avatar manifestação

Que coisa traiçoeira é acreditar que uma manifestação é mais do que uma manifestação...

21.6.13Dana Martins


Eu estou com isso na cabeça o dia inteiro, é a única frase que vem na minha cabeça quando eu quero falar de tudo o que está acontecendo. Isso é uma mistura enorme de sentimentos. A suspeita inicial, o orgulho, o medo, a tristeza e um sono... No final, eu só estou rindo. Que coisa traiçoeira é acreditar que uma manifestação é mais do que uma manifestação.

Que coisa traiçoeira é acreditar que uma pessoa é mais do que uma pessoa. 

É tanta coisa ao mesmo tempo que a gente fica perdido. A vontade de agir é imensa, a vontade de jogar tudo pra o alto e não fazer nada também. As piadas divertidas viraram gritos de ódio entre as próprias pessoas. Agora o que vence é o medo de tudo. E o pior... o pior é que isso é como um roteiro enorme, tudo isso já está escrito e explicado.

O meu maior medo é o da Ressaca Revolucionária. É aquele momento depois da noite de bebedeira que você diz "nunca mais vou beber!" E isso é pior ainda do que destruir patrimônio público. Pior ainda, é destruir o nosso maior patrimônio público: a esperança. Com a Revolta do Vinagre foi lindo ver as pessoas acreditarem outra vez. Irem para as ruas. Lutarem. Com a Ressaca Revolucionária... vão fazer você acreditar que isso tudo foi por nada.

Eu estava conversando no grupo do CC e falando: não é que eu saiba mais do que qualquer um sobre qualquer coisa. É que eu não acordei agora. Nem vou dormir amanhã. Eu sempre soube que eu posso contribuir e mudar as coisas, e eu continuo fazendo isso do meu próprio jeito. É por isso que eu poderia estar dormindo, escrevendo para o NaNoWriMo, estudando para uma prova, escrevendo sobre Karmin aqui... mas eu não desisto. Acho que eu ainda posso te mostrar que você venceu e tem poder.

Primeiro, eu fiz o post para lembrar das conquistas da Revolta do Vinagre. Também no meu primeiro post pedi para vocês lembarem disso tudo depois que acabasse. E agora... eu penso para vocês pensarem na vida. Na sua vida.

Logo que os manifestos começaram eu estive com um grupo de amigos e aconteceu algo engraçado. Havia o mais revoltado entre nós, aquele que falava de manifestações, direitos e de outras causas, que estava com tudo pronto para ir para as ruas. Logo depois, houve um caso em que dois que estavam carregando sacas pediram ajuda para segurar por um momento. E adivinha quem foi o único que resistiu a ajudar? E, quando ajudou, fez questão de segurar a saca da marca mais cara.

A revolução não é ficar apontando para quem está em cima e quem está abaixo, é se colocar no mesmo nível que os outros. Saber abaixar e subir o próprio ego para se juntar.


Um desenho que muita gente vai dizer que é coisa de criança, nos ensina sobre equilíbrio e igualdade muito mais do que esses discursos de raiva.

Agora, não se deixe enganar. Não acredite que essa manifestação é mais do que uma manifestação. Não caia nessa conversa suja de política e manipulação. Não deixe o orgulho e felicidade virarem medo e suspeita novamente. Pegue o poder que você descobriu ter a aprenda a usa-lo. Não espere os outros fazerem primeiro.

Informação, conhecimento: no mundo inteiro, inclusive no Brasil, a internet possibilitou reuniões pacíficas pela atenção. Esses dias aconteceu a World Naked Bike Ride, em São Paulo teve Parada Gay, a Marcha das Vadias está marcada para em breve. Eles não estão tentando derrubar o governo. Eles estão tentando chamar atenção para uma causa. E acredito que fazer o governo (a mídia, as empresas e qualquer um que seja corrupto) saber que nós estamos observando tudo e não vamos ficar calados sempre foi o que moveu as pessoas para essas manifestações.

E se não for, essa é uma causa justa. Melhor do que cuspir veneno por aí. Precisamos lembrar que estamos aqui, que é a hora deles fazerem o trabalho direito. Não que queremos destruir o Brasil e colocar fogo, de jeito nenhum.

Quando isso tudo acabar, porque vai acabar, o Brasil não vai ser um país tão diferente. Se vai ser pior, ainda depende de você como sempre dependeu. Não deixem jogarem um balde água fria na sua esperança. Levamos um milhão de pessoas para as ruas querendo em PAZ lutar por um país MELHOR. Elas ainda não sabem o caminho, mas eu tenho certeza de que sair disso com gosto amargo na boca não é a solução.

A revolução se constrói a cada dia por cada pessoa, não com objetivos carregados de raiva que nós mal entendemos.

What a treacherous thing to believe that a person is more than a person.

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Falei sobre isso ontem no meu blog (se quiser ler aqui está o link http://sempoesiahj.wordpress.com/ ).
    Não pensei muito na hora de escrever pois foi um desabafo depois dos absurdos que acompanhei ontem. Sempre fui a favor da manifestações urbanas, mas o que era algo incrível no começo está perdendo suas características.
    Não acordei semana passada e resolvi dar uma de revolucionaria para postar no face.
    Travo lutas diárias em favor daquilo que acredito e tento fazer a minha parte, a minha misera parte, para ajudar a mudar o nosso país.
    Um povo unido sem objetivo só dá força para que vândalos, oportunistas e criminosos se infiltrem nos movimentos e faça o povo voltar para casa com medo.

    Quem diria que teriamos tanta coisa importante para se repensar em tão poucos dias. Estava tudo tão tranquilo rsrs
    Mas esse o passo importante passamos a pensar

    ResponderExcluir

Posts Populares