7 dias a marcha da insensatez

Estamos há 7 dias na capa do jornal: Quem disse que a gente não mudou nada?

18.6.13Dana Martins


De Marcha da Insensatez para O Brasil nas Ruas: A mudança da visão do Globo do dia 12 até o 18 de junho

Enquanto eu reunia informações para falar das conquistas da Revolta do Vinagre, topei com o lugar onde o jornal O Globo reúne as fotos das capas do jornal. Para a minha surpresa, estamos lá todos os dias. E o maior choque: a mudança gritante na perspectiva. Veja você mesmo abaixo.

Todas as imagens foram publicadas pelo O Globo e você pode ver nesse link. Clique para ver cada uma maior abaixo.
12 de junho: Atenção para "Rebeldia e Vandalismo" e a comparação entre "manifestantes idosos Turcos agindo" e "universitários baderneiros sendo presos".

No canto "Passe Livre deve voltar hoje às ruas" e repare que eles ressaltam sobre os ônibus danificados. Interessante também é perceber a matéria principal: credibilidade em xeque. E eles ainda acham que é só 20 centavos?

Matéria principal e atenção ao "estudantes picharam...", "a polícia tentou..." e atenção duas vezes nos "jornalistas presos"

O "confronto" agora é uma "batalha" e agora os manifestantes viraram "uma centena de feridos" enquanto "um Fotógrafo foi atingido no olho, por ação policial". Segunda imagem dá destaque a Niterói. Matéria sobre Copa das Confederações pegando fogo. Tudo tratado como coisas totalmente diferentes... E atenção ao Neil Gaiman ali em cima, porque é o Neil Gaiman, né? HUAHA
Parece que é copa, Neymar, mas é protestos... enquanto tudo isso acontece, a foto linda verde e amarela do Neymar em vitória ganha destaque. Atenção para: Em Minas, ato reúne 8 mil.

Novamente a divisão entre Futebol e protestos, dessa vez no Rio. Atenção à legenda da foto: "PMs do Batalhão de Choque reprimem... (...) pacifica dos jovens, que não reagiram." Não chegam a falar do que aconteceu na Quinta da Boa Vista e como é essa repressão, mas agora os "universitários" já são "jovens" e protesto de ônibus e contra a Copa já estão juntos. 

Agora já é o país! E tomamos o jornal inteiro. Não é só mais redução da tarifa - que é o principal - reúne "principalmente jovens". Não é mais insensato, é "ausência de partidos de organização." e tem o "mas acabaram em tumulto" (e aquela ótima foto do símbolo de paz, nada). Novamente, "a batalha" e a melhor parte são os comunicados de cada presidente... Sobre os 100 mil, a matemática. Um ponto interessante: decidirem colocar na capa a matéria "Uma geração sem ocupação"

Isso tudo já fala o bastante, né? Mesmo que totalmente dessincronizada e perdida, a cobertura da mídia mostra uma parte da história dos últimos 7 dias. Como manifestos pequenos acabaram tomando proporções bem maiores. Como as reivindicações se uniram. Como nós conseguimos fazer eles verem que não é bem assim.

O que eles não falam... Bem, isso fica pra outro post. Acho que esse aqui já tá bom.


TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares