autoestima biografia

Minha Lista de Prioridades, de David Menasche

11.1.15Anônimo


"A vida continua, o mundo gira, independente das circunstâncias e das nossas diferenças individuais."
Assim que pus os olhos no material de divulgação deste livro, soube que teria de lê-lo. Se não pela capa maravilhosa, pelo tema próximo a minha realidade: a docência. David Menasche é um professor de Inglês que por anos tem cativado jovens mentes. Mesmo o diagnóstico de câncer terminal não lhe afastou da sala de aula. E após um episódio que lhe tira quase toda a visão e também sua liberdade para exercer a profissão que ama, o homem escolhe fazer sua última grande jornada: uma viagem pelos Estados Unidos visitando seus ex-alunos espalhados pelo país, coletando relatos cativantes, redescobrindo seu lugar no mundo e descobrindo o peso que teve na vida de algumas pessoas.

E com uma premissa dessas, você sabe que vai se emocionar. Então pega na mão de Deus e vem.


Eu li esse livro com olhos muito específicos, devo dizer. Como professor, vi ali representação da forma com que vejo a sala de aula, vi ideias de práticas maravilhosas, algumas das quais pretendo realizar com minhas próximas classes, vi uma gratificação transcendental em ver o respeito e consideração dos alunos de Menasche por seu tutor – por que é algo que eu prezo e busco na minha própria experiência. O que eu quero dizer é que eu não sou o público geral para tratar desse livro. Eu sou alguém muito especifico que o leu por razões muito especificas. Talvez até por isso tenha sido tão difícil escrever essa resenha (o outro motivo para a demora eu revelo no final do post).

"Essas discussões acabavam levando meus alunos a concluir que a maioria das mentiras era contada por medo e, índo um pouco além, que as mentiras que contamos são uma admissão do quanto somos medrosos."

A questão é a seguinte: é um cara morrendo de câncer. É óbvio que vai ser emocionante e vai te afetar. Esse não é o cerne do livro, no entanto. O que embeleza a narrativa é ver a obstinação de David, dedicado até o ultimo momento a seus alunos. A forma com que ele se entrega a esse propósito na vida até como uma forma de lutar contra a estagnação que a doença pode causar é muito bonita, e Menasche é realmente um professor competente. Entre os relatos de sala de aula dele e cartas de seus alunos que estão espalhadas pelo texto, dá para ver isso. E ele parece honesto. A maneira com que ele descreve sua separação é muito sincera.

No final das contas, se você o estiver lendo como um relato de sobrevivência ao câncer, terá ai uma experiência mediana. Se você quer relatos de sala de aula bonitos, você terá o que procura. Mas se você tentar olhar as lições por trás das palavras do autor, aí sim você pode ter um livro sensacional em mãos. Em minha primeira leitura, o achei morno, mas me peguei voltando a ele de novo e de novo e isso diz muito sobre o livro. Por exemplo, uma experiência muito legal é tentar fazer o experimento que intitula obra: Menasche pedia que seus alunos escrevessem uma lista em ordem com as prioridades de suas vidas. Termos simples: aceitação, família, emprego, amor, estudos, entretenimento, amizade, etc. Se a principio parece ingênuo, quando você ler as leituras que o homem fazia de seus estudantes com base nisso, é inevitável reconsiderar.

Uma simples lista de prioridades pode dizer muito sobre quem você é hoje.

Infelizmente, é meu dever dizer que David veio a falecer novembro passado por conta de seu tumor, o que me levou a me afastar um tempo desta resenha. Supor sua morte era uma profecia já realizada, mas não torna o fato menos triste ou pesaroso. Nos resta, então, honrar sua memória e apreciar seu trabalho, imortalizado neste singelo volume.



Livro: Minha Lista de Prioridades

Autor: David Menasche

Editora: Paralela

Paginas: 205

Comprar: SaraivaSubmarino.




(3.5/5 Conversinhas)


Esta resenha só foi possivel por que a Paralela é uma linda e nos cedeu um exemplar <3


BONUS TRACK: A LISTA DE PRIORIDADES DO DIEGO

Saúde

Independência

Auto-estima

Coragem

Prazer

Aceitação

Respeito

Amizade

Confiança

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares