camp nanowrimo chá de sumiço

Clube de Escrita: Dica Irresistível para se livrar do Chá de Sumiço e sobreviver ao NaNoWriMo (ou não)

12.7.13Dana Martins


Hoje eu vou falar da maldição do NaNoWriMo, uma doença que atinge os participantes na segunda semana do NaNo (e de compromissos). Eu não fazia ideia que existia até pouco tempo, quando... eu comecei a notar um padrão. Venham senhoras e senhores, que hoje eu vou apresentar o Chá de Sumiço e dar uma dica infalível para superar. Ou não.

Reparem já o começo de post horrível, um dos primeiros sintomas do chá de sumiço. Reparem também que esse post que era para entrar quinta a tarde está entrando de madrugada, outro sintoma fácil de reparar. Afinal, eu sumi daqui...

Agora quando a gente fica doente de Chá de Sumiço sério? Bem, nesse caso eu iria jogar The Last of Us (o que eu fiz mais cedo enquanto deveria estar escrevendo), depois eu dormiria ou decidiria que é a hora de olhar para o teto do quarto.

tá tão ruim que eu já to tomando até pela orelha
Nesse momento, por exemplo, eu decidi comentar com o meu irmão que a manteiga que eu usei mais cedo é boa porque ela saiu fácil da mão (decidi que era um ótimo dia para fazer bolo, enquanto estava escrevendo). E como eu estou deitada com o notebook na cama aproveitei pra baixar a cabeça e... bem, lembrei que estava aqui fazendo o post.

A gente leva semanas nisso, se não se der conta. Ou pelo menos o tempo suficiente para dizer: ah, nem vale mais a pena fazer. Aí deixa pra lá e pronto. 

Já perdi a conta de quantas vezes eu considerei motivos racionais (desculpas) para não escrever esse post e deixar pra lá. 

Isso, meu caro amigo, é o Chá de Sumiço. 

Quando você encontra um bloqueio, tipo eu que por algum motivo não sabia como escrever esse post, e começa a buscar motivos (verdadeiros, muito bons) para simplesmente deixar de lado. E, mais tarde depois de beber o chá, você já está tão longe que parece a escolha certa deixar pra lá.


Mas dessa vez eu enfrentei justamente porque eu queria falar sobre isso. Porque no NaNo é assim: antes de começar todo mundo animado, começa todo mundo animado, continua e... as coisas então começam a mudar. É simples: as pessoas somem.

Aqui no blog aconteceu, logo no último novembro que surgiu o Clube de Escrita. Lá no grupo do Clube de Escrita em abril aconteceu. Agora está acontecendo outra vez. 

As pessoas não fazem nada, mas conforme o bloqueio de escrita vai ficando grande e ela vai bebendo chá para fugir, mais elas desaparecem. Até que chega no final e o grupo está quase completamente vazio, a não ser por uma ou duas almas resistentes.

Resistentes e mais ou menos assim
Eu sinceramente estou achando esse texto uma porcaria e sei que poderia falar melhor em alguma outra hora (talvez). Queria falar, por exemplo, que às vezes isso acontece porque a pessoa quer escrever os 10 mil da semana em um único dia e aí enche o saco, ou porque é natural: você começa com tudo planejado (ou não), a energia e tá ótimo. Nos primeiros dias você gasta tudo isso e então fica parado na beira da estrada, reclamando em vez de dar uma pausa para recarregar (repensar).

Acho que um dos meus maiores bloqueios pra escrever esse texto tem sido que eu não quero que isso fique em um tom de auto-ajuda, ou que pareça que eu sei mais do que alguém (porque eu não sei!) e quero dar conselho na vida dos outros. Eu odeio esse tom e gente que fica dando pitaco. E eu queria arranjar um grande modo de fazer o texto divertido e ajudar realmente as pessoas a largarem o chá de sumiço.

Então, se você é um usuário de chá, a minha opção é ir até o grupo e pedir uma opinião, ou simplesmente continuar escrevendo. 

Não finge que isso não é com você e não se conte nenhuma boa mentira. Ideias como a sua são ótimas e a nossa literatura vai ser bem melhor se histórias como a sua virarem realidade (no papel! mas tem alguns mundos que eu realmente gostaria de conhecer <3).

Eu não sei escrever melhor que isso, também não sei escrever menos do que isso (meu editor interno acabou de me falar que o texto tá grande). De qualquer forma, eu sei que se você chegou até aqui é porque eu escrevi mesmo com tudo isso e publiquei. Agora é torcer... pra você conseguir terminar os seus textos. E eu conseguir melhorar. 

E JUNTOS LUTARMOS POR UM MUNDO MELHOR! Tá, parei.

-dana martins

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Preciso parar de tomar chá de sumiço!!!! rsrsrs
    Nunca deixo de terminar uma história, o problema é o tempo que eu levo para fazer isso. Tenho o péssimo habito de escrever hoje e só voltar a escrever daqui uns dois dias. Minha cabeça cheia de ideias malucas atrapalha as vezes porque quero colocar todas elas em prática de uma vez só e dai fico perdida sem saber o que fazer.
    Por isso me esforço tanto para me organizar (problemas é que as vezes nem organização resolve)...

    Bjoss
    http://sempoesiahj.wordpress.com

    ResponderExcluir

Posts Populares