CCHQ Diego Matioli

Guia de Quadrinhos: a Turma da Mônica como você nunca viu

21.1.14Anônimo


Hoje eu vou contar uma historinha da Turma da Mônica - sqn:


Em 2009, o ilustríssimo senhor Mauricio de Souza, que certamente dispensa apresentações, completou meio século de carreira como quadrinista. Para comemorar, cinquenta dos maiores artistas gráficos, quadrinistas e cartoonistas do país foram convidados para realizar releituras da obra do mestre, as quais foram reunidas e lançadas no álbum “MSP50”.

Foi um sucesso.


Tamanha a repercussão que no ano seguinte convidaram novos artistas e lançaram o “MSP+50”, e depois o “MSP novos 50” e por fim o “Ouro da Casa”, que seguia a mesma linha dos álbuns anteriores, porem teve a participação exclusiva dos funcionários da Mauricio de Souza Produções.

Mas uma mísera página para cada releitura genial se provou insuficiente. O público queria mais. A idéia já estava consagrada. Foi ai que surgiram as Graphic MSP.
Com um logo desses, como não amar?
Com o intuito de explorar mais o potencial que a obra de Mauricio de Souza abre para reinterpretações através do formato de Graphic Novel, os títulos são anunciados anualmente e são lançados a cada trimestre. Os autores possuem liberdade total para criar em cima dos personagens clássicos e os resultados são magníficos.

Logo que foi lançado, logo comprei o primeiro album: “Astronauta - Magnetar”. Não vou negar: jamais fui chegado no personagem, mas ideia era boa e a arte impecável. Não me arrependi da compra. Pelo contrario, tratei logo de transformar isso em uma coleção. Magnetar explora temas profundos como solidão e o preço que se paga para seguir seus sonhos. É uma obra madura, e ainda assim respeita a essência do personagem original. Além disso, o álbum se encerra com uma breve incursão histórica na composição original do personagem por Mauricio, que achei de grande valia.


Títulos sobre a Turma da Mônica, Chico Bento e Pitéco se seguiram. Todos mantendo o nível de qualidade e acabamento sem igual. Mesmo não vendo meus personagens prediletos nas páginas (tipo o Franjinha<3) o sentimento é de nostalgia intensa. Não há viva alma neste Brasil que não conheça esses personagens desde a mais tenra infância. Imagino que, se para mim, que pouco pude acompanhar os gibis, a obra já é emocionante, para fãs mais firmes, deve ser algo surreal ver essas figuras queridas em uma obra de tanta qualidade.

Para quem cresceu com os gibis e não sabe como começar a explorar uma literatura mais madura no campo dos quadrinhos, esta coleção é uma ótima pedida. Uma perfeita introdução ao Graphic Novel de produção inteiramente nacional. Os personagens são familiares, o acabamento é impecável, mas os temas propostos são desafiadores e envolventes.

E minha animação com a série só aumenta. Os novos títulos de 2014 foram anunciados, dentre os quais, álbuns sobre o Bidu e o Penadinho, outros dos meus favoritos.



E não só isso. Tanto foi o sucesso dos primeiros álbuns que "Astronauta-Magnetar" e "Turma da Mônica-Laços", terão continuações neste ano também.



Seja você fã do Mauricio de Souza ou apenas alguém interessado em bons Graphic Novels, estes álbuns vão de conquistar, tenho certeza.

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Que demaaais! Maurício é sempre demais!

    ResponderExcluir
  2. Achei bastante inovador essa iniciativa, além disso, essas versões alternativas ficaram muito perfeitas *U*

    Tchau~
    Otavio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  3. Comprei os quatro, resenhei os quatro e mal vejo a hora para ter o do Penadinho em mãos. Foi uma das ideias mais genias que o grupo Maurício de Souza teve. =)

    momentumsaga.com

    ResponderExcluir

Posts Populares