Animação anime

Iniciação: Fate/Zero, anime

5.3.15Elilyan


Por algum motivo que vai além da minha capacidade intelectual animes é uma categoria meio ignorada aqui no CC. Tanto que se você for conferir a tag ccanimes só encontrará três posts relacionados. Visando corrigir isso, vou apresentar minhas novas descobertas, começando por Fate/Zero.

Ficha Técnica
Gênero: Ação, Fantasia, Sobrenatural, Suspense
Roteiristas: Akira Hiyama e Akihiro Yoshida
Estúdio: ufotable
Direção: Ei Aoki
Produção: Atsuhiro Iwakami
Episódios: 25 episódios divididos em 2 temporadas (1ª temporada com 13 episódios e a 2ª temporada com 12 episódios) 
Ano: 2011
Sinopse: Fate/Zero conta a história de Kiritsugu Emiya, um mago que é contratado pela família dos Einzberns para vencer a guerra. Enquanto isso Kirei Kotomine, um executor da Igreja entra na guerra por ordens de seu pai para ajudar um aliado, Tokiomi Tohsaka a vencer a guerra. 

Sobre o que se trata Fate/Zero?

Fate/Zero é um prequel do anime consagrado Fate/Stay Night, detalhando os acontecimentos da 4ª Guerra do Santo Graal na cidade de Fuyuki. A Guerra do Santo Graal consiste numa competição em que vários Mestres lutam entre si, usando os seus Servos, com o objetivo de obterem o Santo Graal (aquele mesmo objeto que o Robert Langdon estava procurando n’O Código de Vinci). Em Fate/Zero o Santo Graal tem o poder de tornar realidade o desejo do Mestre que o detiver (como as esferas do dragão). As Guerras do Santo Graal, geralmente ocorrem em espaços de tempo de em média 60 anos. 


Na 4ª Guerra do Santo Graal sete magos são convocados pelo próprio artefato mágico. Os magos (Mestres) invocam os Servos, poderosos espíritos heroicos que se tornaram lendas, para batalharem ao lado de seu Mestre e ajudá-lo a ter seu desejo realizado. Os servos são divididos nas classes Saber, Lancer, Archer, Rider, Assassin, Berserker e Caster. 


Por que você deve assistir Fate/Zero?

Certo dia aqui em casa estava sem saco para assistir séries e filmes quando perguntei ao meu irmão se ele tinha alguma indicação legal de anime shoujo. Ele não tinha, já que shoujo não é o seu gênero preferido, mas ele disse que eu poderia gostar de Fate/Zero. Como meu irmão tem uma porcentagem de 80% de acertos lá fui conferir a Guerra do Santo Graal. Minha gente que anime incrível. Apesar de não gostar muito de animes de pancadaria não posso deixar de elogiar Fate/Zero.

O anime possui uma trama tão envolvente e personagens tão bem construídos que é impossível não ser conquistado logo no primeiro episódio. Fate/Zero se assemelha bastante a Game of Thrones com sua trama cheia de intrigas e com a quantidade enorme de personagens. Só que diferentemente de GoT, em Fate/Zero todos os personagens são carismáticos, mesmo os mais desprezíveis. Os primeiros 13 episódios do anime servem mais para introduzir os principais personagens. No começo é tudo meio confuso, mas depois que se aprende as relações entre os personagens fica mais fácil compreender motivações e se envolver de com a história. 

Se você tem propensão a enxaqueca não recomendo maratonar Fate/Zero, pois as cenas das batalhas são cheias de efeitos incríveis que podem deixar você com dores de cabeça (como aconteceu comigo :/). A animação de Fate/Zero é de longe uma das melhores que já vi. O estúdio ufotable está de parabéns por seu trabalho. A qualidade dos traços e gráficos são tão extraordinários que é possível apreciar a delicadeza da luz, a fluidez do movimento dos personagens e outros elementos. Se não bastasse o irrepreensível trabalho gráfico, a trilha sonora de Fate/Zero é um show a parte. A trilha sonora de Fate/Zero é belíssima, com temas épicos e sentimentais. Fate/Zero é a combinação perfeita de gráficos deslumbrantes, trilha sonora magnânima e trama envolvente. 





Quem é quem no universo de Fate/Zero

O maior trunfo de Fate/Zero (além da trama) é a diversidade de personagens. São tantos que é provável que você fique confuso, então confira um guia básico dos principais personagens: 

Emiya Kiritsugu - protagonista, de acordo com a sinopse oficial. Na verdade, sinto que não existe verdadeiramente um protagonista em Fate/Zero, mas é inegável que o mestre Kiritsugu tem lá seu poder no sangrento jogo de xadrez que é a Guerra do Graal. Apesar de ser um mago Kiritsugu é conhecido como "Caçador de magos", pelo fato de ser sua especialidade matá-los. Sem nenhum orgulho ou código de honra, todos seus métodos são considerados sujos ou imperdoáveis, por isso é desprezado pelos outros magos. 








Saber - Servo de Kiritsugu. Sua verdadeira identidade é Arthuria (Arthur Pendragon). Sim, o Rei Arthur é uma mulher em Fate/Zero. Saber segue rigidamente o código de honra dos cavaleiros e sempre cumpre com sua palavra, o que a torna as vezes um personagem chato, pois é muito certinha, mas logo em seguida ela vai para a batalha e a gente perdoa o excesso de zelo. Sua classe é a mais forte de todas. 












Tokiomi Tohsaka - grande jogador da Guerra do Graal. Sempre a frente de todo mundo ele firma aliança com Kirei Kotomine para que possa vencer a guerra. Mestre do poderoso Archer vive se desentendendo com o seu servo. 









Archer - Servo de Tohsaka, Archer tem como sua verdadeira identidade Gilgamesh, o poderoso Rei da Suméria. Arrogante até dizer chega Archer não tem um interesse verdadeiro no Graal, mas como ele acha que o objeto já é dele e que alguém o roubou procura resgatar seu tesouro. É um personagem ultra carismático e fodão do anime. 











Kayneth El-Melloi Archibald - Mago da prestigiosa família Archibald e professor da Torre do Relógio, Kayneth é um mago poderoso e arrogante. Humilha seu aluno Waver o que resulta em um dos melhores plot twist da história.









Lancer - Servo de Archibald, Lancer tem como identidade verdadeira Diarmuid Ua Duibhne. Servo totalmente fiel ao seu mestre, assim como Saber segue o código de honra dos cavaleiros, o que o faz sofrer, pois se vê tendo que escolher entre a lealdade e o amor. Foi o primeiro personagem que me apaixonei logo de cara.








Waver Velvet - Estudante da Torre do Relógio, foi humilhado por Kayneth, pois escreveu uma tese contrária aos padrões vigentes (quanto maior a linhagem, maior o poder do mago). Após ser humilhado Waver teve a oportunidade de descobrir sobre a Guerra do Santo Graal e roubar a relíquia que Kayneth iria utilizar para invocar seu servo.









Rider - Servo de Waver. Rider tem como identidade verdadeira Alexandre, o Grande, o Rei da Macedônia. Extremamente arrogante, carismático e extrovertido Rider é o alívio cômico do anime. Tem de longe o melhor relacionamento Servo\Mestre (Rider e Waver parecem o Pink e o Cérebro). Quer o Graal para poder reencarnar e poder dominar o mundo. 




Kariya Matou - membro da antiga família de magos Matou, Kariya abandonou os parentes e foi virar repórter, mas ao saber que seu pai resolveu adotar e pretende usar a pequena Sakura na Guerra do Santo Graal resolve tomar o lugar da menininha. Como sempre renegou os poderes da família pede para seu pai implante um Inseto de Lacre nele para que consiga ser um Mestre.










Berserker - Servo de Matou. Pouco se sabe de Berserker, além do fato que ele possui a aparência de um cavaleiro e trocou sua sanidade mental pela força. Logo na primeira batalha deixa claro que é um personagem forte e com uma sede de sangue avassaladora. 








Kirei Kotomine - Membro da Igreja e filho do Juiz da Guerra, Kotomine foi durante três anos aluno de Tokiomi Tohsaka. Extremamente estrategista e poderoso só não é mais foda porque não quer. Despreza Emiya Kiritsugu e o quer derrotar a qualquer preço. 







Assassin - Servo de Kirei. Verdadeiras marionetes o Assassin sempre obedece fielmente seu Mestre. A verdadeira identidade de Assassin é Hassan I Sabbah. Só não digo mais coisas porque SPOILERS!









Uryuu Ryuunosuke - Não se sabe muito sobre Ryuunosuke, apenas que ele é um serial killer. Adora matar principalmente crianças, mas infligir dor e propagar o caos é o seu maior prazer. Entra na Guerra do Santo Graal por acaso e torna-se mestre de Caster. 





Caster - Invocado da forma mais nojenta Caster é servo de Ryuunosuke. A relação que tem com seu Mestre é de amizade, pois os dois amam matar crianças. Confunde Saber com Joana D'Arc (por quem era apaixonando). A verdadeira identidade de Caster é Gilles de Rais, conhecido como Marechal das Trevas ou Barba Azul.





Você encontra Fate/Zero na Netflix e Crunchyroll ;)

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

18 comentários

  1. Uau, vou assistir!

    Você já assistiu Fate Stay Night? Se eu não me engano, se passa 10 anos depois de Fate/Zero, e o protagonista se chama Emiya Shirou <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, ainda não assistir Fate Stay Night, mas a forma que terminou Fate/Zero me deixou louca para assistir a "continuação".

      Excluir
  2. Melhor indicação até o momento. Estou encantado.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Vanessa, assista mesmo que o anime é muito, MUITO bom!!!

      Excluir
    2. Acabei de assistir e, pra ser sincera, não gostei. Mas fiquei curiosa pela continuação, só que não achei na Netflix! T.T

      Excluir
    3. A "continuação" é Fate/ Stay Night, que se passa dez anos após a guerra de Fate/ Zero, e também tem Fate/ Stay Night Unlimited Blade Works e Fate/ Kaleid que é um universo totalmente parelelo ao de Fate Stay Night. E ano que vem estreará Fate Stay Night Heaven's Feel. Eu achei Fate/ Zero muito violento, mas tem gráficos muito bons e uma história muito boa. Fate Stay Night, por causa da época, tem gráficos muito ruins e lutas que passam muito rápido e um final um pouco chato. Fate Stay Night Unlimited Blade Works é muito bom, (na minha opinião) tem gráficos muito bons e personagens muito envolventes (como Fate/ Zero). Agora se você gosta de uma coisa mais leve com um pouco menos de lutas assista Fate/ Kaleid, o anime ainda está em lançamento, mas pelo o pouco que eu assisti (duas temporadas) eu achei bem legal. Se você tiver interesse pode ir no site do Super Animes. Espero ter ajudado!

      Excluir
    4. Infelizmente nao se pode agradar a todos :/

      Excluir
  4. Queremos mais posts sobre anime, por favor!

    Ainda não assisti Fate/Zero, mas parece ser bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Lígia, se depender de mim vai ter todo mês agora! Me cobre. ;) rss

      Você tem alguma indicação?

      Excluir
  5. Interessante! Vi na sua descrição que vocês quer ser bibliotecária. Eu estou quase terminando meu curso. Ano que vem serei bibliotecário. Legal saber que a profissão ainda tem muitos adeptos. Tens um belíssimo sonho.
    Sobre o anime, recomendo a todos. O primeiro episódio eu vi uma vez até a metade e desisti, depois tentei de novo, (o primeiro episódio tem 50 minutos) pois no início como você mesmo disse é um pouco complicado entender quem é quem, já que automaticamente procuramos o mocinho, o vilão uma bela mulher que está com um dos dois...
    Mas não é definido nada, apenas sugerido. Nota-se que não há, de fato vilões, mas apenas pontos de vista diferentes sobre determinada situação. Bem, um deles até pode ser vilão por seus atos serem bastante questionáveis, mas nesse caso cada um pode perceber ao assistir pois seria um belo spoiler.
    Vou ver Fate/Stay Night agora, espero que mantenha o nível de Fate/Zero.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de assistir Fate/Stay Night e estou partindo para Fate/Zero (pois é, to indo de tras pra frente kkk).
    O caso é que topo com esse artigo bem escrito e envolvente que já me deixou com mais vontade ainda de continusr a acompanhar a série. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. EU AMEI FATE ZERO e tbm acho bem parecido com got, pensei que estava louca mas parece que não augduasgfd

    ResponderExcluir
  8. pode ser um pouco de viagem, mas creio que o berserker possa ser lancelot e.e

    ResponderExcluir
  9. aaaah, caso não tenha visto, Veja Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works.
    é um remake do Stay Night que, sinceramente, melhor do que o originaç ♥

    ResponderExcluir
  10. Slk esse anime é do krl. Melhor que já vi de longe

    ResponderExcluir

Posts Populares