CCDicas como usar o google

9 dicas de como usar o Google

6.7.14Dana Martins


Saiu um infográfico de "As coisas mais bizarras (e assutadoras) que as pessoas procuram no Google", feito pela empresa australiana Search Factory, e como todo procrastinador eu fui ver o que tinha na lista. Uma das coisas "bizarras" é "Como eu uso o google?" Até aí tudo bem, meio estranho pesquisarem isso mesmo... até eu ver alguém comentar dizendo que essa era a pior, como se precisasse ser muito burro para querer saber como usa o Google usando o Google! 

Aí já era tarde demais. Meu cérebro do contra começou: Pior por que? Qual é o problema de pesquisar isso? Até parece que todo mundo sabe tudo o que dá pra usar no google! Eu definitivamente não sei de tudo. Então decidi parar pra pensar e reuni 9 formas super úteis de usar o Google, mas que muita gente não sabe. 

Resumo das dicas:
1- Pesquisar usando imagem em vez de palavras
2- Usar ferramentas de pesquisa
3- Aproveitar o Google Drive (por mil motivos)
4- Encontrar mais conteúdo relevante
5- Desativar filtros de pesquisa
6- Usar como professor de inglês
7- Usar como conversor (e para conseguir informações básicas)
8- Fugir do trânsito (e chegar a algum lugar)
9- Descobrir resposta do dever de casa

1- Pesquisar usando imagem em vez de palavras

Simples, extremamente útil e que eu ensinei pra o meu primo no outro dia. O Google vai te dar a  imagem de vários tamanhos, onde a imagem é encontrada na internet e até imagens visualmente semelhantes. Aqui uma imagem pra você aprender: 


Entra no Google, vai na parte de "imagens" e clica naquela câmera ali em cima. Aí tem a opção de pesquisar com link ou fazer upload. 



Pra quem usar Google Chrome, basta clicar com o botão direito do mouse na imagem e "pesquisar imagem no google" - teste isso agora na imagem acima. :D

Útil para: descobrir a fonte original de uma imagem, encontrar em qualidade melhor, procurar certo tipo de imagem... 

2- Usar ferramentas de pesquisa

E existem pesquisas avançadas! Um modo de pesquisa avançada  (você encontra na engrenagem à direita que eu esqueci de colocar no print), ferramentas de pesquisa diferente pra cada tipo de pesquisa (Web, Imagens, Vídeos...). Nas ferramentas você filtra coisas tipo língua, país e data. Desses o que eu mais usei foi o pesquisar por data (Período). Quer tentar lembrar do que falavam de tal livro na época que lançou antes da fama? Personalize. 



Agora o ferramentas de pesquisa de imagem (acima), que eu uso quase que diariamente.  Meu preferido é Tipo que eu posso colocar em animações para pesquisar só gifs. Vocês não sabem como isso facilitou minha vida em micro-movimento! Tamanho é o meu segundo preferido, pra quando quero imagens com qualidade. E ainda dá pra pesquisar por Cor. São coisas idiotas que estão na nossa cara, mas nem todo mundo sabe e fazem uma diferença enorme.

Útil para: pesquisar gifs, imagens de qualidade, coisas de uma época e coisas mais específicas no geral.

3- Aproveitar o Google Drive (por mil motivos)

Isso é uma das coisas mais maravilhosas que eu descobri nos últimos tempos. Meu Word inventou um daqueles problemas de licença e decidiu que não ia mais funcionar, aí fiquei com preguiça de descobrir como reinstalar e fui usando o Google Drive até que... POR QUE EU NÃO FIZ ISSO ANTES? 

No seu o Google Drive deve ser em português, não se preocupe.
(acho que é o Google tentando substituir o seu HD)

Além de ser de graça, é em nuvem (fica tudo salvo online, você pode acessar de qualquer lugar com internet) e tem várias opções, porque é como o pacote de programas Office do windows: Powerpoint (Presentation), Excel (Spreadsheet), Word (Document). (você cria clicando ali em Create/Criar você abre um novo ou do lado faz upload de um arquivo do seu computador) Você pode editar o arquivo com os seus amigos, de qualquer lugar com a internet, fazer até upload de música pra ouvir!!! Uma infinidade de coisas, sério, porque funciona junto com vários apps que vocês pode incluir. Eu já usei até para colocar texto scanneado e transformar em texto. Enquanto eu fazia trabalhado da faculdade, eu e a minha amiga editavamos o texto ao mesmo tempo e até conversavamos. Aqui no CC, a gente usa pra montar a agenda ou quando quer opinião de texto (dá pra incluir comentários de uma forma bem legal). Ou seja, uma infinidade de opções. (a seta azul indica pastas que você pode criar)

Dá até pra baixar um app que funciona tipo o dropbox no seu computador (e celular) e é compatível com Word. Acesse aqui https://drive.google.com

Útil para: Editar textos, fazer planilhas, slides, organizar ideias visualmente, ter seus arquivos onde for, fazer backup e tudo isso junto com os outros em tempo real. 

4- Encontrar mais conteúdo relevante

Você sabia que o Google de cada país tem pesquisa personalizada? Você pode escrever "the fault in our stars review" no google.com.br, mas não vai ser o mesmo resultado que no google.com com a língua como inglês. Lembrando que existe Google do mundo inteiro, então pesquisando algo de um país específico, você pode entrar no google desse país (google.fr - França; google.ca - Canadá). Você provavelmente vai se meter em sites de línguas diferentes, mas dá pra sobreviver com o sistema de tradução de página do Google Chrome. 


Útil para: expandir seu campo de pesquisa, conhecer outras culturas, aprender outras línguas
5- Desativar filtros de pesquisa

Às vezes quando a gente gosta muito de algo, parece que a coisa segue você em todo lugar. Ou talvez você esteja usando a internet na era do conteúdo personalizado. No mês dos zumbis aqui do CC eu tive que... bem, pesquisar sobre zumbis. Um mês depois, não importava o que eu estivesse pesquisando, zumbis apareciam no meio. "Cachorrinhos fofinhos" para procurar imagens? Zumbis. "Receita de macarrão com queijo?" Zumbis. Isso é mais fácil perceber quando você pesquisar imagens, mas serve para o Google como um todo. 

Macarrão com queijo parece mais bonito no The Sims

Como desativar? Bem, você tem que ver se todo seu histórico tá limpo, se o seu Google Chrome não tá logado na sua conta do google (que salva o histórico) e eu sinceramente não sei mais o que, nunca cheguei ao ponto de tentar me livrar de verdade das garras do Google. Vale lembrar que isso não é tipo "SE LIVRE AGORA, DISSO!", porque pode realmente ajudar uma pesquisa personalizada. O importante aqui é saber que se não encontrar o que você quer, existem mais opções!

Útil para: Você sabe que está vendo só uma parte limitada da internet, então você pode expandir seu campo de pesquisa. 

6- Usar como professor de inglês 

Usar diretamente como tradutor (não o google tradutor, peloamor!) O Google me leva aos melhores dicionários online. É só escrever palavra + tradução, tipo "young tradução" e aí os primeiros sites vão vir com uma boa tradução, você pode comparar facilmente e às vezes o próprio Google te dá a tradução direta. Também dá pra pesquisar expressões e o próprio resultado da pesquisa pode te dar ideia do que é. O máximo que vai acontecer é a palavra que você quer saber ser o nome de uma música e aparecer a tradução da música (que, aliás, você também pode usar pra saber a tradução). Se você um pouco em inglês dá, inclusive, pra pesquisar palavra + definition e ver em um dicionário em inglês, ou se não tem certeza do uso de uma palavra/frase/expressão, basta pesquisar pra ver como é utilizado em títulos de matérias e textos. 

Aproveitando, se você quer aprender inglês, largue esse Google Tradutor, pesquise por palavras e tente
compreender o contexto - você vai ver que vai começar a entender sozinho muuito mais rápido. 

Isso também pode ser usado como dicionário, pesequise palavra + definição. Se você usa o google chrome, é só sair digitando na barra de pesquisa. Muito mais rápido do que entra num dicionário, digitar ou qualquer outra coisa. 

Útil para: traduzir, aprender inglês

7- Usar como conversor (e para conseguir informações básicas)

Sabia que dá pra converter medidas e até moeda direto na barra de pesquisa? 3 cm = m, ou 3 reais = usd. Funciona melhor com o termo abreviado, por exemplo, tentei ver quando dava em real um livro de 1.99 libras da Jane Austen (moeda britânica), mas pesquisar "1.99 libras = reais" não funcionou, já com a abreviação GBP foi. Descobri que usando "em" no meio funciona melhor, tipo "1.99 libras em reais" vai. 

Por algum motivo, usar o "em" no lugar de "=" aqui não funcionou. Não sei se existe uma regra, é mais rápido só trocar. 

Além disso, você pode usar pra saber do tempo (Ex: Tempo Rio de Janeiro), horário do cinema (Ex: Filmes A Culpa é das Estrelas), dicionário (não funcionou muito bem, acho que ainda não é muito bom em português) e outras coisas que estão explicadas aqui.

Útil para: converter moedas, medidas, saber o tempo e um monte de coisisinhas de maneira rápida. 

8- Fugir do trânsito (e chegar a algum lugar)

Acho que isso todo mundo sabe, mas não custa dizer. Você pode ver a situação real do trânsito pelo Google Maps, pesquisando normalmente o lugar que você quer ver no mapa, ver opções e "trânsito". Tirei um print, mas quando ver isso o Google pode já ter mudado o layout.  


Você coloca a seta ali em cima (azul) e aí vai descer essa aba, você clica na opção Trânsito. (no app do celular isso é muito mais fácil, mas dá pra ver pela internet também)


Acabei de descobrir que agora ainda tem a opção "Trânsito Típico", pra você ver como essa rua costuma estar certo dia da semana e tal hora. (lembra que tem que colocar o mouse sobre a barrinha de pesquisa pra aparecer essas opções)

Isso não funciona em todos os lugares, ainda mais no Brasil, mas aqui no Rio de Janeiro (cidade) funciona muito bem e quando fui pra São Paulo também foi super útil. O Google também tem navegador e o clássico Street View, que te salva de ir a lugares desconhecidos sem saber nada de como é. Na época que os meus tios estavam viajando na Europa, usei o google também para mostrar pra minha avó os lugares onde eles estavam, é legal que não só tem o Street View, como umas fotos em 360º pra você ver os arredores e fotos de turistas. Vovós adoram o street view! E também tem o app, mas isso já vem em todo celular, então as pessoas devem saber?

Útil para: tentar fugir de algumas horas no trânsito, saber para onde ir e distrair vovós.

9- Descobrir resposta do dever de casa

Se você está na época de vestibular ou está em uma daquelas escolas preparatórias que te marretam com listas exercícios de vestibular e te deixam com distúrbio de ansiedade, a maioria dos exercícios que eles passam são reais ou até seus professores pegaram da internet (ah, o Google também serve para isso). Então você encontra online a resolução e a resposta. 

Pessoas agora:
(usar a pesquisa do google me ajudou a achar esse gif)

Eu:
(pesquisa do google não me ajudou a achar esse gif)

Coloque o trecho do exercício no Google quando rolar uma dúvida, tem alguém ensinando a resolver. Isso vai dar um pouco mais de trabalho do que uma pesquisa normal (entrar em vários sites, abrir pdfs), mas vai te salvar caso você tenha decidido estudar no dia anterior da prova e não tem ninguém para tirar dúvida. Quer dizer, caso você esteja estudando sozinho porque você é um aluno que sempre faz isso e ficou na dúvida de uma resposta. 

Ou seja...

(também encontrado com o google)

Então será que nós sabemos mesmo como usar o Google? Acho que o Google é um labirinto tão grande que nem quem trabalha lá sabe tudo. E ainda tem muito mais do que essa lista, porque aqui eu quis incluir só as coisas que eu vivo usando. Existe coisa tipo o Google Hangouts (Imagina Skype com várias pessoas sem baixar programa nenhum...) e ontem mesmo eu descobri o Google Fonts, depois do Pinterest provavelmente meu novo segundo lugar favorito para encontrar fontes. (pesquise no google para saber mais)

O Google pode ser muito mais do que escrever uma palavra e clicar no primeiro resultado. E aí, já sabia disso tudo? Tem alguma dica sobre como o Google facilitou a sua vida? Eu realmente quero saber, então deixe um comentário aí para dividir.  :D

-dana martins


Outras dicas de como usar o Google:


TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Vou te contar um caso engraçado que ocorreu no último jogo do Brasil: eu e minha mãe queríamos porque queríamos saber o que estava escrito na tatuagem do pescoço do Neymar, e de jeito nenhum conseguíamos ler. Então minha mãe teve a brilhante idéia de pesquisar na internet pelo celular.

    Passou um minuto, dois, e nada dela achar a resposta. Pensei "gente, mas é tão difícil assim?" e peguei o celular dela pra ver o que ela tinha pesquisado. Olha a pérola: "Oi, gostaria de saber o que esta escrito na tatuagem do pescoço do Neymar, obrigada". Eu ri tanto, mas tanto com a noobice dela, pois aparecia de tudo, até propaganda de cursinho, inglês, resultado de jogo, tratamento pra remoção de tatuagem, e nada da tatuagem do Neymar.

    Tomei o celular da não dela, apertei o botão de pesquisa de voz e mandei "tatuagem pescoço Neymar", três segundos depois já sabíamos a resposta.

    Tentei explicar pra ela que o modo como as buscas funcionam são por palavras-chaves, mas acho que ela não entendeu ainda, rsrsrs. Vou falar pra ela ler esse post!

    Adoro esse blog! Sempre leio e vez ou outra acabo comentando. Parabéns pelo conteúdo diversificado!

    Abraços, até!

    Comabocanomundo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHAUHA muito bom. Muito obrigada por dividir isso <3 Pior que é assim mesmo, ainda mais pra os mais velhos. Meu tio outro dia com o notebook aqui em casa, vira pra mim: "Tem facebook aqui?"
      Eu olho pra ele, tipo, wtf você tá falando? É claro que tem. Mais um segundo de desentendimento silencioso até que eu percebi que ele tava procurando o ícone do facebook na área de trabalho, porque no celular é só clicar no app. E olha que meu tio não é nem desses ~que não conseguem nada~. Ele vive no fb pelo tablet e celular.

      Fala pra ela ler, espero que ajude.

      E muito obrigada pelo carinho e comentário. Sempre vejo você aqui e fico feliz (:

      Excluir
    2. Hahahha, ri alto com essa do seu tio.

      Minha mãe criou um Twitter hoje. Vamos ver no que vai dar.

      Excluir
    3. MORRI HAHAHAHAHAHAHAH

      Mas isso é mais comum do que a gente pensa. Só olhar as buscas que caem nos nossos blogs/sites pra ver que tem um monte de coisa assim.

      Btw, queria sugerir um post para o CC: Vocês comentarem as buscas engraçadas/bizarras que caem no blog. Dá para olhar num Analytics da vida. Dá pra ver algumas no Painel de estatísticas do Blogger também.

      Excluir
  2. 1) Eu sabia dessa busca por imagens, mas não sabia dessa opção que o Chrome disponibiliza! Gente, amo o Chrome! Principalmente pela omnibox (onde a gente digita a url ou qualquer cosia). Não confio em pessoas que usam outro navegador.

    2) Não sei se conta como ferramenta, mas existem uns artifícios que podem ser usados para melhorar a busca. Eu uso muito o "-", que exclui uma palavra dos resultados. Por exemplo, se eu buscar "hulk" no Google, ele vai me trazer coisas tanto do herói quanto do jogador de futebol. Se eu pesquisar "hulk -futebol", ele não vai mostrar nenhuma página que tenha a palavra "futebol", o que me ajuda bastante se estiver procurando pelo herói.

    Gosto também das aspas em volta das palavras. Tipo, se eu buscar "rosas são vermelhas" com aspas em volta, o Google só retorna páginas que tenham exatamente essa frase. Ele não retornaria páginas que só tenham "rosas vermelhas" ou "vermelhas são as rosas", por exemplo.

    Devem ter outros artifícios que desconheço, mas esses dois são uma mão na roda.

    3) Gente, Google Drive é MINHA VIDA. COMO ASSIM TEM GENTE QUE NÃO USA PORQUE NÃO CONHECE??? Planilhas do Google Drive <3 É muito legal porque dá para compartilhar, até abrir o documento para todo mundo.


    Não foi citado, mas uso muito como calculadora também, por pura preguiça de usar qualquer outra calculadora. É só digitar a conta na busca e pronto.

    Agora que vi esse link no fim do post com vários dos artifícios além dos que citei no 2). Risos.

    ResponderExcluir

Posts Populares