assassinato CCLivros

Descubra se você ama livros em 1 segundo

8.5.13Dana Martins


Parece que eu encontrei um modo rápido de medir o amor de qualquer um por livros. Basta algumas notícias de assassinatos de livro e da literatura para ver se você é todo esse coração de ferro que acha que é. Te desafio a chegar no fim desse post com o coração intacto.

Eu sempre achei que eu era uma "depreendida literária," daquelas que não são alucinadas com livro. Eu tinha quase certeza. Mas os sinais estavam lá. O mini-ataque do coração quando alguém apoiava um copo em cima. Ou aquela FELICIDADE CONTAGIANTE quando alguém tem a brilhante ideia de usar livro como calço de alguma coisa. Mas hoje nós vamos falar você. Prepare o coração, é agora ou nunca.


Se você não entendeu o problema da imagem: Parabéns! 90% de chance de que você seja um desapegado. 

Isso parece uma das cenas dos canais de saúde que o meu avô assiste, com um médico (ou um açougueiro) cortando a pele. Eu quase trouxe uma original, mas o bom senso me mostrou que eu não ia resistir a esse tipo de pesquisa no google. E acho que nunca, de nenhuma outra forma, eu tinha entendido a sensação de Peg ao ver o que o doutor fazia com as almas. Acho que a Stephenie Meyer em vez de descrever deveria ter colocado simplesmente esse gif no meio do livro.

E da onde saiu esse gif do assassinato a Desventuras em Série?

Bem, ano passado uma moça decidiu que seria legal nesses vídeos de "aprende como faz" ensinar a usar livros para decoração. Depois que ela corta, ainda pega o miolo e diz: "Isso você guarda que depois dá pra fazer várias coisas legais, no meu escritório há várias páginas na parede..."

Tudo isso para chegar a uma caixa para colocar na prateleira, porque é muito mais difícil colocar só os livros ali... 


"Olha, vazia igual ao meu cérebro! Você nem precisa de conteúdo..."

E é claro que isso não deu certo. O vídeo recebeu tantas reclamações que ela tirou do ar, a internet colocou de volta e até o Lemony Snicket (autor de Desventuras em Série) deu seu parecer sobre o caso:
"Eu sempre acreditei que pessoas que passam muito tempo com o meu trabalho viram almas perdidas, sem juízo, que levam vidas de desvario vazio e ocasional violência lunática. É um grande alívio ver isso documentado."
Depois eu ainda descobri que a mulher é Lauren Conrad, ex-estrela do reality show The Hills.

Agora a coisa ficou séria: assassinatos no Brasil. Conteúdo pra que, né?

Mas é claro que isso não é o bastante e por acaso esses dias a Elilyan dividiu com a equipe do CC lá no grupo uma notícia que Folha de S. Paulo publicou esses dias sobre a nova onda dos sebos. Sinta só o título:

"Sebos vendem livros por metro para decoração de escritórios e residências"

Lá em São Paulo (e aposto que em mais lugares) os sebos estão vendendo livros para decoração. Eu fiz um resumo do principal do texto:

"O freguês entra na loja e pede um metro e meio de livros encadernados em papel-couro azul, de altura média, o mais barato que houver. (...) O conteúdo não importa tanto e a ideia é encontrar o tipo de capa, a cor, o tamanho e a quantidade que mais combinem com a estante ou a sala. (...) No Sebo Liberdade, na região central, o metro é cobrado de acordo com o tipo de capa: R$ 150 para encadernados simples e R$ 250 para os mais trabalhados."

E o texto da notícia continua contando sobre as diferenças de preço entre sebos e com comentários de uma arquiteta contando como faz para os seus clientes.

Tanto essa quanto a foto de capa são da Folha de S. Paulo
Para completar, devo parabenizar a Letícia Mori que fechou a notícia com o melhor trecho:

Certa vez, ele recebeu uma mulher desesperada por livros. "Mas de verdade", lembra. A cliente havia preenchido a estante de casa com livros cenográficos. Durante uma festa, porém, uma convidada puxou um título conhecido e o bloco caiu, desencadeando um sonoro "Que horror!". Ari conta com gravidade: "Ela não sabia qual das duas, ela ou a convidada, tinha ficado mais constrangida".

Acho que esse é o mínimo que deveria ter acontecido. Eu adoraria ver alguém descobrir algum livro "vergonhoso" na casa de alguém assim. 

Não entre em depressão ainda.
Se você chegou até aqui e não sentiu nada - e talvez esteja até pensando em passar por uns sebos para arranjar algo para decorar a estante - então você é 100% um desapegado. Agora se você é daqueles que ama um livro e está horrorizado com o mundo, vamos terminar com uma lembrança da história de "O Grande Gatsby."

Em uma cena Nick está rodando pela mansão de Gatsby para encontrar anfitrião da festa e topa com um homem bêbado da biblioteca. O cara está mais pra lá do que pra cá, mas ainda assim deixa seu parecer sobre o mundo de gastos da década de 20 (só década de 20?), comentando impressionado que a biblioteca do Gatsby era de livros de verdade. Livros de verdade! imagine só...

-dana martins

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Dana, o pior ainda é que a Lauren Conrad, além de ser ex-estrela de reality show também é ESCRITORA! Como é que a criatura não fez essa atrocidade com um livro dela?!!

    Ainda estou tão revoltada com essa ideia de livros fake para decoração que fiquei sem palavras!

    ResponderExcluir
  2. Como livreira, já atendi uma cliente que tava fazendo a decoração de um ambiente e precisava desesperadamente de livros com lombadas grossas e num tom de verde-água clarinho. Perguntei se não rolava serem em tons claros de cinza, e ela disse que servia. Pegamos alguns, ela levou e eu chorei lágrimas de sangue, mas é isso aí.

    Uma moça chegou numa livraria (uma decoradora) perguntando se lá tinha "O Livro Vermelho", do Jung, mas em roxo.

    ResponderExcluir
  3. Pior é que ela é ESCRITORA, cara! Ela é escritora de L.A. Candy. :/
    Eu vi o vídeo todo. Nem preciso dizer que eu QUASE surtei e quebrei o pc, né? Nossa, isso é muita maldade!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. geeeeeente! eu não tinha ligado o nome dela ao livro. cara...

      Excluir
  4. eu tive um treco aqui em ver que alguem destruiu o livropra usar como decoraçao de uma caixa! Quando vi que era a Lauren eu quase cai da cadeira! como ela faz uma coisa dessa??? realmente a cabeça dela é tao vazia quanto a caixa HAHAHA

    ResponderExcluir

Posts Populares