2013 Brenda Cordeiro

The X Factor vs. The Voice - Qual o seu preferido?

28.9.13Unknown


Vote no seu preferido! Enquete no fim do post. 

Você conhece os dois programas no estilo "caça talentos" que conquistaram o mundo? Sabe quais são as diferenças entre ambos? Esse post foi feito para explicar para você como eles funcionam. 

Na essência, ambos são programas para achar uma voz que se destaque no meio das outras. Mas existem muitas diferenças entre os dois e é isso que faz com que cada um seja especial e façam o sucesso que ambos fazem.

Eu não acompanho nenhum dos dois programas desde o começo, então não posso ser considerada uma fã. O The Voice eu assisti a quarta temporada inteira, então sei bem como funciona e a dinâmica do programa me agrada muito. Já o The X-Factor, é a primeira vez que eu estou acompanhando, mas já estou gostando muito!

Maaaas não estou aqui pra falar de minhas preferências e sim pra explicar para vocês como funcionam os dois programas.

Vamos lá?

Origem:

The X Factor: Criado em 2004, no Reino Unido, por Simon Cowell. O programa fez tanto sucesso lá que Simon resolveu levar pros Estados Unidos e lá ficou como jurado oficial. Hoje existe em vários países, sendo a versão original, a americana e a australiana as mais populares. No UK o programa está em sua 10ª temporada; Nos EUA está na 3ª temporada e na Austrália, na 5ª. Vou me basear na versão americana (e na última temporada finalizada) para escrever o post, já que existem diferenças no formato do programa em cada país e em cada temporada.

The Voice: Criado em 2010, na Holanda, por John de Mol. Também existe em vários países (incluindo o Brasil /o/), sendo também as versões americana, britânica e australiana mais populares. Está na 5ª temporada nos EUA e na 2ª na Austrália e no Reino Unido. Também vou me basear na versão americana (e na última temporada finalizada) para escrever este post.

Jurados:

The X Factor: Os jurados originais eram Simon Cowell, Paula Abdul, Nicole Scherzinger e L.A. Reid. 
Na segunda temporada as mulheres saíram e deram lugar a Britney Spears e Demi Lovato. 
Agora, na terceira temporada, L.A. e Britney saíram, dando lugar a Kelly Rowland e Paulina Rubio.











The Voice: Aqui eles são chamados de "coaches". Os coaches originais eram Blake Shelton, Adam Levine, Christina Aguilera e Cee Lo Green.
Eles se manteram até a 4ª temporada, quando Cee Lo e Christina saíram e foram substituídos por Shakira e Usher. Mas, na atual temporada, eles voltaram à formação original.
Porém Shakira e Usher agradaram tanto que já foram confirmados para a 6ª temporada.






Audições:
Acho que a diferença mais marcante entre os dois programas é a audição. 

O The X Factor faz as audições em diferentes cidades do país, como se fosse uma turnê. A pré-seleção ocorre no mesmo dia e local da audição, mas os produtores deixam várias pessoas ruins passarem, pra poder gerar momentos engraçados no programa. Ele segue a linha clássica dos programas do estilo, com uma audição em que o candidato precisa da aprovação de pelo menos 3 dos quatro jurados. Os jurados podem julgar a pessoa do momento em que ela pisa no palco, analisando seu estilo, seu carisma e aparência até mesmo antes da música em si. Assim eles podem ser mais críticos (alô Simon Cowell!) em relação aos candidatos.

Já no The Voice, para participar do programa o candidato precisa mandar seu material para a produção do programa que vai analisar e aprovar somente os melhores para que possam ir para a Blind Audition.
Como o nome sugere, a audição é "às cegas", ou seja, o candidato é julgado unicamente pela sua voz. Os técnicos ficam de costas para a pessoa e o técnico que gostar da música vira sua cadeira, podendo finalmente ver quem possui a voz que o conquistou. No caso de mais de um técnico virar sua cadeira para a pessoa, ela tem a liberdade de escolher com quem ela vai querer trabalhar. É ai que chega a parte engraçada da audição, ver os técnicos batalhando entre si pra ver quem vai ficar com o candidato. Esse estilo torna a audição um pouco mais dificil (porque a pessoa tem que ser boa mesmo!) e, por um outro lado, mais fácil (já que o nervosismo de ser analisado desde o momento em que pisa no palco não existe). 

Formato do programa:

The X Factor: 
São 5 fases: Audições com os produtores; Audições com os jurados; Bootcamp; Judge's Home e Live Shows.
Depois das audições os concorrentes vão para o Bootcamp, onde começam a treinar seus vocais e tentam melhorar cada vez mais. Aí eles cantam sozinhos (na primeira fase) e depois com outro competidor (na segunda fase). Os jurados decidem quem continua ou não no programa, formando equipes. Eles também tem a liberdade de formar ou desmembrar grupos.
Na última temporada essas equipes eram: Jovens, Adolescentes, Grupos e Maiores de 30 anos. Na atual temporada (que segue a mesma divisão da primeira), as equipes são: Garotos, Garotas, Maiores de 25 anos e Grupos. 
Só depois do Bootcamp que os jurados descobrem quem vai ser o mentor de cada equipe. 
A fase seguinte é o Judge's Home. Aqui os concorrentes são orientados por seu mentor específico e por um ajudante convidado. Cada concorrente se apresenta e o mentor tem que eliminar dois candidatos.
Depois vem os Live Shows. Essa fase começa com apresentações ao vivo dos 16 concorrentes. O público vota e os 2 menos votados de cada equipe têm que cantar novamente, deixando para o mentor a decisão de quem sai. Quando restam 12 participantes, a dinâmica muda um pouco. Agora eles recebem um tema específico de música, cantam ao vivo, o público vota, há um ranking total (independente de equipe), quem estiver na última posição sai e os dois últimos depois dele precisam cantar novamente, deixando a decisão de quem sai nas mãos dos jurados. Assim vai até que restam apenas 3 competidores.
Na final, os 3 últimos concorrentes se apresentam ao vivo e quem escolhe o vencedor é o público.
OBS: Na temporada atual o programa resolveu fazer algumas mudanças, digamos, arriscadas. O Bootcamp e o Judge's Home foram extintos. Agora os jurados precisam diminuir o grupo inicial de 218 aprovados para 40 logo depois das audições, e assim são apresentados para suas categorias. A fase seguinte é o 'Four-Chair Challenge', no qual os 10 concorrentes de cada categoria se apresentarão e o mentor tem que escolher apenas 4 para continuarem no programa.

The Voice:
São 6 fases: Pré-seleção pelos produtores; Blind Auditions; Battle Rounds, Knockouts, Live Playoffs e Live Shows.
A divisão dos concorrentes é feita por times, onde cada treinador tem 12 concorrentes em seu time.
Após a Blind Audition, os concorrentes de cada Time começam a trabalhar com seu técnico e com o ajudante dele (cada técnico ganha um ajudante convidado, assim como no The X Factor).
Na terceira fase ocorrem as Battle Rounds, na qual o técnico forma duplas em sua equipe, que cantam juntas uma música, e depois ele elimina um desses concorrentes. Nessa fase existe o "Steal", que permite que os outros técnicos "roubem" a pessoa que foi eliminada para seu time. Cada técnico pode roubar duas pessoas.
Depois vem os Knockouts, no qual o técnico escolhe na hora dois concorrentes de seu time para se enfrentarem, cantando uma música cada um. Novamente o técnico tem que escolher um para sair e dessa vez ninguém é 'roubado'.
Nos Live Playoffs os concorrentes cantam ao vivo, primeiro em grupo (sem serem julgados, só pra entretenimento mesmo) e depois sozinhos. O público vota e salva 2 dos 4 concorrentes de cada time, deixando para o técnico a decisão de salvar mais um e mandar o outro para casa.
Aí vêm os Live Shows, que começam com 12 concorrentes. Cada concorrente canta uma música, o público vota e os dois menos votados saem do programa, independente de times. Vai sendo assim até a semi-final, onde sobram quatro concorrentes que cantam duas músicas cada. Ai o público vota e o menos votado saí, sobrando apenas 3, que vão para a final e o público escolhe o vencedor.

Prêmio:

The X Factor: O vencedor leva pra casa um prêmio de 5 milhões de dólares (pouca coisa, né?) e mais um contrato com a gravadora do Simon, a Syco, que é afiliada da Sony Music.

The Voice: O vencedor ganha um prêmio bem mais singelo: 100 mil dólares e um contrato com a gravadora Universal Music.

Bem, galerinha, é isso! Espero que o post tenha ficado bem explicado. Como eu disse lá no começo, eu não sou nenhuma expert em nenhum dos dois programas, então eu posso ter escrito alguma coisa errada. Se isso aconteceu, por favor, não deixem de comentar! ;)

Atualmente o The X Factor US está no começo de sua terceira temporada e o The Voice US no começo da quinta, então dá tempo de você começar a assistir os dois!
Uma boa notícia para os fãs de The Voice: o programa foi o primeiro reality musical a ganhar o Emmy de melhor reality show!

A rivalidade entre os dois programas existe, mas como eles são bem diferentes, dá sim pra gostar igualmente dos dois! 
Mas, pra quem não consegue ficar sem escolher um lado, me contem: Qual o seu preferido? The X Factor ou The Voice? Os dois? Ou nenhum dos dois? Votem e comentem!

por Brenda Cordeiro

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

9 comentários

  1. Apesar de gostar MUITO do The Voice (tanto a versão americana ~Adaaaam~, quanto na brasileira ~Lulu Santos <3~) , eu sou APAIXONADÉRIIMA por The X Factor (SIMON!). Adoro a ideia do The Voice de "julgar" o pessoal pela voz (pelo menos na primeira parte), mas concordo que pra ter sucesso no mundo da música é preciso ter um "fator x". Além disso, creio que X Factor gera mais oportunidades, ainda mais por ser do Simon, que abre caminho para todo mundo na música, por exemplo, do X Factor conhecemos grupos como One Direction, Fifth Harmony, Emblem 3... e não me lembro de ninguém do The Voice. Uma pena! Sem falar que o prêmio do The X é beeem melhor né kk
    Enfim, amei o post e já registrei meu voto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. The voice, mas The X factor também é super legal!
    Quando vai sair os resultados da votação?

    ResponderExcluir
  3. 1° o cara q fez essa pesquisa é a favor do the voice claramente, mas tudo bem, prefiro the xfactor porque as ''briguinhas engraçadas'' dos jurados no the voice sao completamente armadas e decoradas como textos, sou ator eu sei dessas coisas, presta mais atençao fera e como um profissional nao de seu ponto de vista

    ResponderExcluir
  4. Factor X,nem há comparação.

    ResponderExcluir
  5. the x factor! tem nem comparação alem de ter saimon que e um jurado mais que exelente o vencedor sai mais rico e conhecido como 1D,pq vamos ver ne,quem e conhecido que ja venceu o the voice?! Apesar de ter jurados que eu amo!

    ResponderExcluir
  6. he x factor! tem nem comparação alem de ter saimon que e um jurado mais que excelente o vencedor sai mais rico e conhecido como 1D,pq vamos ver ne,quem e conhecido que ja venceu o the voice?! Apesar de ter jurados que eu amo!

    ResponderExcluir
  7. The X-Factor abre portas para os cantores amadores e pessoas comuns também. Na versão brasileira, que está muito boa e com imagem, palco, jurados, apresentadora quase igual à inglesa (o som precisa melhorar um pouco para a TV), me parece que a maioria dos participantes seja de cantores profissionais. Acho muito emocionante a reação dos amadores... muito mais emotiva. Mas estou gostando do resultado no Brasil. Parabéns para a Band pela iniciativa, investimento, qualidade e resultado. Espero que isso se traduza em boa audiência e o programa continue.

    ResponderExcluir

Posts Populares