CCLivros CCResenhas

[Resenha] Fim, de Fernanda Torres

13.3.14Diego Matioli

- Livro: Fim
- Autora: Fernanda Torres
- Comprar: Saraiva, Submarino, Cultura
- No Skoob













Minicrítica - Resenha
Em seus últimos minutos de vida, Álvaro, Ciro, Ribeiro, Neto e Silvio, que uma vez já foram grandes amigos, refletem sobre o rumo de suas vidas e as relações que tiveram, mantiveram ou destruíram no decorrer dos anos. Através de uma narrativa melancólica e crua, vemos suas mortes, a reação de parentes e amigos em seus enterros, assim como os momentos que definiram seus destinos. Um livro maduro, que compartilha da aura desapaixonada de seus personagens, mas parece sempre a um passo de ser realmente incrível.

Depois do clique eu enterro o livro. (risos)

Fim não é, nem de longe, um livro ruim. A escrita é consiste, seu conceito é interessante, a caracterização dos personagens é bem feita. Cada capítulo abre com a data de nascimento e morte de um dos cinco amigos, então se desenvolve em primeira pessoa, trazendo o fluxo de pensamento da vitima da vez poucos momentos antes de sua anunciada morte. A partir dai a narrativa passa para a terceira pessoa, um distanciamento que vêm para acompanhar o clima de velório – literalmente.

pontos pelo marketing sagaz
O charme do texto está nessas mudanças de perspectivas. Vemos as coisas do ângulo extremamente parcial do protagonista, vemos como ele interpreta sua vida e seus relacionamentos. Então ele morre e somos apresentados a todos esses personagens do qual ouvíamos falar, e descobrimos que a opinião do protagonista dizia mais sobre ele do que sobre as pessoas ao seu redor. Conhecemos o outro lado da história. O resultado é uma colcha de retalhos de impressões.

Fernanda Torres sabe dosar as histórias dos cinco amigos para que não soem genéricas e fracas, tampouco absurdas demais. Elas têm o toque de incomum das boas conversas de bar, e os personagens não deixam nada a desejar. Cada um tem suas características e trejeitos marcantes. Silvio e Ciro, em particular, têm histórias que considerei fascinantes. De fato, há muitos elogios no livro. Mas há também um problema:

Eu não consegui me animar com ele. Não posso dizer que há uma boa razão, e te garanto que não o peguei de má vontade. Foi escolhido a dedo, inclusive. Ele só não me envolveu como deveria. O ritmo, que é um pouco estranho, talvez tenha interferido nisso, os capítulos foram ficando cada vez menos consistentes e amarrados, a meu ver. Não sei se isso foi intencional. Talvez não tenha lido ele na hora certa, talvez eu não seja o público-alvo, talvez os astros estivessem em desalinho. Não sei. Só sei que nenhum trecho do livro realmente me tocou, nada nessa obra transcendeu para mim. E isso é triste.

Mas se quer meu conselho, o leia mesmo assim. Tecnicamente falando, não há nada de errado com ele e Fernanda Torres é, por si só, uma pessoa incrível o suficiente para valer a aposta - tanto é que registro aqui a intenção de adquirir um próximo livro, se um dia houver.

(3 de 5 Conversinhas)



A companhia das letras é uma linda e tornou essa resenha possível (pra começar, por publicar o livro, né) ao nos ceder este exemplar. Para você, Cia., tudo de bom!


TAGS: , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Não conhecia esse livro. Achei a proposta bastante interessante, adoro essa coisa de expectativa/realidade ou, num sentido mais amplo, de uma parte desmentir a anterior. Coloquei na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *