3d Ana Luíza Albacete

[Resenha] As Aventuras de Pi, filme

29.12.12ConversaCult

por Ana Luíza Albacete

- "As Aventuras de Pi"
- Life of Pi (2012)
- Direção: Ang Lee
- Roteiro: David Magee
- Atores: Irrfan Khan, Gérard Depardieu, Suraj Sharma, Tabu, Adil Hussain, Ayush Tandon
-  Drama - 10 Anos  - 127 min. - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 21 de dezembro de 2012









Mini-Crítica - Resumo:
"As Aventuras de Pi" conta a história de um garoto chamado Pi, que é o único de sua família a sobreviver a um naufrágio. Ele fica à deriva em um bote salva-vidas com uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre e tenta sobreviver  com instruções de um pequeno manual. É um filme bonito de se assistir, apesar de a história de vez em quando se arrastar.

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

"As aventuras de Pi" - primeiramente, arranca esse plural daí, porque quando você diz "aventuras" eu penso em vários acontecimentos em várias épocas de uma vida de certa pessoa que, realmente, viraram aventuras. MAS esse filme é sobre uma única e exclusiva "aventura". Sim, entre aspas porque eu ainda acho que quando você sai numa aventura, você sai sabendo que é uma aventura e o que você vai fazer, mas nesse filme, é a história de um garoto que sobrevive a um naufrágio.

A história é o seguinte: os pais de Pi são donos de um zoológico na Índia. E um dia a situação financeira da família fica ruim e eles não tem como manter o zoológico caso o governo indiano não ajude. O pai de Pi recebe uma proposta de emprego no Canadá. Então, eles decidem colocar todos os animais em um navio cargueiro e levá-los para os Estados Unidos para vendê-los e então começar uma vida nova no Canadá.

Só que no meio da viagem pelo oceano pacífico, uma tempestade atinge o navio, ele naufraga e Pi é o único que se salva. E, no meio da tempestade, caem no barco uma zebra e uma hiena. No dia seguinte Pi consegue achar um Orangotango flutuando e salva ele também.

Mas, animais sentem fome. A hiena ataca a zebra e o orangotango numa tentativa de salvar a amiga listrada, acaba sendo atacado. E quando a hiena tenta atacar Pi, Richard Parker o salva.

A pergunta é: quem é Richard Parker? Vocês vão ter que ir ao cinema assistir.

Confesso que esse filme me fez sentir várias coisas. Entre elas tédio, vontade de dormir, vontade de chorar  e o meu grande amor pelos animais.

A fotografia é maravilhosa e os diálogos são inteligentes, mostrando que humanos podem sim conviver com animais e que eles têm sentimentos e alma, basta ter um pouco de sensibilidade para entender isso.

Palmas para Ang Lee, que fez com que o filme fosse movido apenas por animais e escolheu um ator novo como protagonista que é o Suraj Sharma.

Assim, se você tiver a chance de ver em 3D, veja. Porque vai ser uma experiencia belíssima, o diretor usou muitas cores vibrantes, coisas que se movem demais e tem uma cena que em 3D deve ser MUITO BOA MESMO!!!!! (Não vou dar spoiler)
*Dana interferindo: mas só se o 3D do seu cinema for bom! Teve quem achasse dispensável. Eu ainda não consegui ver...

Enfim, apesar de ter suas partes chatas, como longos momentos de silêncio, ou coisas que você pensa: "cê tá de sacanagem, né amigo?". O filme vale muito a pena, talvez, pra quem não gosta de animais não seja tão bom, mas garanto que é uma boa lição. E se você gosta de animais, vai assistir porque é um ótimo filme.


Sobre a nota: 4 conversinhas, por ter momentos que eu queria levantar e ir embora, mas valeu a pena pelo visual e pela história.

Classificação:
(4/5 conversinhas)

Ainda quer saber mais?
>>>Resenha indicada

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

16 comentários

  1. Eu adorei o filme, gostei bastante. Apenas o título nacional que ficou meio vago. Tinha que ser "A Vida de Pi", pois se você perceber, tem a infância de Pi, a adolescência, e quando ele está adulto contando a história. "As aventuras" não cai bem. Sobre os efeitos especiais, eu adorei, tipo, extraordinário, a única coisa que eu não gostei foi o 3D, porque o filme não necessita disto. É claro que fica mais legal assistir com os óculos, mas não faz tanta diferença assim. Enfim, ótima crítica, mas ao contrário de você, eu gostei bastante, haha.
    OBS: Eu fiquei muito triste quando aquela maldita hiena matou a zebra e o orangotango... gente, que horror, mas ainda bem que o Ang não deixou muito visível as mortes :(

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Joshua,o mais é a vida se não uma aventura, ou o conjunto delas?

      Excluir
  2. Eu fui assistir um filme e passou o trailer das aventuras de pi, fiquei emocionado. Muito boa a fotografia mesmo! Pretendo ir assistir!

    ResponderExcluir
  3. Assisti As Aventuras de Pi essa semana e amei!!! A fotografia é incrível e você fica realmente imerso na história. Senti tudo o que o personagem passava, o cansaço, a sede e até tomei um tremendo susto NAQUELA parte do Richard Parker! Assisti em 3D e gostei bastante, acho que deu mais proximidade com o filme.

    ResponderExcluir
  4. Assisti o filme e adorei! Ficamos debatendo esse filme por dias...
    Voces já pararam pra pensar em toda a simbologia que o filme todo retrata? Alguém chegou a conclusão de que não existiam nenhum daqueles animais, eles representavam as pessoas: marinheiro (zebra), cozinheiro (hiena), orangotango (Mãe de Pi) e o tigre (o próprio Pi). Por fim, o Pi enquanto na aventura do naufrágio estava representando Deus.
    Essas conclusões fez com que eu ficasse encantada com esse filme.
    Por favor, respondam o que voces acharam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc anônima, fiquei muito tempo pensando nisso e o tigre no caso retrata a dificuldade que Pi teve para lidar com si mesmo. Ele precisou domar seus instintos para conseguir sobreviver, e inventou toda essa fábula, para tornar o episódio menos sofrido.

      Excluir
    2. Concordo com vc anônima, fiquei muito tempo pensando nisso e o tigre no caso retrata a dificuldade que Pi teve para lidar com si mesmo. Ele precisou domar seus instintos para conseguir sobreviver, e inventou toda essa fábula, para tornar o episódio menos sofrido.

      Excluir
  5. Vc chegou a conclusões erradas. No filme, não se diz qual a história "correta". Você deixou seu lado racional, científico, falar mais alto, como o pai do Pi faria. E deixou o encantamento de lado.

    Pi só se salvou por sua fé. Lembre-se disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a idéia do filme era justamente essa, não determinar a história certa e sim mexer com a mente dos espectadores.

      Excluir
  6. A história real é que ele sobreviveu pois como um tigre comeu a carne de todos, do marinheiro, do cozinheiro, da mãe... parece com o naufrágio da medusa ou a queda de avião dos sobreviventes dos Andes! E Ang Lee conseguiu contar esta horrível estória de sobrevivência em um belo filme, cheio de imagens ricas de símbolos.

    ResponderExcluir
  7. Sim axisti o Filme Muito bom ... So nao entendi a parte que ele foi parar um uma ilha flutuante .. que era carnivora .. mais podem me explicar ..
    na verdade esse filme e Pura FÉ em Deus .

    ResponderExcluir
  8. Correto . na Historia de P.i ... e pura Fé em Deus ... Sim e Deus Usa o Richar Parker ...Com isso .. Na Historia Deus Estar em Richard Parker ...

    O filme e Fé Do começo ao Fim . Muito Lindo . Mesmo ...

    ResponderExcluir
  9. Essa resenha ta uma merda, vão ver o filme pq vale muito a pena e PENSEM sobre o filme. Assistam mais de uma vez pq ele passa MUITAS MENSAGENS. Precisa ser inteligente para capta-las, eu nao captei muitas mas depois do filme, conversando com meu pai ( que é bem inteligente) ele me mostrou várias coisas. ASSISTAM!

    ResponderExcluir
  10. Essa resenha ta uma merda, vão ver o filme pq vale muito a pena e PENSEM sobre o filme. Assistam mais de uma vez pq ele passa MUITAS MENSAGENS. Precisa ser inteligente para capta-las, eu nao captei muitas mas depois do filme, conversando com meu pai ( que é bem inteligente) ele me mostrou várias coisas. ASSISTAM!

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito na segunda história onde os animais representam as pessoas, onde Pi teve que libera rum lado antes desconhecido por ele que seria o tigre, porém ele por ser uma pessoa de fé e crer que tudo que aconteceu estava nos desígnios de Deus, foi uma maneira de mascarar o trauma que ele sofreu...preciso ler o livro pra ver realmente como as coisas se desenrolaram....

    ResponderExcluir
  12. Uma ótima adaptação cinematográfica na minha opinião! Os efeitos especiais então? rsrs Eu realmente não me arrependo de ter comprado o livro que é infinitamente melhor o/

    http://decidindose.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Posts Populares