CCFilmes CCgames

Plágio ou acaso? Ellie vs. Katniss vs. Lara

20.7.13Dana Martins


MENINAS, VOCÊS DIVIDEM O CABELO ATÉ PARA O MESMO LADO?!

Meu amigo adora dizer que todos os meus vícios se misturam e a pior parte é que eles se misturam mesmo! Eu gosto de várias histórias e de algum modo elas parecem a mesma história. Hoje eu vou falar de Jogos Vorazes, Tomb Raider e The Last of Us. Chega ao ponto das semelhanças serem TÃO grandes que é difícil não achar que é cópia. Vamos a algumas semelhanças...

Todas são protagonistas mulheres (menos The Last of Us, mas vamos fingir hoje que a história é da Ellie), todas são mulheres fortes e que vão quebrar tudo sem a menor cerimônia. Não porque elas sejam fodonas e nasceram assim, mas porque elas viveram em um mundo ruim que as construíram assim.

Katniss em Panem, Lara Croft em uma ilha e Ellie no fim do mundo. O slogan de uma é "A Survivor Is Born", a outra está em uma típica história de sobrevivência e a outra faz tudo para sobreviver. Todas usam arco e flecha, cabelo preso, têm cabelo escuro, pele clara e andaram matando veados. 

Ellie, 14 anos, uma garota que nasceu depois da infecção por fungos se espalhar e a civilização ruir, cresceu largada em diversos orfanatos. Na história que se passa em The Last of Us, precisa sair da área protegida sob o cuidado de dois contrabandistas para se encontrar com a equipe dos rebeldes que a levará até um antigo hospital. Mas isso não vai ser tão fácil em um mundo cheio de infectados, sobreviventes loucos e com um grande segredo para guardar. 
Katniss Everdeen, 16 anos, cresceu no distrito mais pobre de um país governado por uma ditadura e quando perdeu o pai precisou se virar sozinha para cuidar da irmã mais nova e da mãe doente. Em Jogos Vorazes, a sorte mostra mais uma vez que não está a seu favor e ela precisa dar a vida para salvar a irmã servindo de tributo em um jogo criado pele governo. Ela vai ter que se virar sozinha em uma arena contra 23 outros jovens que só querem uma coisa: ser o último a sobreviver. 
Lara Croft, 21 anos, cresceu em uma família muito rica com a casa dos sonhos de qualquer pessoa, não faço ideia do que aconteceu com a mãe dela e seu pai morreu quando ela era nova. Em Tomb Raider (reboot), ela acaba de ser formar e sobe num barco atrás de sua primeira aventura no mundo da arqueologia. Durante uma terrível tempestade o barco afunda e ela se vê sozinha em uma ilha selvagem tendo que se virar para reencontrar os amigos e pedir ajuda. O que seria até fácil, se algo muito estranho não estivesse acontecendo ali e a população de náufragos da ilha não estivesse determinada a impedi-la. 
A Tomb Raider eu adoro desde pequenininha e logo que surgiram as primeiras imagens do novo reboot eu comecei a brincar com a semelhança com a Katniss. Aliás, se você procurar pelas redes sociais do CC com certeza vai encontrar algumas piadinhas tipo "Adoro a Katnis.. Não, pera." A Ellie demorou mais para entrar no mundo das comparações, porque mesmo que faça literalmente anos que eu esteja de olho nesse jogo, The Last of Us só saiu agora em 2013 e eu só pude conhece-la mesmo nas últimas semanas.

E então, na primeira vez em todo o jogo que eu vou jogar com a Ellie como protagonista... 


Que porra é essa. ~mindfuck~ To jogando Tomb Raider, ou é Jogos Vorazes, ou... mindfuck.

Uma das partes de Tomb Raider. Imagem publicada no fb do CC 23 de março. Com outra piadinha... 

Como se não estivessem felizes o bastante de me colocarem no meio da neve, de jaqueta e com arco e flecha, minha missão é caçar um veado.

O que eu até que sabia bem, porque um dos últimos jogos que eu andei jogando foi Tomb Raider, onde eu fiz exatamente a mesma coisa. 

E não era um pensamento estranho, porque no filme de Jogos Vorazes uma das primeiras cenas é a mesma coisa.

QUAL É O PROBLEMA COM O BAMBI?

- Tá tudo bem, tá tudo bem... - eu digo para me convencer que está tudo bem, que é só coincidência. Só que aí eu lembro que tanto a Ellie quanto a Lara Croft repetem palavras assim no jogo quando enfrentam desafios sozinhas pela primeira vez. O que é bem legal, porque é algo que pessoas diante de traumas sério fazem: elas precisam falar em voz alta e dar ordens a si para se obrigar a fazer as coisas. O que eu aprendi...

...em Jogos Vorazes.



Eu estava relendo ali em cima. E andei pensando que as 3 até poderiam virar a mesma personagem e eu fiquei conhecendo a vida delas inteira. Ellie tem 14 anos, Katniss 16 e Lara 21. As três são ligadas ao pai como ponto de referência. Joel, de The Last of Us, poderia muito bem ser o pai das três! Então a Ellie é quando elas são novas e estão aprendendo com o pai, depois perde e vira a Katnis e depois...

Isso foi um pensamento que só fez sentido agora, mas durante o jogo mesmo eu às vezes pensava que a Katniss pequena na floresta com o pai seria algo meio parecido com a Ellie e Joel... 

E o Joel canta... (preciso lembrar que foi o pai da Katniss que a ensinou a cantar?)

Pelo menos, até onde eu sei, o pai da Lara Croft não cantava. Por enquanto.

Essa jaqueta poderia ser a que a Katniss usa do pai... ALIÁS, SENHORES QUE FILMARAM JOGOS VORAZES E PREFERIRAM VALORIZAR O CORPO DA JENNIFER COM A JAQUETA AGARRADINHA DO QUE A LIGAÇÃO EMOCIONAL COM O PAI: TÔ DE OLHO.
Logo na fase que você joga com a Ellie, é tudo na neve e em uma parte está nevando/ventando tanto que você não consegue ver direito! Ainda tem um maldito sino de alarme tocando. O que é bem legal. Se eu não tivesse jogado Tomb Raider e passado por uma parte que é a mesma coisa. Neve, vento forte e sinos tocando. 

E então, vou ver o trailer de Em Chamas e NEVE OUTRA VEZ.

Já to ficando até com frio!!! -sqn

Preciso comentar também que essa parte do jogo onde você joga com a Ellie só acontece porque o Joel cai de um lugar alto direto em algo no chão com uma ponta, que abre um buraco na barriga dele. E daí? E daí que a Lara Croft no início do jogo cai exatamente do mesmo jeito e é ferida exatamente no mesmo lugar.

A partir do 00:50


A partir do 05:00


Até onde eu sei, a Katniss ainda não foi ferida desse jeito. E mais porque eu não to satisfeita:

Moral da história: se você ver um ferrinho assim sai perto que a chance dele fazer uma visita ao seus órgãos internos são altas. 
Só um outro detalhe, tanto Ellie quanto Lara foram vistas por aí com o rosto cheio de sangue e feridas em horas mais drásticas. Provavelmente, em breve também veremos Katniss com algo do tipo.

É semelhança demais! Leia os livros de Jogos Vorazes, assista os filmes, depois jogue The Last of Us e Tomb Raider. Fui perguntar no Google e já até criaram uma discussão num forum de Tomb Raider sobre as três, Ellie já foi comparada com a Katniss, resenha do jogo da Tomb Raider com o título "Lara Croft channels her inner Katniss in bold 'Tomb Raider' reboot" e já compararam a Ellie à Lara Croft... É só ir no Google que ele vai te mostrar mais e mais... 

Agora a grande pergunta: quem copiou quem?

-dana martins

TAGS: , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Jogos Vorazes lançou em 14 de setembro de 2008 sendo que Tomb Raider foi lançado em 2013 (não sei qual mês) e The Last of Us foi lançado 14 de junho de 2013.

    Isso responde sobre sua pergunta sobre quem plagiou quem ?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Eu tenho minhas próprias conclusões sobre isso também. Quer dizer, eles foram lançados nessa ordem, mas não dá pra dizer que surgiram nessa ordem. O reboot de Lara Croft já tava pra ser lançado há muito tempo. Curiosamente, dá para dizer com segurança que é pelo menos desde 2008. Jogos no geral levam muito mais tempo para serem finalizados. O próprio The Last of Us tava para lançar na E3 de 2012! Foi atrasado. E isso que vinha saindo notícia dele há muito tempo. Dá pra dizer quase que os dois jogos foram criados ao mesmo tempo. E por outro lado Tomb Raider já existe desde 1996.

      Muito obrigada pelo seu comentário (:

      Excluir
    2. mano tomb raider e muito antigo e de 1996 issso e um recomeço

      Excluir
  2. Eu nunca tinha parado para pensar sobre isso, eu sempre fui apaixonada por The Last of Us, Jogos Vorazes e Lara Croft, e justamente os meus personagens favoritos foram a Ellie, Katniss e a Lara. Eu estou pasma, depois de ler o post, TUDO FAZ SENTINDO AGORA, elas são muito parecidas, agora estou me lembrando de várias coisas que a tornam muito semelhantes, e eu não consigo parar de pensar em uma duzia de coisas a cada minuto. Mas eu não ligo para quem plagiou quem, eu amo todas elas, amo os jogos,livros e filmes, eu só simplesmente agradeço por existirem.

    ResponderExcluir

Posts Populares