Amanda Palmer Coraline

Por que amar: Neil Gaiman

9.4.14Anônimo


Neil Gaiman é uma pessoa tão sensacional que eu nem sei por onde começar a elogia-lo. Se você frequenta o ConversaCult, é provável que já tenha seus motivos para gostar desse cara. Mas só para garantir, eu vou dar mais alguns.

Por sua ampla versatilidade profissional, é muito difícil cobrir as competências de Gaiman de forma sucinta. Fiz o melhor que pude.

Histórias em quadrinho
O homem simplesmente redefiniu o gênero ao criar um dos maiores clássicos do formato: "Sandman". Junto de Alan Moore é considerado como pai dos quadrinhos contemporâneos. Foi um dos primeiros a se desprender do maniqueísmo das histórias de super-herói e desenvolver uma narrativa mais psicológica e fantástica, abusando de referencias literárias e abrindo portas a tantos outros talentos que vêm explorando o formato desde então.


Escreveu também "Os Livros da Magia", a mini-série em quadrinhos que conta a saga do bruxo Timothy Hunter, que é até hoje considerado por muitos a inspiração original de Rowling no desenvolvimento de Harry Potter.

Roteiros

Recentemente tem sido lembrado como o autor de um dos melhores episódios de "Doctor Who" dos últimos tempos, "The Doctor's Wife", que lhe acarretou premiações diversas e outro convite para escrever para a série. Além disso, adaptou suas obras "Coraline" e "Stardust" para a produção dos filmes e é o roteirista de "Beowulf" (ok, esse é o menor méritos de Gaiman. Aquele filme é muito ruim!).



Também escreveu a série "Lugar Nenhum", que teve tanta repercussão que foi publicada em formato de livro anos depois. Ah, ele também escreveu e participou de um episodio muito bom de "Os Simpsons", em que se une a Lisa para escrever uma saga de fantasia a la Harry Potter. Sensacional!

Livros Infantis

Uma de suas maiores obras, "Coraline", comemorou uma década ano retrasado. Amplamente premiado e elogiado, é um livro que não canso de recomendar. Gaiman conseguiu construir uma história ingenua para crianças com um pano de fundo sombrio que assusta adultos - aspecto que infelizmente não se reflete na adaptação, em minha opinião.


Igualmente deliciosos são seus trabalhos mais recentes, e ainda não traduzidos, "Fortunately, the milk", uma saga fantástica com piratas, dinossauros e muitos outros elementos de fantasia e "Chu's Day", a história de um panda cujos espirros fazem coisas ruins acontecerem.

Livros

A obra de Gaiman é marcada por sua habilidade de mesclar magia e realidade. Ele não separa as duas, mas as trata como partes de um mesmo mundo. Em suas histórias, traumas e monstros são palavras diferentes para a mesma coisa. Por tanto, mesmo quando ele fala de bruxas malignas ou deuses terríveis, os sentimentos do texto são muito mais reais. Os fantasmas e os monstros não eclipsam a falta de perspectiva, o medo da rejeição ou as dores do crescimento. O sobrenatural trabalha em função de seus temas, e não contra eles.



Dentre suas obras mais famosas, "Deuses Americanos" certamente rouba a cena, narrando a saga do prisioneiro Shadow, que tem de lidar com as divindades antigas e novas que moram nos Estado Unidos. É um livro pesado, abstrato e extremamente saboroso. "Stardust" é famoso por dar uma reviravolta no estilo de contos de fada. E claro, sua obra mais recente, "O Oceano no Fim do Caminho", para o qual não há palavras suficientes.

Família

Pouco se sabe sobre sua primeira esposa, exceto que ela concebeu seus três filhos, os quais foram responsáveis por inspira-lo diversas vezes. Mas fiz esse adendo só para mencionar que, desde 2011, ele é casado com a sensacional Amanda Palmer, cantora britânica que é símbolo da luta feminista em tantos sentidos.

retrato do casal feliz. risos.

Pessoa

Gaiman alcançou o status de celebridade, mas é uma pessoa extremamente humilde. Solícito com seus fãs, sempre disponível e muito inspirador. Em inúmeras ocasiões, despejou dicas e conselhos a jovens escritores. Seria difícil reunir todo o material disponível sobre ele, então tive de ser seletivo. Resolvi encerrar o post com esse discurso maravilhoso que ele fez para a formatura de 2012 da Universidade de Artes de Londres (em inglês).

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Já está mais que na hora de eu ler algo do Gaiman... Há anos tenho curiosidade de ler Sandman; não que eu seja vidrada em quadrinhos - aliás estou começando a curtir alguns somente agora -, mas essa série em especial sempre tive vontade de ler.
    Assisti à animação Coraline e amei o visual e a história. =)

    Beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Conhecia o autor, mas nunca li nada dele. Vou pesquisar mais e vou ler! Nunca comentei nada, mas adoro o blog (: Acho que vocês fazem um trabalho muito bom, um dos melhores blogs literários que eu visito. Inclusive indiquei o blog num post, olhem lá

    http://prefirobsides.blogspot.com.br/2014/04/10-blogs-para-seguir.html

    ResponderExcluir
  3. Essa postagem merece uma atualização. :)

    ResponderExcluir

Posts Populares