2012 as vantagens de ser invisível

Balanço de Leituras Especial - 2012

7.1.13Paulo V.


O mês acabou e chegou a hora de falar um pouco sobre os livros lidos, mas, ao contrário dos outros meses, esse balanço não vai ser somente do mês passado. Como o ano também virou, resolvemos fazer um Balanço de Leituras Especial para contar como foram as leituras de todo o ano de 2012. Dana, Igra e Paulo contam quantos livros leram, quais se destacaram, etc.

(dessa vez o post ficou maior, então fica depois do "pulo")




>>>Paulo V. Santana

- Quantos livros lidos? De acordo com a minha listinha foram 60 leituras, entre elas 5 graphic novels e também 5 releituras.

- Quais foram os destaques, tanto positivos quanto negativos? Esse foi o ano que eu li livros que se tornaram muito muito muito muito especiais, passando a serem até meus favoritos, entre eles "A Culpa é das Estrelas" (John Green) e "As Vantagens de Ser Invísivel" (Stephen Chbosky). Foi nesse ano também que eu conheci autores muito bons, como a Jennifer Egan ("O Torreão"), Stieg Larsson ("Os Homens que Não Amavam as Mulheres"), Craig Thompson ("Retalhos" e "Habibi") e Jorge Amado ("Capitães da Areia"). Não vou conseguir comentar todos os livros lidos porque são muitos, mas não posso deixar de dizer que, olhando num geral, foi um ano meio "morno". Tiveram vários livros maravilhosos, mas li ainda mais livros que não me influenciaram em nada, que eu mal lembro do desenrolar da história.

- O que achou do número? Gostei bastante, até porque lááá no início do ano, eu tinha dito em um post aqui no blog que minha meta era 40 livros (ou algo assim) e eu li mais do que isso, mesmo sem contar com as graphic novels e os livros que eu reli.

- O que espera dos livros em 2013? Esse ano, eu pretendo mudar minha abordagem com os livros. Já tem uns meses que eu tenho estado desanimado para ler e eu entendi porque: eu tenho lido muita coisa que não me influi em nada. Eu sinto tudo o que a Giu disse nesse post. Em 2013, eu quero me aproximar mais dos livros e também refletir mais sobre as escolhas. Temos tão pouco tempo para aproveitar o tanto de literatura boa que existe por aí, por que desperdiçá-lo com coisa menos legais?


>>>Dana Martins

- Quantos livros lidos? 43 livros, com 2 releituras e 4 graphic novels.

- Quais foram os destaques, tanto positivos quanto negativos? Só agora eu me dei conta da quantidade de livros bons que entraram na minha vida em 2012. Fevereiro foi lindo com os 3 de Glimmerglass (não são OS livros, mas tem uma história simples tipo desenho de TV que eu gostei de conhecer, seria legal mais uma "aventura" com os personagens), os dois finais da série Nightshade (Sob a Luz da Lua) Bloodrose e Wolfsbane que quase me mataram, estão entre os meus preferidos; e em fevereiro ainda teve Os Homens que Não Amavam as Mulheres, esse ano eu li os 3 livros e gostei MUITO. Depois entra A Ira dos Justos, terceiro livro de Apocalipse Z que fechou a trilogia de modo lindo. Jogador Número 1 foi outro que eu adorei e foi pra os meus preferidos, já até dei um exemplar dele pra várias pessoas de presente. HUAHA Li As Vantagens de Ser Invisível, que acho que não preciso nem falar que eu gostei, deu origem ao Charlie's Booklist e já cansei de falar por aqui. Teve A Ascensão dos Nove, que eu também adorei QUERO MAIS LOGO, PITTACUS! E Insurgent, QUERO MAIS, VERONICA! (EI, PITTACUS, EI, VERONICA! - o título do meu próximo livro, em breve na livraria mais perto de você).  E esse ano ainda tive a chance de conhecer os livros do Patrick Rothfuss. Mesmo que "O Nome do Vento" não tenha sido tão encantador assim pra mim, "O Temor do Sábio" veio para deixar tudo melhor ainda. O Paulo disse que não ia colocar todos pra não ficar muito, mas eu fiz questão de falar todos os meus preferidos desse ano... Não ressalto destaques negativos. 

- O que achou do número? A minha meta era 50 e o número de leituras caiu muito nos últimos meses, o que não foi muito o que eu esperava. Por sorte esses dias descobri o problema: não consigo ler em casa! Sério, não consigo. Acho que é muita distração. Em poucos dias na casa da minha tia eu terminei dois livros. 

- O que espera dos livros em 2013? Para 2013 volto com a minha meta dos 50, porque acho que é o número ideal. Ler o bastante, sem exageros. E acho que esse fim de ano serviu pra me lembrar a importância da meta (razoável). Te obriga a pensar como cumpri-la e se esforçar para fazer aquilo que você quer e nem sempre consegue por causa das distrações. Que venha 2013 e que traga grandes surpresas literárias! Espero encontrar algum livro realmente bom e novo, vocês repararam que a maior parte do que eu li de legal esse ano foram continuações?


>>>Igra Marques

- Quantos livros lidos? Apenas modestos 12 livros e meio.

- Quais foram os destaques, tanto positivos quanto negativos? Eu curti mutio (muito mesmo, só pra dar aquela ênfase clássica) Um Dia e Cidade de Vidro. Interligados também foi uma ótima surpresa, mas em comparação aos outros dois, perdeu um pouco de espaço. Um Dia é o tipo de livro para se ler a qualquer momento, e a qualquer momento ele vai te tocar. Cidade de Vidro é o melhor da primeira trilogia de Os Instrumentos Mortais, não tenho palavras para descrever. Como surpresas negativas eu tive Noites de Tormenta, que foi a decepção conceitual do que todo mundo chamava de Nicholas Sparks. Realmente não curti o estilo dele, o que é uma pena. Além desse teve Bruxa de Ferro, que é uma série que eu não tenho interesse algum em continuar a ler.  Eu acho que de modo geral, eu não tive MUITAS surpresas boas, o que meio que me fez ficar desmotivada da leitura mais pro fim do ano - que foi quando a greve acabou. 

- O que achou do número? Péssimo. Gente, 12 é vergonhoso. Vocês já viram a quantidade de livros que o Paulo e a Dana leram? Sinto-me mal, muito mal. E ok, eles dois não trabalham, etc, mas GENTE. Imperdoável da minha parte.

- O que espera dos livros em 2013? Espero ter mais surpresas boas que esse ano. Espero que escolha livros realmente bons, que me prendam, me encantem como Um Dia e TMI, e espero - definitivamente, superar pelo menos 20 livros lidos. :) 

E o que você leu em 2012?

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. OI GENTE LINDA!
    Gente. Não vou falar o quanto gostei desse post, porque vocês sabem que essa é minha coluna favorita e tudo mais. Sério. MAS EU AMEI MUITO ESSE POST! AH! *freaking out*

    Enfim. Eu não fiz a contagem geral de leituras de 2012, então vou falar mais ou menos.

    - Quantos livros lidos? Por volta de 20, segundo o Skoob. Muito impreciso esse número, me lembro pouco das leituras que eu fiz em 2012, principalmente no começo do ano.

    - Quais foram os destaques, tanto positivos quanto negativos? Eu não sei se eu já disse isso aqui, mas eu sou um leitor bem jovem. Eu sempre gostei de leitura, mas só ficava nas revistinhas da turma da Mônica e nos contos curtinhos da biblioteca. Comecei a ler pra valer um pouco antes de lançar o último filme do Harry Potter. Com toda aquela loucura de redes sociais exalando a séria dia e noite, eu enfiei na cabeça que precisava ler todos os livros antes do lançamento de RdM pt.2. Daí comprei a série e engoli (inclusive os dois últimos, que eu já tinha lido várias vezes). Daí comecei a comprar outros livros de sucesso, como Percy Jackson e tudo mais. Ok, e o que isso tem a ver com a pergunta? Por ser um leitor novo, grande parte dos livros que eu li foram essas séries "seguras", que todos amam e indicam. Foi por isso que todos os livros me marcaram de algum jeito, positivamente. Mas os que vou levar pra sempre são "A Culpa é das Estrelas" (LINDOO), "As Vantagens de Ser Invisível" (me identifiquei! Lições pra vida), "Apocalipse Z"(medo eterno do apocalipse zumbi depois desse. Muito amor!) e a trilogia Jogos Vorazes (ainda agora penso nos últimos capítulos de "A Esperança". Impactou eternamente). E, só pra citar mesmo, um que me decepcionou foi "As Crônicas de Nárnia". Não sei o motivo, mas não me cativou.

    - O que achou do número? Pro João de agora, péssimo. Eu deveria ter lido essa quantia, sei lá, em metade do ano. Mas pro João do início de 2012, foi um número muito bom. Nunca pensei que eu, que só lia coisinhas passageiras, fosse conseguir ler vinte livros num ano. Foi um bom começo, acho. E vi na Ana Maria Braga (porque Mais Você também é cultura) que a média anual de leituras de um brasileiro é 1 (UM!!!!) livro. E eu, um simples estudante que vive no meio do pântano, estou 20 vezes acima da média. Beijos, sociedade!!! Ok, parei. Mas de verdade? Estou feliz com o número de livros desse ano. 2012 foi muito especial.

    - O que espera dos livros em 2013? Estou dividido. Por um lado, vários lançamentos INCRÍVEIS de séries que comecei e já conquistaram meu vulnerável coração. Logo, quero superar o número de livros do ano passado e ter leituras ainda mais agradáveis. O lado ruim é que vou pro terceiro colegial. Os clássicos tão batendo na porta, é um ano corrido na escola, tem vestibular pra estudar e emprego novo vindo aí (gente, acho que não disse que vou trabalhar ano que vem!! Passei no concurso pra ser estagiário na sala de informática da escola. Não posso dizer que estou completamente feliz, porque é trabalho, né? Mas serve pra eu ganhar experiência. E dinheiro também kjsgh). Enfim, será um ano SUPER corrido, mas espero que valha a pena. Vou em esforçar ao máximo pra continuar lendo bastante e comentando aqui no blog.

    Enfim, é isso. Agora vou sair, porque já é meia noite. E não, não vou dormir, vou ler O Sol é Para Todos (: Olha só, estou tendo que aproveitar cada momento livre. A correria já começou. Vish.

    Abraços! E parabéns pelo post AAAAAAAAAWESOME!!





    ResponderExcluir
  2. Legal conhecer o melhor e o pior da leitura de vocês.
    Vou responder aqui:

    - Quantos livros lidos?
    55, sendo 3 graphic novels / 1 releitura não contabilizada

    - Quais foram os destaques, tanto positivos quanto negativos?
    De positivo, o fato de ter participado e completado 2 desafios literários e de ter conseguido ler alguns livros que estavam na estante há tempos. Merecem um lugar no pódio: Do outro lado (suspense japonês de primeira!), O Complexo de Di (livro divertidíssimo escolhido por acaso, só porque já tinha visto um filme do autor do livro), Quarto (um suspense/drama narrado por um garoto de 5 anos, com todo o conhecimento de mundo e imaginação fértil típicos dessa idade), A elegância do ouriço (lindo, lindo, lindo - daqueles para levar para a vida) e Admirável mundo novo (clássico dos clássicos que me arrependo de não ter lido antes).
    De negativo, nada muito grave, mas poderia ter passado sem um ou outro livro dispensável.

    - O que achou do número?
    Sensacional. Considerando todas as outras atividades e o cansaço, foi lindo. Ao contrário do que disseram aí em cima, eu SÓ consigo ler em casa e se estiver sozinha ou em silêncio completo (o que dificulta um pouco em época de férias escolares e fim de ano).

    - O que espera dos livros em 2013?
    Cumprir os 2 projetos literários em que estou envolvida (DL2013 e Charlie's Booklist), conseguir diminuir o número de livros não lidos em minha estante, dar mais atenção a livros relevantes, conversar muito sobre leituras e acabar aumentando a lista de livros desejados...rs

    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Quantos livros lidos?
    10 (por falta de tempo). Trabalho muito.

    Quais foram os destaques, tanto positivos quanto negativos?
    As vantagens de ser invisível e Precisamos falar com Kevin. Esse último é leitura obrigatória... Os dois têm praticamente o mesmo estilo, porém com abordagens diferentes. São íntimos e gosto desse tipo de livro.
    Não gostei da série de A Guerra dos Tronos... No início, empolga, mas depois fica muito chato... Larguei no quarto livro.

    O que espera dos livros em 2013?
    Quero ler mais coisas que me façam enxergar a vida sob uma nova perspectiva.

    ResponderExcluir

Posts Populares