. 

Walter Isaacson, que também escreveu a biografia de Steve Jobs, demostra em Os Inovadores que o conceito de gênio solitário é um mito. Ao biografar personalidades como Alan Turing, Gordon Moore, Steve Jobs e muitos outros podemos perceber que esses gênios não seriam ninguém se não tivessem outros para os ajudar. Assim como provavelmente O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia não seriam tão incríveis se não existisse a amizade entre J.R.R Tolkien e C.S. Lewis, a ciência da computação não seria tão fantástica se não houvesse contribuições significativas entre seus membros. 



Além de reforçar que trabalho em equipe é importante, a narrativa de Isaacson não deixa de destacar que personalidades geniais permitem uma ruptura no status quo. Por exemplo, Turing e Jobs podiam ser uns filhos da mãe, mas eles lideraram suas equipes de tal forma que conseguiram atingir um novo patamar e impactar a sociedade como poucos.

Os Inovadores não é um livro só para quem estuda, ama ou se interessa por computadores, inovação e internet; é um livro para quem deseja compreender mais sobre os processos da criatividade, sobre trabalho em equipe e, principalmente, para entender aonde estamos indo. Apesar de ser um livro que acho que você deveria ler não vou mentir e dizer que foi uma leitura maravilhosa e empolgante (a biografia do Papai Noel foi muito mais legal), mas é um livro que abriu a minha mente para entender o contexto tecnológico do mundo em que vivemos. Talvez abra a sua também (se lhe der uma chance).

_________________________________________________________________________________


Livro: Os Inovadores

Autor: Walter Isaacson

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 568






3,5 conversinhas

- elilyan andrade

Obrigada Companhia das Letras por ter disponibilizado o livro :) 


TAGS: , , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *