Asimov CCSexta

Dicas para começar a ler ficção científica!

7.3.14Anônimo


Para comemorar a leitura de Asimov lá no Volta ao Mundo em 12 Livros (ainda não conhece? vem, gente!), nós do ConversaCult decidimos que valia a pena falar um pouco mais do gênero em que este autor trabalha. Infelizmente, vivemos em um mundo que esquece a Ficção Científica. Mas cá estou eu para mostrar que ela pode ficar pertinho da gente, pois não morde e nem suja o tapete.

Veja nossas dicas deliciosas depois do clique.

Ficção Cientifica não é coisa de “nerd”
Se o nome ficção cientifica te faz pensar em gente com orelhas pontudas, fantasiada de alien e encenando lutas com sabres de luz movidos a pilha, saiba que isso não é um bom motivo para ter medo do gênero. Existem sim, pessoas fervorosamente apaixonadas pelo estilo, mas eles só estão sendo fãs. Assim como tem fãs radicais do Justin Bieber que tatuam a cara dele no braço e gente que só ouve a sua música e acha legal, você também não precisa ir a extremos para gostar de algo.

Star Kid pra representar a comunidade!

E nem coisa de “gente inteligente”
Não pense que você precisa conhecer algo de física quântica para entender histórias de viagem no tempo ou universos paralelos. Isso seria o mesmo que exigir bacharel de biologia para assistir os filmes do X-men. A Ficção Cientifica lida com muita especulação a respeito da evolução da tecnologia, mas nada chega no âmbito técnico da coisa. A ciência é um veículo para narrar boas histórias, assim como a magia de Harry Potter ou Senhor dos Anéis.

eu não preciso saber como funciona pra ter medo disso!

Não tenha medo dos clássicos
Já sei, já sei, você foi forçado a ler O Cortiço no ensino médio e desde então a palavra “Clássico” te faz sentir um arrepio de terror. Bem, deixa disso e vem com a gente, pois os clássicos de Ficção Cientifica são sensacionais. Sério, histórias sobre maquinas do tempo ou robôs dominando o mundo simplesmente NÃO PODEM ser chatas. Aproveita que no #VAM12L nós estamos lendo o Asimov, que é um dos maiores clássicos do gênero.

você vai se surpreender!

{Para quem sabe inglês} Hoje em dia, os clássicos vêm até você
Existem diversas ações para trazer para os tempos atuais os livros de ficção cientifica do começo do século. Um desses projetos, o Singularity, tem digitalizado e vendido obras do estilo sobre os mais diversos temas, de autores completamente desconhecidos, mas igualmente geniais. Já pensou que Asimov é praticamente o “crepúsculo do FC”? Ele é o mais modinha! Tem muito mais para ler por aí!

FC é o universo na ponta dos teus dedos!

Cheque seus filmes prediletos
Hoje em dia, com a quantidade de adaptações, não é difícil achar uma extensa lista de leitura procurando no cinema. O exemplo mais recente provavelmente é Enders Game, mas não precisa ir muito longe para encontrar ótimas leituras: Minority Report, 2001 – Uma odisseia no espaço, A origem, Eu sou a Lenda, Guerra dos mundos, só para citar alguns. 

quem acha que fc não é emocionante nunca viu Wall-e

Caia de cabeça na televisão
Se o monstro da ficção científica ainda é muito intimidador, pode ser que você prefira se iniciar no gênero com um bom seriado - eles sempre têm altas referências literárias escondidas que, eu garanto, você vai acabar querendo ler. Do eterno Doctor Who, que está aí a mais de 50 anos, até o envolvente Fringe, opções não faltam. Se quer minha sugestão, ninguém supera Arquivo X e Star Trek (todas as 4 séries) no assunto.

FC: melhor que dorgas!

E vá para o facebook!
Hoje em dia existe grupo para tudo no facebook. Eu, por exemplo, participo deste aqui, chamado Ficção Científica e Fantasia. Sempre tem recomendações de livro pintando por lá, entre diversos outros posts falando do assunto em tudo que é mídia. Se você quer se familiarizar com um gênero ou autor novo, um dos passos mais fáceis é correr para a rede social, driblar os memes que povoam a nossa timeline e sair procurando grupos interessantes.

entre em contato com o MUNDO!

{Para quem sabe inglês} Você pode achar um clube do livro!
Um dos meus primeiros guias no gênero foi um clube do livro americano que funciona no Goodreads, chamado Sword & Laser. Eles revesam mensalmente livros de Ficção Cientifica e de Fantasia. Há fóruns de discussão, podcasts, agenda de lançamentos, vídeos no youtube... Mil maneiras de acompanhar, só escolher a que te agradar mais. E como os projetos literários do ConversaCult já provaram, ler em comunidade é muito mais legal!

os apresentadores desse show LINDOÃN!!!111one!1












Mas, acima de tudo: Divirta-se

Ler não deve ser uma missão impossível, uma batalha interminável nem uma obrigação. Tem  ser divertido. Curta o gênero, se familiarize com as diferenças que o tornam especial, deixe a imaginação correr pelas possibilidades e aproveite a viagem ao máximo. Você não vai se arrepender!

heh

Até mais e obrigado pelos peixes!
E se você entende a referência que eu fiz na frase acima, meus parabéns, você já pode se considerar um fã de FC.

não há palavras para descrever isso. Só um numero: 42


TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. "Asimov é praticamente o 'crepúsculo do FC'" AUAHUHAU Adorei. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n se preocupe sobre ponteiros de rifles em geral creio que a agonia eterna não resolveria o caso, mas não custa tentar u.u

      Excluir
  2. Adorei! Preciso ler mais livros de ficção científica, não tive muito acesso ainda, mas agora vou procurar mais. Só que antes de tudo terminar minha coleção do Guia! @.@

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post, sim infelizmente a ficção no brasil é muito pouco difundinda, quase nao existe meio de ela ser divulgada diferente do que ocorre em outros tipos de literatura fantásticas ( como por exemplo palestras, Workshops e outras coisas do gênero ) mas é nao desanimar, afinal em que outro tipo de literatura a gente encontra as Respostas, Pra Vida, O Universo e tudo mais ?

    ResponderExcluir

Posts Populares