arquipélago dos sonhos As Crônicas de Imaginarium Geographica

[Resenha] Onde Habitam os Dragões, de James A. Owen

22.8.12Igraínne

por Dana Martins
- Livro: Onde Habitam os Dragões
- As Crônicas de Imaginarium Geographica - Livro 1
- Autor: James A. Owen
- Editora: Underworld.
- No skoob










Mini-crítica:
"Onde Habitam os Dragões" é uma história de aventura como muitas que você conhece: O personagem acaba no mundo mágico, descobre que é escolhido para acabar com o mal, faz uma jornada e felizes para sempre. E vai ser apenas isso para muita gente. Mas e se todas as histórias que nós conhecemos (tudo, tipo: Mitologia Grega, Ditadura Militar, Senhor do Anéis, Viagem ao Centro da Terra...) fossem versões da mesma história? Em "Onde Habitam os Dragões" você vai conhecer o mundo que deu origem a tudo isso se você ficar atento às referências. O livro pode ser uma leitura leve para passar o tempo, ou mais divertido se você prestar atenção no que não está sendo dito. É quase como um livro para adultos escondido dentro de um livro para jovens. É um livro para leitores. 

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Esse livro eu comprei totalmente pela capa (e dei para o meu irmão, mas ainda assim...). Nem lembrava da existência dele, até chegar as férias e eu ficar numa vibe de medieval e esse ser o único que parecia ter a ver. Acabou que ele não tem quase nada de história medieval, mas valeu a pena mesmo assim.

Todos os livros lançados lá fora, aqui no Brasil só o primeiro. A história termina bem e não precisa de continuação, eu tenho apenas uma leve curiosidade para saber que novas histórias o autor vai misturar. 
Sinopse: A história se passa na época da primeira guerra mundial e começa em uma noite quando um assassinato acaba unindo três homens. Eles entram em um estranho navio, uma dragonave como eles descobrem, que cruza os limites da realidade e vai parar em um outro mundo, no Arquipélogo dos Sonhos. John, que havia apenas viajado para atender um chamado urgente de seu tutor, descobre que estava sendo treinado para se tornar o guardião do Imaginarium Geográfica, um livro com os mapas de todo o Arquipélogo, e que agora o futuro do lugar depende de suas habilidades como guardião. Habilidades essas que ele não tem, é claro. Porque não imaginava a real importância de seus estudos e negligenciou boa parte do aprendizado.

Bem, você já deve ter visto isso umas mil vezes. A história de alguém que cai em um buraco, entra em um armário, mergulha em um lago, pega um trem (...) e vai parar em algum tipo de mundo mágico. Nesse lugar, eles são destinados a passar por uma grande aventura para vencer o mal. E todos vivem felizes para sempre (até, muitas vezes, o próximo livro). "Onde Habitam os Dragões" não foge disso e, se você quer saber, às vezes é até bem clichê e fraco. É uma leitura rápida, para quem gosta de aventura e quer passar o tempo. Mas isso é só um lado da história.

Tem várias ilustrações no livro, tipo essa.
O autor pega várias histórias que nós conhecemos e une todas no que seria "a verdade sobre todas as histórias". Não com ambição de impor uma verdade sobre o resto, mas apenas para trazer uma nova perspectiva legal. Essas outras histórias são de tudo: fatos históricos (tipo primeira guerra mundial), mitos (tipo mitologia grega), histórias bíblicas (tipo a do Noé) e literatura (de Peter Pan a Nárnia).

Você pode me dizer: "Ué, Percy Jackson faz isso". Faz mesmo, mas o diferencial do livro do James A. Owen é que também mistura várias literaturas. De Harry Potter não tem (não que eu tenha visto, mas bem que poderia)... mas e se o mundo de Harry Potter realmente existisse? E ele tivesse a ver com o mundo de Senhor dos Anéis? Que também teria a ver com o mundo de Game of Thrones, que estaria ligado ao de Jogos Vorazes, que está ligado a Percy Jackson...

A linha do autor é: temos vários mitos e histórias que dizem a mesma coisa e parecem apenas versões (tipo mitologia grega vs. romana). E se a literatura (tipo Alice no País das Maravilhsas) tivesse o mesmo valor que esses mitos? E se esses livros de literatura fossem várias versões de uma mesma história? "Onde Habitam os Dragões" é essa história.

É uma pena que a narrativa do James A. Owen não seja tão brilhante quanto a dos vários autores que ele cita, mas é leve o suficiente para qualquer leitor atravessar tranquilamente (eu li em uma noite só). E, infelizmente, faz referência a livros mais clássicos/antigos (tipo Senhor dos Anéis), então muito leitor novo não vai pegar nada, passando direto até pelo Peter Pan.

Tenho que fazer um comentário extra sobre alguns "problemas" de evolução. De início, os personagens são quase estereótipos, alguns "romances" brotam do nada e o conflito do John, "protagonista", não convence. Algumas coisas entram na história por pura necessidade (não é muito conveniente que eles estejam aprendendo sobre tais seres, sendo que existem milhões pelo lugar, logo antes deles aparecerem?). Não é nada muito elaborado, mas o final até que consegue surpreender.
*Eu li esse livro antes do The Games e eles são tipo ao contrário. The Games te coloca na história para descobrir, Onde Habitam os Dragões joga história na sua cara (ou pelo menos parte da história, as referências estão muito bem escondidas). 

Esse livro eu indico para três tipos de pessoa: 1) A que está começando a ler e não vai perceber as referências, mas vai aproveitar a aventura e a narrativa simples; 2) Uma pessoa que já tenha lido mais e perceba as referências (principalmente se for clássicos ou algo tipo "Senhor dos Anéis" e "Nárnia"); e 3) Aquelas com espírito de aventura "que querem descobrir novos lugares" e sabem aproveitar o que encontram.

Sobre a nota: Para uma pessoa desatenta ou que não conhece as referências, a nota vai de 2,5 a 3 conversinhas (dependendo do quanto já leu e pode ser até mais). Eu vou dar 4 porque a forma como ele encaixa as referências é muito boa. Não é como se você tivesse lendo um livro, é como se você tivesse lendo uma parte de muitos outros livros e para entender o que está acontecendo precisa ter ideia geral. Não conhecer as referências é tipo começar por "Harry Potter e as Relíquias da Morte" e tentar entender o que é Hogwarts, horcruxes, RAB (...).


Classificação:

(4/5 conversinhas)

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

8 comentários

  1. Oi Dana o/

    Bom, confesso que eu não me interessei muito por esse livro... primeiro porque eu não li muitos dos clássicos que você citou - tipo "Senhor dos Anéis" e "Nárnia" (que comecei a ler o volume único, mas não gostei não...), então não entenderia alguns elementos da história. Segundo porque, pelo que você falou, a narrativa do livro não é muuuito brilhante e eu considero MUITO a narrativa de um livro. Até mais do que a história principal... (exemplo: esses dias peguei pra passar o tempo "A Hora da Estrela", da Clarice Lispector, achando que seria uma historinha qualquer. Mas a narrativa é TÃO boa que deixou a leitura super agradável).
    De qualquer forma, valeu pela dica. Se algum dia eu estiver buscando algo do gênero, com certeza vou lembrar de "Onde Habitam os Dragões". De verdade.
    Bom, a resenha ficou ótima, parabéns (:

    AH! E de tanto a Igra falar bem, comprei a série "Os Instrumentos Mortais"! Paguei 37R$ nos três da série + Anjo Mecânico. Achei bem barato e aproveitei \o/ Amo essas promoções relâmpago do Submarino -qq
    Aliás Dana, obrigado pela dica daquele dia, de aproveitar datas comemorativas e pedir livros de aniversário. Deu pra conseguir 12 esse ano! Fiquei super surpreso (: Vou fazer isso mais vezes. Sério.

    O comentário ficou enorme, mas tá... disfarcem dfghkfdhg.
    Abraços :* ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Igra se metendo*

      Oi, João!!!! ADOREI que você falou que curtiu esse livro da Clarice, ele é bem fininho, e eu simplesmente amei. Li pro colégio há séculos e ficou guardado no meu coração (L) -q

      E VOCÊ COMPROU TMI *---------------* Você não sabe o quanto eu sou frustrada por ter sido fominha e acabar comprando os livros separadamente (muito mais caro). Hoje essas promoções são incríveis *o* E ainda não tenho Anjo Mecânico, estou querendo comprar mês que vem, se o preço baixar (estou me controlando -q)

      E eu particularmente curto comentários enormes, -oi

      Beijão!

      Excluir
  2. Nossa, me interessei MUITO por esse livro. O pior é que nunca tinha visto ele (ou não percebi que vi... :P) em lugar nenhum. Ele parece muito bom!!
    Eu sou muito interessado em qualquer tipo de aventura, e essa me chamou muito a atenção, tipo: HISTÓRIAS MISTURADAS EM UMA VERSÃO SÓ ONDE VOCÊ PODE VER REFERÊNCIAS À DIVERSOS LIVROS!!! Não que eu já tenha lido "O Senhor dos Aneis", até tentei mas, leitura infinitamente irritante... No entanto, eu já li NÁRNIA e tipo::: <3!!
    Já marquei como "vou ler" e "desejado" no skoob, e quando eu acabar de ler todos os livros que eu tenho aqui em casa, aposto que lerei esse o mais breve possível!
    Ah, adorei a resenha Dana: sincera, direta e fantástica!
    Abraços... =)

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal esse livro! Eu o vi em um blog e procurei saber mais, acabei adorando a história e queria demais ler. Muito bom *-*

    ResponderExcluir
  4. Adorei a indicação do livro, nunca tinha ouvido falar, mas parece bem interessante. Principalmente porque eu adoro fantasia e ele parece relacionar vários mundos fantásticos que eu gosto bastante. Amei.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar do livro, e pela capa, até que leria mesmo, mas a sinopse não me interessou tanto... a sua resenha me falou mais sobre o livro, e mesmo a narrativa não sendo uma das melhores, acho que é bom arriscar, até mesmo porque, amei essa capa, kkk! Enfim, a crítica ficou bem legal :D Durante a resenha, na hora em que você falava das menções em outros livros, me lembrei de Coração de Tinta da Cornelia Funke... acabei de terminar o livro. No início de cada capítulo há um pequeno trecho - ou quote - de algum livro clássico - como Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, O Mágico de Oz, etc - que condiz com o capítulo em si. Adoro quando certos autores fazem isso, e talvez seja mais um motivo pra eu dar uma chance a "Onde Habitam os Dragões".

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Só pelo nome do livro e pela capa eu compraria, mas pela resenha ele parecer ser MUITO INCRÍVEl.

    ResponderExcluir
  7. Parece interessante, pena que a narrativa não é muito boa... Mas quem sabe nas sequências, o autor não melhorou a forma de escrever?

    Parece bem legal a ideia de colocar todas as histórias em um universo só, mas dá um pouco de medo de ficar algum coisa grande demais e sem uma linha de raciocínio... :/ Ainda assim, fiquei curiosa pra ler o livro! :)

    bjs!

    ResponderExcluir

Posts Populares