a culpa é das estrelas acede

Finalizando o book tour de "A Culpa é das Estrelas"

30.12.12Paulo V.



Esse post é uma espécie de agradecimento e demonstração da minha alegria. É que, na última sexta-feira, recebi o exemplar de “A Culpa é das Estrelas” que viajou pelo Brasil no nosso book tour.

Estou extremamente feliz pelo sucesso que o projeto teve. Como essa foi nossa primeira vez, foi tudo feito meio com dúvida e receio, porque não tínhamos experiência nenhuma com um book tour. Temos algumas coisas a adaptar para uma próxima vez, sim, mas estamos muito satisfeitos como esse funcionou.


Os únicos problemas que enfrentamos no caminho foram a greve dos Correios, que fez com que o livro ficasse um tempinho a mais com um dos participantes e o desaparecimento da última participante, o que acabou por precipitar o fim do projeto. 

O estado de conservação em que o livro veio para mim também me deixou muito contente. Imaginei que o livro fosse chegar acabado aqui, tanto que comprei um exemplar do livro só para esse projeto, mas ele chegou muito bem. Há algumas partes amassadas, é claro, mas nem parece que o livro foi lido 9 vezes e viajou o Brasil pelos Correios. Ao lado está uma foto do exemplar como está agora, embora não dê muito bem para ver os (poucos) amassados.

Diante do bom retorno que tivemos com o projeto, com certeza teremos um segundo book tour. Só não podemos dizer datas ou qual livro vai ser porque, pelo menos nesse início de 2013, vamos focar bastante na organização o Charlie’s Booklist (já conhecem?) para que ele possa ser um sucesso durante todo o ano.

Para terminar, vão trechos das resenhas* que os participantes fizeram e também algumas fotos dos post-its que eles colaram no livro.
* vocês podem ler essas resenhas completas clicando no nome dos participantes e do blog.

“Eu vejo esse livro como uma armadilha. Quando a montanha-russa está subindo e estamos totalmente apegados com aquilo, ela muda de rumo e vai em direção ao chão, levando consigo tudo aquilo que conquistamos. Mesmo com a queda, com a perda, você sente uma coisa tão boa que faria tudo de novo para se sentir desse modo novamente.”


“Acho que só preciso dizer uma coisa sobre o livro: ele fala de pessoas. ACEDE é um livro que trás personagens muito bem construídos e caracterizados, cheios de personalidade e vida. (...) Amei o jeito como os personagens interagiam, conseguiram me convencer que tudo aquilo que eu li era real.”


“Quanto à mim? Eu chorei, ri, senti o coração apertar, e me lembrei de como, 4 anos atrás, no início da faculdade, eu tive conversas como a Hazel tem com Gus e me senti leve e bem, como se tivesse cumprido com uma fase imprescindível da vida.”


“No meio da história, achei que ia acontecer um milagre, na verdade, comecei a torcer por um, quem sabe os dois vivam? Como eu disse, ambos tem câncer, e sabem que a cura para eles é muito difícil. Pensei que o autor pudesse deixar em suspense o que aconteceria com eles, assim cada um imaginava a seu modo. Pensei que um iria morrer e acabar salvando o outro com uma doação. Eram tantas coisas que eu ia imaginando para o livro e chorando que você não tem noção, mas nada do que imaginei ou desejei aconteceu.”


“Eu ainda não entendo aqueles que falam sobre como o livro não é melancólico, apesar do tema. Olha, é melancólico sim! Não dá para falar sobre viver com tamanho peso nas costas sem um ar de tristeza, seja por não poder ter mais tempo na Terra, por não conseguir fazer coisas maravilhosas consideradas banais pelas pessoas saudáveis. Mas a história não é mesmo sobre câncer - é sobre conviver com ele. Mais do que isso, é sobre viver.”


“Anote o que estou dizendo: quando a leitura chegar ao fim, vocês sentirão muita falta deles [os personagens] da mesma forma como sentem de amigos queridos ou parentes mais chegados...”





Até a próxima! :)

TAGS: , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Oi!

    Que ótimo que ocorreu tudo bem com o Book Tour! Lembro que, quando vocês lançaram a ficha e inscrição, eu acabei não me inscrevendo porque acho uma responsabilidade muito grande essa de ler livros de outra pessoa (principalmente pra mim, que sou SUPER azarado com coisas alheias... Já pensou o livro pega fogo enquanto está comigo? Gente!). Mas fico feliz em saber que todo mundo que participou foi cuidadoso com o livro (até deixaram bilhetinhos de agradecimento! Muito amor).

    Espero que façam um novo Book Tour ainda esse ano, e que ele faça ainda mais sucesso que o primeiro! Com certeza vou entrar, caso ainda não tenha lido o livro em questão. Deve ser muito boa a experiência de ler o mesmo livro que alguém e depois poder discutir e interagir com a pessoa sobre ele, mesmo que virtualmente.

    Ansioso pela próxima edição do projeto! Que venham várias outras por aí... (:

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer enorme participar deste BT. Um do melhores livros que li no ano.
    Bjs para toda equipe e um Feliz 2013!
    Rose.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom poder participar desse book tour e, mais ainda, poder ter uma das melhores leituras do ano dividida com tantas pessoas. Parabéns pela organização do projeto e muito sucesso em 2013 também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu só tenho que agradecer a vocês pela oportunidade de fazer parte do book tour e poder ler um dos livros mais incríveis já escritos ;)

    Obrigado pessoal!

    ResponderExcluir
  5. Gostamos muito de participar e estamos aguardando um próximo... Não esqueçam de nós, ok? Abração carioca! (Kal J. Moon)

    ResponderExcluir

Posts Populares