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Como promover seu livro utilizando o Pinterest

3.8.14Elilyan Andrade


Como diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Esse deveria ser o slogan do Pinterest, site de compartilhamento de fotos. O serviço permite aos usuários criar e gerenciar coleções de imagens com base em um tema. Apesar de ser bastante utilizado por algumas empresas e internautas o Pinterest ainda não caiu no gosto dos escritores e editoras brasileiras, o que, na minha opinião, é uma burrice. 

De acordo com o estudo da Shareaholic, o Pinterest gera mais tráfego que o Google+, YouTube e LinkedIn juntos. Só perde para Facebook e Twitter. Além disso, mais de 58% do tráfego é do sexo feminino, com 59% entre as idades de 25 e 44. O Pinterest é uma ótima ferramenta para os autores que procuram promover os seus livros on-line de uma forma criativa, divertida e envolvente. 

Amigo escritor, está na hora de deixar as palavras um pouco de lado e se aventurar no mundo das imagens. Vem comigo descobrir como promover seu livro utilizando o Pinterest. 

Sua marca é o seu perfil

Use seu logotipo ou uma foto profissional sua como imagem de perfil. PELO AMOR DE TUDO QUE É MAIS SAGRADO não use uma foto sua tomando cerveja com os amigos. Lembre-se: você esta procurando envolver-se com os seus leitores, bem como chegar a leitores em potencial. 








Conheça o seu público

Seus pins devem refletir interesses comuns dos seus leitores. Por exemplo, se você escreve romances de fantasia os seus leitores podem gostar de imagens de castelos e dragões. A L&PM Editores tem um painel só com estantes, pois sabe que esse é um assunto que todo leitor ama. 

Use descrições

O Pinterest é uma apresentação visual, mas palavras também são importantes, pois é através da descrição que será possível o seu futuro leitor/seguidor/fã achar uma imagem fantástica da Segunda Guerra Mundial que tem relação com o seu livro. Vale a pena demorar alguns segundos para escrever uma descrição digna e atraente. Hashtags também são interessantes, mas nunca em excesso, por favor. 

Mantenha o foco

Você escreve livros sobre culinária? Então não existe a necessidade de um painel com imagens de sapatos. Suas imagens de interesses pessoais devem ficar em uma conta separada.

Obtenha uma conta empresarial

Novidade do Pinterest, as contas de negócios incluem análises que mostram quantas pessoas marcaram pins a partir do seu site, repinned seus pinos e outros dados úteis que irão ajudá-lo a decidir a melhor forma de usar a rede social para atingir seus objetivos. Basicamente as contas empresariais do Pinterest são as fan pages do Facebook. 

Seja pinnable

Agora vamos falar sobre o seu site e/ou blog. Inclua imagens em cada página do seu site/blog e o botão do Pinterest na área de compartilhamento de mídia social (na parte inferior de cada post do blog). Verifique se o seu logotipo no site (ou imagem de cabeçalho) é possível de ser pinnable (muitos não são). Eu não posso te dizer quantas vezes eu queria fixar um artigo, mas não podia porque não havia uma imagem de pin!

Integre ao Twitter e Facebook

Sabe aquela conversa de "unidos venceremos"? Para a divulgação de seu trabalho ela é uma máxima que deve ser utilizada ao pé da letra. Integre seus perfis do Twitter e Facebook com o Pinterest. Esse post só foi criado por causa da integração do meu perfil da rede social do passarinho azul com a rede das imagens fofinhas. Um escritor amigo da Igra viu um tweet meu que levava a um pin e começamos a conversar sobre as vantagens do Pinterest para os escritores.


Realize um concurso de novos pins

Peça aos seus fãs para apresentar algumas idéias para novos pins. Você pode premiá-los com marcadores, livros autografados ou um conto inédito. Muitas vezes seus leitores só querem interagir, ou seja, concursos e promoções são excelentes oportunidades para engajar seu público-alvo. Quem faz um excelente trabalho de engajamento é o perfil do filme The Hunger Games.


Repin

Assim como no Twitter, o Pinterest está relacionado a quantidade de seguidores e repins que você tem. Não limite seus painéis para o seu próprio conteúdo! Interaja com outros perfis. Lembre-se: o Pinterest é uma rede social, ou seja, uma pista de mão dupla. A Penguin Books USA segue mais de 600 perfis, entre eles escritores, leitores e outras publicações e editoras. 

Tenha calma

Não fique ansioso se você não tiver rapidamente vários seguidores ou repins, assim como qualquer outra rede social, no Pinterest para crescer você precisa ter paciência. Ah, e não esqueça de alimentar diariamente o Pinterest, por experiência própria sei que conta muito mais pinar uma imagem diariamente do quer pinar 10 vezes de uma só vez e esquecer seu perfil por meses.

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2 comentários

  1. eu ainda não me adaptei ao pinterest, mas vejo que ele é uma ótima ferramenta. Vou tentar usá-lo mais!

    http://prefirobsides.blogspot.com.br/

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  2. Eu mal conheço essa rede social. Fiquei surpreso com a estatística de que é mais popular que o Youtube. Isso vale para o Brasil? Só 25 amigos do meu Facebook usam o Pinterest.

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