CCLivros Charlie Higson

Três livros sobre... adolescentes sobrevivendo

5.8.13Dana Martins

  

Há quem diga que os três livros de hoje são distópicos, há quem diga que eles são pós-apocalípticos... Eu sinceramente não sei muito bem. Eles são estranhos - e estranhamente parecidos.

Todos os três são histórias de jovens adolescentes (vai de uns 13 aos 17) que ficaram presos sem adultos em alguma situação extrema e são testados com todo tipo de crueldade. Eles também são semelhantes na forma que retratam isso: nenhum deles tenta amenizar a situação só porque o protagonista é jovem. São livros que mostram a situação como ela é.
*Essa é uma coluna da Iris Figueiredo no Literalmente Falando, chamada 'Três livros sobre...', que nós estamos usando aqui no blog. O primeiro foi Três livros sobre... amor, feito por todos da equipe do blog.



O primeiro é Gone (se você fosse ler apenas um livro dessa lista, seria esse). Nessa história de repente todos os adultam somem - puf! - e durante a loucura que se segue o protagonista descobre que a pequena cidadezinha onde mora está isolada como numa bolha. Como isso já não é ruim o suficiente, vamos conhecendo histórias paralelas de jovens sobreviventes e vendo que coisas sobrenaturais estão acontecendo. Como você explica uma cidade se isolar do mundo do nada? Adultos desaparecerem como num passe de mágica? Ah, e o que vai acontecer se você virar um adulto?


O segundo é O Inimigo. Ele é mais fácil de olhar e definir: ah, um apocalipse zumbi! Bem, só que a doença só transforma adultos em zumbis e as crianças precisam se virar. Esse não tem um protagonista exato, você passa por vários personagens e dos três livros aqui esse é o que mais se destaca na caracterização. Ainda assim, ele segue o mesmo ritmo dos outros dois. O grupo de crianças sobrevivia bem num mercado até que os zumbis começam a ficar estranhos e eles fazem tudo para procurar um lugar melhor. Mesma história.


O terceiro é Correr ou Morrer, que é onde esse tipo de história fica mais evidente, até no título. Imagine um campo, cercado por muralhas, dentro de um labirinto. De mês em mês um garoto é deixado ali formando uma pequena população de adolescentes que não lembram de nada além do próprio nome e precisam se desdobrar para criar ordem e achar a saída. Se já não é uma situação intrigante, quando o protagonista é largado nesse lugar, o frágil equilíbrio construído ao longo de dos anos começa a roer - e parece que ele tem alguma coisa a ver com isso.

Mesmo que cada um tenha alguma particularidade, as histórias são mesmo parecidas. Além do que eu falei lá no início, ao fazer isso me dei conta de que mal ou bem todos têm um elemento sobrenatural, todos eles desenvolvem sobre a correria por causa das mudanças e as dúvidas sobre o mundo apocalíptico. Os personagens não conhecem o mundo onde estão, eles estão em eterno conflito com outros personagens, eles parecem estar lutando contra um maldito quebra-cabeça para escapar da situação.

Isso tudo poderia ser até uma boa metáfora para a adolescência. Quando você descobre que os adultos não têm muito mais valor que você, que o tempo passa rápido e você precisa se acostumar rapidamente com esse mundo. Ah, e que o mundo não é tão bonito assim quando se olha de perto...


Imagens do filme de Correr ou Morrer, para ver outras clique aqui.

Dos três, a história que eu mais gosto é de Correr ou Morrer (estar num buraco tipo uma cobaia!!!), mas deixa muito a desejar na execução. O Inimigo é o que tem os melhores personagens e metáforas descaradas, mas a história em si não é aquele 100%. É como se eles tivessem notas muito altas num quesito e muito baixa em outros. Já Gone de 0 a 5 eu diria que fica com 4 no geral, podendo ter até alguns 5, então se destaca como melhor. Leia, leia todos para conferir...

Ah, e todos eles também são séries cheias de livros (e que eu só li o primeiro).

Nossas resenhas: Gone, de Michael Grant - O Inimigo, de Charlie Higson - Correr ou Morrer, de James Dashner

-dana martins

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares