Bienal CCSexta

O Guia de Sobrevivência #Bienal 2

16.8.13Isabelle Fernandes




Olá, pessoal!!! Faltam DUAS SEMANAS PRA BIENAL, e todo bom leitor que se preze (e que pode) deve estar se preparando para os dias de glória nos pavilhões do RioCentro. Quem já frequentou as outras edições já sabe como funciona o esquema e está esperto, mas e quem nunca foi? Como chegar? Como as coisas funcionam lá? Quais são as manhas para se encontrar os livros mais baratos? Portanto, eu, Isabelle, criei o Guia de Sobrevivência à Bienal, reunindo as dicas mais importantes para quem quer curtir um dos maiores eventos literários que rolam por aqui.

Estão prontos?? Clique abaixo e vamos lá



Dica #1: Caso vá de ônibus, dê preferência às linhas que tem o RioCentro como ponto final.

O RioCentro é um lugar enoooooooorme. Se você é do tipo desorientado, siga esta dica. Eu particularmente acharia difícil saber o ponto certo onde descer e principalmente encontrar a entrada. Por isso, as vantagens do ônibus com destino final ali são: você não precisa se preocupar com pontos de referência; é só seguir a multidão. Ela sabe onde está a entrada q.

ATUALIZAÇÃO - SETEMBRO DE 2017::::: AGORA TEM BRT, MINHA GENTE!!! Tem duas estações coladinhas ao riocentro, o único problema é que dependendo de onde você vier vai ter que fazer várias baldeações entre as linhas do BRT. Mas pelo menos você já vai estar no ônibus e a caminho HHAHAHAHA.

Dica #2: Programe-se

A Bienal não possui apenas estandes, mas também há debates, sessões de autógrafos e várias outras coisas e cara, não dá pra fazer tudo isso em um dia só. Então, minha sugestão é reservar pelo menos dois dias, um para comprar e outro para participar das programações especiais.

Dica #3: Chegue cedo

Seja para pegar as senhas para autógrafos/debates ou apenas fazer compras, chegar no horário de abertura é uma ótima pedida. Durante a manhã, principalmente nos dias de semana, os pavilhões estão mais vazios e você poderá olhar tudo com mais calma e garantir a sua senha preciosa.

Dica #4: Não se afobe

Eu sei, eu sei. No momento em que você passa pelo guichê e vê aquele lugar imenso, com livros a perder de vista, você fica histérico. BOOKS, BOOKS EVERYWHERE!! Porém, é preciso calma. Não compre um livro logo de cara. Procure por eles em outros estandes, compare preços e aí sim faça a festa.

ATUALIZAÇÃO - SETEMBRO DE 2017::::: com o passar dos anos os preços decepcionam cada vez mais. Muitas vezes pela internet você acha o livro que quer mil vezes mais barato, então vale a pena fazer uma pesquisa de preços antes de ir pra não ser tapeado.

Dica #5: Olhe além da caixinha

Fui em duas bienais, e sempre vejo os estandes "famosos" hiper lotados, confusos e com livros até mal-tratados por conta do incontável número de pessoas que os manusearam, enquanto estandes desconhecidos lá no cantinho ficam abandonados ao relento. Vale a pena dar uma olhada neles, gente. Você sempre encontra uma promoção linda.

Dica #6: Leve seu lanche

Gente, as coisas neste lugar são ABSURDAMENTE CARAS. Um cachorro quente pequeno só com pão e salsicha? 8 reais. Para evitar a facada no bolso, já que nosso objetivo é gastar com livros e não comida, leve biscoitos, sanduíches, o que você puder. Bebida fica um pouco mais complicado, então é melhor comprar lá mesmo e dividir com a rapeize.

ATUALIZAÇÃO - SETEMBRO DE 2017::::: na verdade tem nada pra atualizar porque a situação só piorou, mas queria deixar claro que COMIDA É MUITO CARA HAHAHA.

Dica #7: Quando ficar cansado, não se acanhe

Depois de muita caminhada e muitos surtos, chega uma hora em que você precisa sentar. Até porque a fome bate, né amados. Porém, você não vai encontrar bancos livres, ainda mais no horário do almoço. Solução? Se jogue em qualquer canto. Pode ser entre os estandes, no canto do corredor, no gramado. O que vale é descansar (e procurar não atrapalhar a multidão no seu vai e volta, risos)

Dica #8: Use roupas confortáveis

Pense bem. Você vai fazer uma verdadeira caminhada durante horas a fio e vai ter dificuldades de encontrar um lugar pra se encostar. Não rola usar calçados desconfortáveis, calças/bermudas brancas e saias.

Dica #9: Tenha olhos de águia

Você está andando pelos corredores, preocupado se o dinheiro vai dar, se você vai achar o livro que quer, se você vai conseguir encontrar um lugar pra comer....eis que passa, sei lá, Ziraldo. Bem do seu lado. E você não viu.

Ouçam o tio Moody

Bom, acho que com essas dicas vocês já podem se situar no que é a Bienal do Livro. É um evento gigante, mágico, encantador, quase um mundo à parte. Estar ali em meio a tantas representantes de editoras, autores e livros sempre me faz pensar no quanto a capacidade criativa do ser humano é fantástica, porque afinal de contas, é ela que proporciona tudo isso. E em meio em todos esses conselhos, finalizo com o mais importante:


Have fun!


- isabelle fernandes

TAGS: , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. dicas anotadas. Vou usar isso na bienal aqui de PE, em outubro hehe

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Posts Populares