carminha CCSexta

Especial Vilania: Top 10 da maldade televisionada

25.4.14Igraínne


Hoje é o último CCsexta e, apesar dos contratempos, enfim trazemos uma poderosa lista com as 10 mais marcantes vilãs da história da televisão - afinal de contas, vilão que é vilão não aparece só em quadrinhos, não é mesmo?

Pronto para conferir essa coleção de personagens deturpados? Então vamos logo com isso porque eu também quero ser RYCAAAAH.

10) Paola Bracho 
Por que ela é do top 10? Porque é a nova cota para estrangeiros -brinks. Na verdade é porque "A Usurpadora" é a clássica novela de gêmeos na qual vemos o gêmeo bom e o gêmeo mal. Paola Bracho é diva, ela ensina, é rainha da moda, tão poderosa que é um dos twitters de vilãs que mais estão vivos, mesmo com o passar de quase vinte anos da estreia da novela.

MOCIONADA.

Quem é ela mesmo?
Paola é casada com Carlos Daniel, um homem com dois filhos do seu primeiro casamento. Paola e Paulina são filhas gêmeas de Paula, uma senhora muito pobre que não tinha dinheiro de criar duas meninas e abandonou uma delas (no caso, Paola). Paulina, assim, cresce com a mãe, aprendendo o valor do caráter e do amor, enquanto Paola é criada em meio aos ricos e só pensa em dinheiro. Na realidade, acredito que Paola não tenha tido qualquer tipo de escrúpulos, já que trai o marido babacão com mil homens (incluindo homens da mesma família de Carlos Daniel), maltrata os enteados e alcooliza a sogra. Contudo, numa viagem com um dos amantes, Paola conhece Paulina e a chantageia para que troquem de lugar, já que quer tirar férias da própria vida e se divertir com mais homens - caso Paulina não aceite, Paola a denunciará por roubo. E é aí que a história começa, com uma tomando (obviamente, como o próprio nome da novela diz) o lugar da outra.

9) Bia Falcão - Belíssima
Se tenho algo a falar dela é de sua parceria nesse hit: video do pobreza pega. Isso resume bem.


Quem é ela mesmo?
Tinha uma empresa famosíssima de roupas íntimas, Belíssima, que foi criada por uma estonteante modelo dos anos 60 (no caso, sua filha). Então acontece um acidente de avião e a dona da empresa e seu marido morrem, deixando seus filhos sozinhos. É aí que entra a vilã da trama, Bia Falcão, avó de Júlia (e herdeira). Bia cuidará dos netos até que possam atingir a idade pra controlar a empresa. É uma mulher milionária e que se recusa a ser contrariada. Porém, todo mundo tem um tendão de Aquiles e, no passado, Bia se apaixonou por um homem pobre que a recusou - por isso as atitudes inconsequentes e doentias.

8) Yvone Fura Olho - Caminho das Índias
Essa novela não tinha uma vilã cabeça, mas várias ruins. Não tenho o que falar dela, mas um ponto que vale ressaltar é como ela ''roubou'' o marido da Melissa. Ela deu tipo um ''remédio'' pra dormir pro homem e ele se fez de morto. Cara, anos depois dessa novela acontece algo semelhante em Capitão América 2! Incrível.

Quem é ela mesmo?
A história começa quando Yvone, que é amiga de infância de Melissa, reaparece. A vilã se faz de ''pessoa mais gentil do mundo'', conquistando a todos. Com o desenrolar da história, Yvone trai Melissa roubando, literalmente, seu marido.

E, melhor do que vilão ruim, só vilão apanhando. Melissinha Cadore nos mostra o porquê:



7) Cover Naza, Tereza Cristina - Fina Estampa
Um dos motivos que a trouxeram aqui é porque vi em mais de um lugar ''Cover da Nazaré'' e através da minha pesquisa achei algumas semelhanças:::: ambas usam a escada e aparelhos elétricos pra jogar na banheira com o objetivo de matar pessoas. O diferencial dessa vilã é conservar, todas as outras já citadas querem uma mudança, ela só quer manter. Manter a classe, o status, o padrão e etc. A Tereza é uma ''vilã boa'', não é por acaso que no testamento sua fortuna fica para o Crô. Soa estranho, mas as atrocidades que ela faz vêm de uma mistura de obsessão com insegurança pra manter o patamar.


Quem é ela mesmo?
Fina Estampa é a novela em que conhecemos Pereirão (aka Griselda ou Bigoduda), uma mulher humilde que trabalha como mecânica para manter a família. Durante a novela ela ganha na loteria, seu marido desaparecido retorna e ela se apaixona pelo cozinheiro de um restaurante chique, que é marido da vilã Tereza Cristina (que tem o mordomo Crô que até ganhou filme solo recentemente). Basicamente, a novela mostra essa heroína (Pereirão) que não tem medo de sujar as mãos e nem vergonha de ser pobre - e acaba ficando rica. Enquanto isso, do outro lado, temos Tereza Cristina, que é rica e desesperada para manter sua imagem de rica, porque ela teme, na verdade, ser "apenas uma filha de faxineira."

6) Aline feat. Félix - Amor à Vida
Aline não me surpreende em nada porque ela é o clichê máximo de todas as vilãs que vemos aqui, só quem sem nenhum diferencial. Por outro lado, foi incrível mostrar um vilão gay hilário e se transformando em ''bom''.



Quem é ela/ele mesmo?
Nessa novela de 2013 já encontramos uma variação do que é ser vilão. Primeiro temos Félix, o filho de César, que quer mais do que tudo ser reconhecido pelo pai e controlar o hospital. Por causa disso ele passa metade da novela torturando a irmã, Paloma, até que passa por uma fase de transformação e migra para o lado do bem. Tudo para enfrentar... Aline. A secretária que seduz César para se vingar por causa de babados do passado. Aí ela deixa o César cego, engravida e tenta matar o amante-capanga, até morrer eletrocutada.

5) Lívia Rainha das Seringas - Salve Jorge
Essa vilã pode facilmente ser considerada fraca, porém ela tem umas características interessantes que a diferenciam do resto. Ela é a única que não usa ''casamento'' ou vingança pessoal pra justificar os próprios atos. Ela trabalha com isso porque dá dinheiro e pronto, ela não se envolve diretamente com o trabalho pesado. Sem falar da seringa que completa a personagem e é marcante.

Quem é ela mesmo?
Lívia é dona de uma grande agência de moda, só que a empresa é só pra desviar a atenção do seu real trabalho: iludir e traficar garotas que buscam uma melhor condição de vida e explorá-las como prostitutas em um bordel na Turquia.



4) Carminha/Nina - Avenida Brasil
Carminha tem um quê de Flora nas suas falas de desgosto, mas o mais divertido é seu caráter. Mesmo quando está na pior, quando o sinal da GVT cai e uma horda de zumbis chega, ela ainda assim consegue ironizar a situação. Por exemplo, no final da novela quando mais nada restava e a Nina ofereceu o café, ela falou com aquela voz de desleixo "Sabe como eu gosto, né? Sem açúcar. Era só o que me faltava, engordar". Por outro lado, o legal da Nina é reparar que essa sim vai de boa pra má, um tipo de Félix oposto, consumida pela vingança. Como nós mostramos no post de desconstrução de vilões, eles são muitas vezes o Grande Talvez do herói.

Porque essa vida é um inferno.

Quem é ela mesmo?
Carminha era pobre e se juntou a Max, seu amante, para dar um golpe em Genésio, pai de Rita. Alguém lembra das cenas dela maltratando a menininha que todo mundo adorou no início da novela? Bem, quando ela consegue fazer Genésio morrer, fica com a herança de Rita e a abandona no lixão. Aproveita e dá o golpe do baú em Tufão, famoso jogador de futebol, e o faz criar seus dois filhos com Max: Jorginho e Ágata. Só que anos depois Rita volta como Nina para se vingar e aí vemos a luta das duas, ao ponto em que Nina praticamente se torna vilã para tratar Carminha do jeito que ela agia com todo mundo.

3) Clara - Passione
Minha irmã me perguntou porque o terceiro lugar é dela e a resposta que dou a vocês é: ela não é uma vingativazinha de esquina, depois dos dois primeiros lugares, ela é a que mais matou. E a quantidade de mortes de qualquer uma dessas do top 3 comparada as outras é BEM superior. E, dessas três, é a única que saiu totalmente impune.

Tendeu? Tendeu?

Quem é ela mesmo?
Clara é tipo uma Aline do sexta lugar que seduziu Totó por causa de seu dinheiro, mas o diferencial dela é usar a trapaça como uma forma de ganhar a vida para se livrar do passado (quando foi explorada sexualmente) e tentar proteger a irmã do mesmo destino. Nessa luta pelo dinheiro ela mata mais uma galera e se vinga de pessoas do passado.

2) Nazaré Tedesco - Senhora do Destino 
Naza só não ganha o primeiro lugar porque não me paga mais sorvete. Mas fica em segundo porque tem os melhores gifs/videos da internet:


Por que Nazaré é INCRÍVEL? Porque é uma vilã que mexe com esse lado mais alucicrazy cômico. Ela consegue fazer uma chacina e te fazer rir ao mesmo tempo. Faça um favor e assista esse vídeo.

Quem é ela mesmo?
Nazaré Tedesco é uma prostituta que encontra um cara que acredita que ela seja santinha. Com a chegada de Maria do Carmo ao Rio de Janeiro, Naza vê a chance de mudar de vida, roubando a filha da Maria e dando o golpe da barriga em seu companheiro. Os anos passam e seu marido descobre a verdade: a filha não é dele. A partir daí Nazaré só fica loucona, mata ele e um bando de gente. SAMBA.


1) Flora - A Favorita
Primeiro lugar porque não há outra vilã que expresse tão bem a loucura e o desgosto. As caras, as falas, o tom e os jeitos são INESQUECÍVEIS ("merda, merda, merda!"). Nunca vi na Rede Globo ou qualquer outra emissora brasileira uma vilã padrão fifa. Primeira e única realmente macabra. Uma das poucas novelas que não foram previsíveis. Admita que não sabia se a assassina era a Donatella ou a Flora. u_u

Quem é ela mesmo?
Caso não lembre, a novela ''A Favorita'' foi divida em três partes. Há o assassinato de Marcelo (que supostamente tinha um caso com Flora e era casado com Donatella), ocasião em que Flora é presa como culpada. A primeira parte propriamente dita se estende até anos depois, quando enfim ela sai da prisão tentando provar sua inocência - e é aí que ficamos na dúvida de quem é a real culpa, de Donatella ou de Flora. Daí vem a segunda parte, na qual Flora consegue se passar como inocente e incriminar Donatella, deixando-a no fundo do poço. É exatamente nesse ponto que ocorre o clímax da trama: Donatella xatiadíssima tenta matar Flora, porém na hora H ela não consegue e Flora berra "Você não vai me matar! Você não tem coragem! Você não é uma assassina como eu!" e daí todos os telespectadores levam uma surra, porque afinal até a baratinha do esgoto estava torcendo a favor de Flora. A partir disso, na terceira fase só vemos a real face dessa extraordinária vilã.

Uma das cenas mais inesquecíveis e macabras é a morte de Gonçalo:


Duvido que a genialidade dessa icônica vilã, por muito tempo sendo vista como a clássica heroína, não tenha te surpreendido e feito você pedir aplausos do nada ou dado aquela vontade de falar ''mas que velha safada!''/''velho caquético!''.

-valentino martins



E você, leitor? Qual seu vilão/vilã favorito(a) das telenovelas? Conta pra gente! 

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares