CCLivros desafio

Maratona Literária 2013 - Balanço das leituras

6.8.13ConversaCult


Olá! Depois de uma semana, chegamos ao fim da Maratona Literária 2013, que vinha acontecendo em alguns blogs e teve participação de muitos leitores. Agora que acabou, eu (Paulo) e o João voltamos para falar um pouco sobre como foi a realização da nossa meta. A ideia da maratona era que que nós lêssemos mais do que lemos normalmente, será que conseguimos? 

>>>Veja no nosso post de inscrição mais informações sobre a Maratona e as nossas metas!

>>>Balanço das Leituras

- João:


~Meta inicial:
  1. Príncipe Mecânico, Cassandra Clare (que já estava começado) - 300 páginas
  2. A Ira dos Justos, Manel Loureiro - 400 páginas 
  3. Sombra e Ossos, Leish Bardugo - 288 páginas

  Total: 988 páginas (média de 141 páginas por dia)

~Desempenho final:
  1. Príncipe Mecânico (terminado) - 300 páginas
  2. A Ira dos Justos (não terminado) - 86 páginas
  3. O Beco do Pânico (terminado) - 112 páginas 

  Total: 498 páginas (média de 71 páginas por dia)

~Ao longo da Maratona...

Participar dessa maratona foi algo bem, hm, turbulento. A princípio, eu tinha escolhido três livros razoavelmente grandes e estava disposto a terminar todos eles até domingo. Mas, no decorrer da semana, acabei descobrindo que errei ao fazer essa seleção.

Livros assim, um pouco "densos", me deixaram muito cansado e acabei não me animando para a leitura tanto quanto eu gostaria. O ritmo foi muito inconstante e ia diminuindo a cada dia. Quando,  nos dois últimos dias da maratona, quase derrotado pelo cansaço, percebi que a coisa não estava fluindo e que não tinha completado nem a metade da meta, resolvi parar a leitura de "A Ira dos Justos" e buscar algo mais leve, que eu realmente estivesse com muita vontade de ler. A saída foi "O Beco do Pânico", um livro que tinha chegado de presente de um amigo dois dias antes e ficava me encarando toda vez que eu entrava no quarto. O legal é que isso fez efeito: consegui ler o livro em poucas horas, terminando nos últimos minutos da maratona.

 ~Valeu a pena participar?

Sim, foi muito bom! Consegui ler mais do que normalmente leio numa semana normal (é, gente, eu leio pouco...) e, de quebra, descobrir mais sobre meus limites e meu potencial como leitor.

Além disso, os dois livros que consegui finalizar entraram para os favoritos. "Príncipe Mecânico" tem o melhor triângulo amoroso que já vi (primeira vez que não consigo decidir qual é o melhor casal!!!) e "O Beco do Pânico" é um dos livros mais intrigantes que conheço, principalmente por tratar de um tema polêmico sem parecer forçado. Embora tenha lido poucos livros, ambos foram bastante especiais e me deixaram satisfeitos com meu progresso na maratona.


- Paulo: 


~Meta inicial:
  1. Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente - 51 páginas
  2. Bom de Briga, Markuz Zusak - 208 páginas
  3. Dividir e Conquistar, Carrie Ryan - 216 páginas
  4. A Metamorfose, Franz Kafka - 70 páginas

  Total: 545 páginas (média de 78 páginas por dia)

~Desempenho final:
  1. Auto da Barca do Inferno (terminado)  - 51 páginas
  2. Bom de Briga (terminado) - 208 páginas
  3. Dividir e Conquistar (terminado) - 216 páginas

  Total: 475 páginas (média de 68 páginas por dia)

~Ao longo da Maratona...

A maratona foi uma experiência boa, devo dizer. Posso não ter lido muito, mas foi muito mais do que eu teria lido durante toda a semana se não tivesse o "incentivo" do projeto.

Ao contrário do João, todos os livros que escolhi foram muito pequenos; o grande problema para eu não ter conseguido completar a lista de leituras é que eu acabei enrolando e deixando os livros de lado. Primeiro, eu só fui começar as leituras na terça-feira, porque passei a segunda estudando. Li o "Alto da Barca do Inferno" em um único dia, assim como foi com "Bom de Briga", que li durante a quarta-feira. Porém, quando chegou na quinta-feira, comecei a ler "Dividir e Conquistar", li umas trinta páginas e meio que deixei o livro de lado nos dois dias seguintes. Só fui recuperar ontem, quando continuei e finalmente terminei o livro. 

 ~Valeu a pena participar?

Sim! Como disse ali em cima, posso ter lido pouco, mas teria lido muito menos se não fosse pela maratona. No post de inscrição, eu cheguei a dizer que não gosto muito desses desafios que me forçam a ler e é verdade, porém valeu a pena nesse momento tão lento de leituras que estou. 

Quanto aos livros lidos, confesso que o "Auto da Barca do Inferno" não me agradou tanto. É bom, mas é drama e esse tipo de livro não está entre os que eu mais gosto. Além da linguagem bem antiga, que dificultou bastante as coisas. Entretanto, "Bom de Briga" foi uma leitura ótima e entrou para os favoritos. Markus Zusak já é um dos autores que mais gosto, mal posso esperar para ler mais dele! Por fim, "Dividir e Conquistar", o segundo volume da série Infinity Ring, manteve o nível do primeiro e foi uma leitura leve e divertida, ótima para passar o tempo (e matar o tédio de domingo).



E vocês, participaram da maratona? Conseguiram ler tudo o que queriam? Deixem aqui nos comentários! 

- paulo v. e joão pedro f. gomes

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Participei e fiquei muito feliz por participar <3 Li tudo o que eu queria, ano que vem vou aumentar a minha lista!


    O blog é lindo, estou seguindo os blogs que participarão da maratona literária para manter contato ... se puder dar uma visita no meu vou ficar hiper feliz (:

    Ps: Já estou seguindo

    tresvezesporsemana.blogspot.com

    tresvezesporsemana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Posts Populares