a origem batman

Evolução dos filmes de Batman

26.7.12ConversaCult

Nesse post: Pôsters, Todos os filmes, Atores, Dividindo elenco com "A Origem" e comentário.


Último filme dessa trilogia do Batman chegando aos cinemas e não poderíamos deixar de homenageá-lo por aqui. O Batman é um dos super-heróis mais famosos e cativantes, também um com o maior histórico de adaptações para o cinema que vale a pena assistir. O motivo não é muito difícil de entender, a história em si é meio atípica e há todo um clima extra que faz as pessoas tentarem diferenciar o Batman e seus filmes de outros super-heróis. Além disso, ele e seus vilões são os mais humanos entre os que estão por aí. Pense só: como em 1990 fariam um filme minimamente bom do Homem-Aranha? Eles já tiveram problemas com efeitos no de 2007. Deixando qualquer discussão de lado, continue lendo para ver a evolução dos pôsters do Batman (e dos filmes) até agora.

Batman (1989)

Inicialmente, esse filme nem ia acontecer. Não havia um financiamento claro em relação a ele que pudesse viabilizar sua produção. Tim Burton, mestre das animações meio obscuras, foi escolhido como diretor, mas muita gente passou pelo papel principal sem realmente haver nenhuma informação a respeito. Jack Nicholson, que concordou fazer o Coringa, fez uma lista (enorme) de exigências para estar no filme, a começar pelo cachê que dizem as más línguas ter sido um roubo foi bem alto. Por fim, Batman foi interpretado por Michael Keaton, que esteve no sucesso anterior de Tim Burton, o Beetlejuice. A mocinha (que não importa a época, sempre aparece), ficou por conta de Kim Basinger, que apareceu como a fotógrafa  Vicki Vale.

Esse filme do Batman, em particular, foi muito importante para Hollywood, porque meio que alavancou todos os filmes de super-heróis que vieram depois (mas dizem isso de todo filme de super-herói que é um sucesso, parece que estão sempre precisando alavancar filmes de super-heróis...). Para você ter uma ideia, ganhou um Oscar, foi indicado ao Globo de Ouro e ainda inspirou o premiado desenho "Batman: A Série Animada". Eu (Igra) não consigo imaginar, hoje em dia, um filme de super-herói ganhando um Oscar e recebendo tantas indicações. Por outro lado, não sei se vocês se lembram, mas o Coringa de Heath Ledger ganhou um Oscar por "Batman: O Cavaleiro das Trevas". Mas isso eu já vou falar daqui a pouco. Por enquanto, o pôster do filme de 1989: 



Batman Returns (Batman: O Retorno, 1992)

Esse provavelmente é o filme do Batman que eu (Dana) mais vi e só agora eu percebi que foi lançado no ano que eu nasci! Como o anterior, Tim Burton também estava no comando, e o Batman continuou nas mãos de Michael Keaton. A principal diferença desse filme é que ele é muito mais sombrio que o outro. Mas isso não chega a ser exatamente uma surpresa, afinal de contas é o Tim Burton. Além disso, o filme teve uma "aliança" de vilões. Temos o magnata sem escrúpulos Max Shreck (Christopher Walken) e o excêntrico Pinguim (Danny DeVito). Para completar - e complicar - isso tudo, ainda tem a Mulher Gato (Michelle Pfeiffer) que aparece com seu chicotinho acessório característico. Quem lembra daquela cena épica da transformação dela? 



Batman Forever (Batman Eternamente, 1995)

Esse aqui é uma espécie de continuação do anterior, mas o diretor passa a ser o Joel Schumacher (Tim Burton continua, mas apenas produzindo). O Michael Keaton também deixa de ser o Batman, no lugar entrando o Val Kilmer. O elenco é bem interessante, embora tenham havido tantas mudnaças para um filme que em teoria é sequência. O Jim Carrey aparece como o Charada, o Tommy Lee Jones (o cara sério de MIB) como Duas Caras, e tem a Nicole Kidman como a "irresistível Dra. Chase Meridian"*. Para completar, depois de tanta enrolação, finalmente temos a presença do Robin, que fica por conta de Chris O'Donnell.
*Basicamente, Chase é descrita como a donzela em perigo.



Batman & Robin (1997)

Ele é a continuação dos anteriores, mas provavelmente o maior rompimento com o que o Tim Burton começou. Dessa vez, ele nem faz parte. Joel Schumacher retorna como diretor e há outra troca de atores, a começar pelo Batman, que agora é o George Clooney. O vilão da história é Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger), responsável pela onda de frio que atingiu a cidade. Como no aterior, o Robin está lá para dar uma forcinha e continua sendo o Chris O'Donnell (provavelmente a conexão mais forte com os filmes anteriores). Como sempre parece que um vilão só não é suficiente, temos também  Hera Venenosa (Uma Thurman), que tem uns beijos mortais e só consegue pensar em vingança, e Bane (Jeep Swenson), que é o principal vilão de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Uma jovem chamada Barbara Wilson (Alicia Silverstone) surge para ajudar na nossa dupla de mocinhos, e acaba se tornando a Batgirl, só para causar mais emoção. 
*Esse filme do Batman recebeu muitas críticas e chegou a ser indicado como Pior Filme naquele ano. Até hoje, é lembrado como um dos piores filmes de super-herói de todos os tempos. 



Batman Begins (2005)

Esse é o recomeço do Batman e início da trilogia do Christopher Nolan que agora termina com "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Nesse filme de 2005, o diretor Christopher Nolan ("A Origem", "Amnésia") toma a frente da produção e conta a história... do começo. Indo nas raízes do Batman, começa pelo medo de Bruce por morcegos, passando pela morte de seus pais até se tornar enfim o Batman em si. Dessa vez, o protagonista fica para Christian Bale, mas também aparecem Alfred (Michael Caine), que é o mordomo fiel do Bruce, e do detetive Jim Gordon (Gary Oldman). O aliado e amigo Lucius Fox também está no filme, interpretado por Morgan Freeman. Já o vilão, o Espantalho, é o ator Cillian Murphy.



The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas, 2008)

Dando prosseguimento à trilogia, novamente Christopher Nolan e o ator Christian Bale estão à frente do projeto. Dessa vez, Batman precisa combater as injustiças com a ajuda do Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), o Duas Caras. Os três estão indo maravilhosamente bem até serem surpreendidos por Coringa (Heath Ledger), que reapareceu depois de todos esses anos. Heath Ledger chegou a ganhar um Oscar por conta desse papel, e muita gente disse que ele acabou roubando a cena do próprio Christian Bale. Não dá para negar que esse é o filme do Coringa, né? Na verdade, é até por causa desse filme que muita gente vai correr para o cinema agora.



The Dark Knight Rises (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, 2012)

Quem diria que faz 4 anos desde o último filme? A história do Coringa ainda parece muito recente. Dessa vez o Batman está de volta para fechar umas das trilogias cinematográficas mais coerentes. Diferente dos primeiros filmes, aqui tivemos a continuidade de atores, diretor e roteiristas. É legal ver isso acontecer. E nem termina aí. Temos os novos agregados: Tom Hardy como o Bane, Anne Hathaway (a maior surpresa) como Mulher Gato e o Christopher Nolan fez agora o processo contrário*, arrastou alguns atores de "A Origem" para esse filme. Leonardo DiCaprio é o par romântico Robin Marion Cotillard, que faz Miranda Tate/Talia al Ghul, e o  Joseph Gordon-Levitt que é um "jovem policial que ajudará o Batman". Já ia quase esquecer, mas meu sensor aranha me fez procurar, o Tom Hardy também esteve em "A Origem".
 *Faz o contrário porque depois de "Batman Begins" ele levou o Cillian Murphy, o Espantalho, para "A Origem". Aliás, ele também está incluído no elenco de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Eu não falei em continuidade?



Dana:
A gente fica vendo esses filmes quando é criança e toma um susto quando olha assim. Eu nem imaginava que tinha assistido todos os filmes do Batman (e mais de uma vez). Também não tinha percebido que eram com esses atores, me surpreendi muito. A vontade é de ver tudo de novo. Outra coisa que eu adorei foi ver a diferença nos pôsters do filme, meus preferidos foram o da capa e um de "O Cavaleiro das Trevas" (o primeiro aqui). Agora... não há nada no mundo que não me faça lembrar de Jogos Vorazes com esse "a fire will rise"...

Agora vou lá, que hoje tem filme do Batman, bebê!

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

7 comentários

  1. Gostei pakas do post! Acho que vi todos os filmes acima, bem, pelo menos que eu vi do segundo lançado até o 2 da trilogia do Nolan... ansioso para TDKR! Acho que vai ser O FILME. Não vou comparar com Avengers, pois odeio esse negócio de comparação! O post ficou bem legal!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Sou suspeita por ser fã do Tim Burton, mas meu filme preferido do Batman é o de 1989!

    ResponderExcluir
  3. Vei, o Batman Eternamente e o Batman & Robin não passam de lixo,porem não sei sobre o Batman de 1989, por que foi o unico que eu não vi,"sem contar o novo, ne" tambem em Santa Rita de Cassia não tem cinema.
    Pergunta vc e um mulher???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente não lembro muito desses dois filmes para poder comentar com certeza, mas já imaginava que não eram tão bons assim. Quando filme já tem várias sequências começa a dar problema, ainda mais quando muda diretor, ator...
      Eu lembro (um pouco) mais dos dois primeiros. Eu assisti muito filme quando era pequena e pra me fazer lembrar desses especialmente deve ter alguma coisa muito boa

      Já o novo, eu vi na quinta e achei muito bom.

      Resposta: foi escrito por anônimo -nn Mais de uma pessoa escreveu.

      Da próxima vez comenta com o seu nome, não tem problema em discordar da gente não HUAHA

      Excluir
  4. Batman é o meu heroi favorito, sempre foi. Assisti a todos os filmes já lançados dele, e confesso que os primeiros foram também os mais fraquinhos. Não vejo a hora de assistir o recém lançado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMO!! GOSTEI MUITO!! Tirou minhas dúvidas sobre os filmes!

    ResponderExcluir
  6. Lembro de quando era pequeno e assistia aos filmes na fite cassete haha

    ResponderExcluir

Posts Populares