2012 Agenda

Encontro com autores na Bienal 2012, parte 1

7.8.12Paulo V.



Olá, leitores! O post de hoje é diferente, nele eu vou falar sobre os escritores que estarão presentes na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece do dia 9 a 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Por mais que esse ano não esteja tão recheado como as edições anteriores estavam (seja de SP ou do RJ mesmo), ainda temos um número grandes de autores. Com isso, o post será divido em duas partes e hoje é o dia das presenças internacionais do evento. Confiram para saber quem vem, o que eles escreveram e suas programações.

A autora mais esperada e divulgada é, sem dúvida, a Cecily Von Ziegesar. Como muitos devem saber, ela é autora das séries “Gossip Girl” (que deu origem à série homônima), “It Girl” e “Gossip Girl: Os Carlyle”.* As três séries contam histórias de adolescentes em Nova York e envolvem namoros rápidos, festas, compras, traições, fofocas, etc., sendo que a segunda é um spin-off da primeira e a terceira uma espécie de continuação. Cecily tem também uma série menos divulgada, “Com Louvor”, cujo primeiro volume a Galera lançou ano passado.
* Na verdade, só a primeira dela é escrita por ela mesma. As outras duas são feitas por uma ghostwriter, mas levam o nome da Cecily na capa.

A autora já veio, em 2007, na Bienal do RJ e está de volta para o lançamento de “Psyco Killer”. O livro é, hm, diferente. Ele é, na verdade, uma releitura do primeiro livro de Gossip Girl, “Os delírios da fofoca”, com sangue, crime e violência (para ter uma ideia do estilo, é algo como "Orgulho e Preconceito e Zumbis" e "Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros").

Agenda da Cecily Von Ziegesar: Dia 11/08, 11h: Bate-papo com Paula Pimenta e Thalita Rebouças; Dia 11/08, 14h: Sessão de autógrafos no estande da Record; Dia 13/08, 19h: Sessão de autógrafos no RJ. Para mais informações, clique aqui.

A segunda autora do post também já veio ao Brasil. Ela é Alyson Noël*, que veio na Bienal do RJ do ano passado para lançar o último livro da série “Os Imortais” (que é da Intrínseca). A série conta a história de uma menina que sofre um acidente de carro onde toda a família morre, menos ela, que também ganha o dom de ver a aura das pessoas. E para quem gosta dessa série, a Intrínseca está lançando na bienal o quarto livro “Riley Bloom”, que é uma série spin-off de “Os Imortais”.
*Preciso dividir com vocês que a Alyson Noël parece um AMOR de pessoa! Sério. Procurando as fotos para esse post encontrei várias fotos/vídeos dela na Bienal do Rio, que ela dava atenção a todo mundo.

Bem, agora a autora volta para lançar pela editora Leya a sua nova série, “Sonhos - The Soul Seekers”. “Sonhos” conta a história de Daire, uma menina com a qual começam a acontecer “coisas estranhas” e que é diagnosticada com um surto psicológico. Porém, a avó da garota diz que ela tem o mesmo dom do pai, o dom de poder andar pelo Mundo Superior e o Submundo.

Agenda da Alyson Noël: Dia 18/08, 17h: Bate-papo com Carolina Munhóz e Raphael Draccon no estande do Submarino; Sessões de autógrafos com a autora em diversos dias em livrarias de São Paulo, mais informações aqui, junto com as informações de toda a programação da Fantasy/Leya.

Vocês se lembram da adaptação da história da Chapeuzinho Vermelho para os cinemas, “A Garota Da Capa Vermelha”? Na época do lançamento do filme, a Editora iD também lançou um livro baseado no roteiro. E agora a autora, Sarah Blakley-Catwright vai participar da bienal desse ano.

Agenda da Sarah Blakley-Catwright: Dia 11/08, 15h: Sessão de autógrafos com a autora no estande da editora; Dia 12/08, 11h: Bate-papo sobre vampiros e lobisomens com André Vianco, Marta Argel, Giulia Moon e Santiago Nazarian.

Para fechar a lista dos autores para o público jovem, a editora Companhia das Letras traz a Pauline Alphen. Na verdade, a autora é carioca, mas foi criada na França desde criança. Ela tem três livros infantis publicados pela Cia. e esse ano eles lançaram “Os Gêmeos”, que é o primeiro volume de “As Crônicas de Salicanda”. O livro conta a história de dois irmãos bem diferentes que vivem aventuras fantásticas.

Agenda da Pauline Alphen: Dia 14/08, 15h: bate-papo sobre adolescência roubada; Dia 14/08, 16h: sessão de autógrafos no estande da editora.

A editora Novo Conceito vai trazer esse ano três autores internacionais. O primeiro deles é o Corban Addison, com seu livro “Cruzando o Caminho do Sol”. A história, que se passa na Índia, é mais adulta e fala sobre o submundo da escravidão moderna e outras questões. Outra escritora presente é a Lucinda Riley. O livro dela é o “A Casa das Orquídeas”, que conta duas histórias de amor, uma no presente e outra do passado. E, por fim, temos Nick Vujicic com a sua história de superação em “Uma Vida Sem Limites”.

Agenda de autores da Novo Conceito: Dia 11/08, 13h: Bate-papo com o Nick Vujicic; Dia 11/08, 18h: Sessão de autógrafos com o Corban Addison; Dia 17/08, 17h: Sessão de autógrafos com a Lucinda Riley.

Bom, por hoje é só! Comentem o que acharam das (poucas) presenças internacionais desse ano e voltem na quinta para a segunda parte do post, sobre os autores nacionais. :D 

Parte 12

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. Amo viver no Rio, mas em época de Bienal eu sinceramente gostaria de me teletransportar para onde quer que ela estivesse acontecendo. Todos aqueles livros, todos aqueles autores e eu tão longe...

    #DramaDaVida

    http://devaneandopravariar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "Os problema de viver no interior, parte 1: Longe da Bienal"

    Sério gente. Odeio isso. Por que eu vivo tão longe de São Paulo e Rio? Onde eu moro (uma cidade de 8 mil habitantes chamada "Guaraçaí", ou "Fim do Mundo" para os mais íntimos) não tem nada legal ): Deve ser tão bom ir num evento desses, ver vários escritores legais, falar com eles, pegar autógrafos e ser feliz...
    Pena que tudo isso fica muito distante daqui. Pelo menos tenho uma amiga super fofa que mora em Campinas que vai pegar um autógrafo pra mim num evento lá :3
    Bom, a programação do evento está bem legal, mesmo sem muitos escritores gringos. Acho que vai ser um evento bem divertido *-* Pra quem for, me conte depois como foi (ou me leva junto! Tô aceitando convites).

    Abraços :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ruim mesmo morar longe :( Mas, às vezes, se você se programar com antecedência, dá para pegar passagens e hotel (ou até albergue mesmo) em um bom preço. Você podia vir pra bienal do RJ pra equipe te conhecer! hahah

      Excluir
  3. A foto de início serei eu no sábado! HSAHSUAHSUAHUHSU
    Os autores que eu mais quero ver: Cecily Von Ziegesar, Sarah Blakley-Catwright e Nick Vujicic!
    Estou muito ansiosa por sábado. Vai ser um dia ótimo! Não vejo a hora de chegar!
    Muito obrigada por fazerem este post, ajudou a me organizar melhor, rs
    Beijos!
    Ps.: Com os autores nacionais, minha lista de autores vai subir, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou >super< invejando você por ir na Bienal. XD
      Hm, sinceramente, nenhum dos autores internacionais que vem esse ano me chamaram muito a atenção. Talvez, se seu estivesse de bom humor (-q), iria pegar autógrafo com o Corban Addison porque eu realmente tenho interesse no livro dele. Mas de resto, é tudo passável. A lista nacional está bem interessante, porém.
      E sobre a foto de capa, eu fiz isso no dia da Lauren Kate na bienal do ano passado. HAHAH

      Excluir

Posts Populares