arqueiro Branca de Neve

[Resenha] Branca de Neve e o Caçador, filme

7.6.12Dana Martins

por Dana Martins


- Filme: "Branca de Neve e o Caçador"
- Snow White and the Huntsman (2012)
- Direção: Rupert Sanders
- Atores: Charlize Theron, Chris Hemsworth, Kristen Stewart, Sam Claflin...
- Ação/Aventura/Drama - 12 anos - 127 min. - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 1 de junho de 2012







Mini-crítica: 
Esse pode ser considerado o famoso "filme pipoca", mas com cara de filme que deve ser levado a sério. "Brance de Neve e o Caçador" traz uma nova visão da história da Branca de Neve. Dessa vez, o caçador mandado pela Rainha (Má) acaba se aliando à Branca de Neve e decide protegê-la no caminho para reconquistar o reino. A história em si, você já conhece, o diferencial mesmo é essa alteração na importância do Caçador e todo o clima sombrio reproduzido nos cenários do filme. Vale para juntar os amigos e se divertir vendo um monte de atores famosos em papeis já conhecidos (aliás, o príncipe encantado foi mandado para escanteio e temos uma espécie de Robin Hood, porque não poderia faltar um arqueiro num filme medieval hoje em dia). O filme poderia ter sido épico, mas já vale a pena como muito bom.

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Entre os filmes da lista dos que queríamos ver em 2012 (CCTV #12) esse era um dos que eu mais esperava. Os motivos são muitos: Por ser a história da Branca de Neve, eu já gostava. Como eu estava assistindo Once Upon A Time, sentia mais vontade de ver ainda. Para completar, ainda é uma releitura de aspecto sombrio e com atores que eu gosto.

Foi estranho assistir porque eu não sabia definir muito se eu estava gostando. Para você ter ideia, no dia seguinte eu estava gostando mais do que na hora. Acho que isso foi porque "Branca de Neve e o Caçador" é um filme que poderia ter sido épico, mas ficou apenas como muito bom e para divertir. Aqui vou tentar explicar o motivo.

Bem, acho que a história todo mundo sabe, né? O pai da garota é assassinado pela madrasta, que toma conta do reino e isola a Branca de Neve. Pelo menos até o Espelho falar que a Branca de Neve é mais bonita que a Rainha (Má). Depois disso, começa a busca para tentar matar a garota enquanto ela passeia por aí deslumbrando os outros com sua inocência e conhecendo anões. O final é o de sempre, com príncipe encantado e essas coisas.

A diferença aqui começa quando o caçador ganha um destaque maior. Em vez de largar a menina, ele acaba virando um protetor dela enquanto eles buscam um modo de salvar o reino e vencer a Rainha.

Além dessa pequena alteração que traz algumas surpresas para a história já conhecida, há um enorme cuidado com a imagem do filme, que quer mostrar um lado mais sombrio. Esses dois momentos inventivos poderiam levar a um grande filme, se tivesse dado certo.

O problema aqui não é que o filme seja ruim, ficou até muito bom, mas é que tem falhas. A primeira pode ser traduzida por algo que eu pensei enquanto assistia: "Por que está correndo tanto? Não é nem a adaptação de um livro gigante, até a Disney fez isso direito". Vai ter uma guerra, aí já acabou, aí a mulher vai casar, já casou, o rei já morreu, a Branca de Neve já tentou fugir, deu errado... e é assim até depois do caçador encontrar ela. "Jogos Vorazes", por exemplo, foi corrido, mas é porque tinha muito detalhe para contar e eles ainda colocavam tudo nas entrelinhas (com duas cenas eles diziam três coisas por causa da forma que conectavam e tal). Já esse início da história da Branca de Neve? Ficou simplesmente corrido.

O segundo problema é que faltou consistência. Por acaso, algo bem parecido com o livro que eu tinha acabado de ler*, que é como se falasse "olha, os personagens se amam", mas você não vê nenhum amor acontecer. Em "Branca de Neve e o Caçador" você entende as motivações dos personagens, mas não é como se isso fosse trabalhado a ponto de ser real. No máximo, a Rainha que tem suas partes praticamente sozinha e o Caçador, que já não chega a ser satisfatória por causa da próxima "falha".
*Se quiser saber: Imortal, da Gillian Shields.

Não sei se foi má atuação, se foi falta de química, se foi um exagero na vontade de fazer um filme "frio"... a questão é que não tinha uma conexão exata entre os personagens (a maior que eu vi foi entre a Kristen e o pedaço de galho no final HUAH eu só precisava citar isso, reparem na cena do trono). Por exemplo, o caçador se aproxima da Branca de Neve por causa da relação que ele faz com a esposa que morreu, mas a) ele estava muito bêbado, ou b) ele estava muito desesperado; porque aquela Branca de Neve não tinha muito a ver com a mulher que ele descrevia. Fora algumas poucas partes, não parecia nem que a Branca de Neve lembrava dele ali.

Só para comentar sobre a escolha da Kristen*: acho que fez sentido para o propósito do filme de ser mais sombrio não pegar uma Branca de Neve saltitante nem uma fofinha como a Ginnifer Goodwin de Once Upon A Time. A ideia, eu imagino, é pegar mesmo uma Branca de Neve meio "dark", mas não deu certo. Um exemplo: a cena do "discurso" dela, que deveria fazer você levantar da cadeira e ir para luta junto, eu não senti absolutamente nada**. Muito mais fácil as pessoas se ajoelharem para o Loki no discurso de "Os Vingadores" (e não é só por ser o Tom Hiddleston...).
*Só para deixar claro que eu adoro a Kristen Stewart, já assisti vários filme com ela e gostei, mas dessa vez não deu. 
**Falando a garota que ficou até arrepiada vendo Battleship. 

Agora, se você não for muito exigente (juro que eu não sou!) e deixar esses detalhes passar, dá para aproveitar muito o filme. Para você ter ideia, enquanto eu estava pensando "Acho que o filme é ruim...", meu amigo me veio com "Esse filme está muito bom, aposto que vai ter alguma coisa para estragar" (acabou que não teve, segundo ele). Então, acho que dá para aproveitar bastante. Principalmente se você considerar apenas como entretenimento e levar os amigos para fazer piadas (tipo imaginar o Thor e a Bela ali), mais de uma vez o cinema todo riu de alguma situação no filme.

Branca de Neve e o Caçador e Games
Uma coisa que me chamou atenção enquanto eu assistia é que parecia um jogo de videogame. Na verdade, logo que o filme começou eu falei para o meu amigo "olha, parece a introdução de um jogo". Depois com as evoluções de cenários também fazia lembrar, tipo a parte em que eles encontram umas mulheres no meio do mato. Relacionado às próprias mulheres, com cicatrizes embaixo dos olhos, há o cuidado com uma imagem atraente e algo até "cool", que aparece em muitos jogos. Ah, aliás, nos próprios jogos você não há muito o desenvolvimento das coisas que são ditas ("ele é um cara sensível e atortoado depois de perder a família" - passa a maior parte do jogo atirando nas outras pessoas e destruindo lugares). Com certeza, seria mais legal jogar "Branca de Neve e o Caçador" co-op (um é a Branca de Neve e o outro do Caçador) do que assistir (nesse caso, é só jogar um monte de atores famosos para o filme se sustentar).

Branca de Neve e o Caçador vs. Harry Potter vs. Senhor dos Anéis vs. Nárnia vs. ...
Desafio você a assistir "Branca de Neve e o Caçador" inteiro e não lembrar em nenhum momento de algum dos outros títulos citados (se você já assistiu algum filme dos outros, né?). Eu não sei até que ponto é cópia, eferência estilo homenagem ou apenas "vamos jogar elementos conhecidos para a pessoa se familiarizar e gostar mais do filme", é complicado distinguir os limites. De qualquer forma, se prepare para encontrar várias imagens que você já viu em algum outro lugar (e não estou falando do filme da Branca de Neve da Disney). Só achei que não poderia colocar uma resenha sem dar um espaço para comentar isso. Se alguém quiser comentar em quais reparou. :)


O problema do filme é mais o que ele poderia ter sido e não foi do que o que ele realmente é, então 4 conversinhas é o bastante. :)

Classificação:
(4/5 conversinhas)



TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

9 comentários

  1. Estou ansioso para assistir o filme e ler o livro também. Pela sua resenha, deu pra perceber que você não "adorou" o filme, mas achou mediano. Pra mim isso é tudo o que eu precisava pra me animar mais ainda pra assistir! Como sempre, ótima crítica :D


    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  2. Li cinco resenhas desse filme, pois pretendo assistir amanhã e gosto de ter uma visão mais crítica da obra. Só pra constar, achei a sua a melhor... enfim.
    Uma das coisas que mais incomodou em todas as resenhas que li foi a opinião de que o filme "corria" demais, que faltou aprofundamento... isso me deixou um pouco triste, pois há meses estou esperando pelo filme e espero algo, digamos, épico. Também achei triste pela maioria não ter gostado da Kristen como Snow White... eu tinha achado que ela havia se encaixado bem no papel. Mas nada, é perfeito, não é?
    Ainda tenho esperança de gostar bastante do filme... o tema meio dark é incrível e tem muita fantasia, uma mistura que geralmente dá certo...
    Assistirei amanhã, e volto pra comentar minha opinião assim que chegar do cinema (:

    Aliás, parabéns pelo site e pela resenha. Incríveis.

    Abraços, João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não cheguei a me decepcionar, mas meio que não chegou ao potencial. E eu também tinha gostado da Kristen como Snow White. Mas fazer o que, né? Talvez você goste mais, meus amigos gostaram bastante. Boa sorte amanhã! HAUH

      E obrigada pelos elogios e pelo comentário, é importante pra gente! Volta sim, estou curiosa pra saber o que você vai achar. :)

      Excluir
    2. Olha que bom, o cinema em que eu vou ainda não colocou o filme em cartaz! Só vão colocar dia 14... Isso é um absurdo. Meio mês pra colocar um filme? Ninguém merece. Enfim... provavelmente vou no sábado que vem então, aff. Mas prometo vir aqui comentar, jkdghjkh.

      Excluir
    3. Cinemas no Brasil, sempre um amor. HUAH só com paciência mesmo ;x

      Excluir
  3. SÉEERIO, vc resumiu TUDO o que eu pensava sobre esse filme! Sério, as mesmas opiniões. Que lindo!
    A única coisa que eu acho que vc não falou é sobre aquela madrasta. Sério, QUE MULHER! Ela carrega o filme tooodo!! Absolutamente fantástica.
    A Kristen não convence mesmo. Ela era dark o suficiente pra ser a Branca desse filme, mas ela simplesmente não cativa, né... Porque não precisa ser só fofinha e legal e meiga pra cativar - olha só a KATNISS.
    E o engraçado foram as partes do filme que a gente se lembrava de outros - Principalmente Nárnia, tanto OLAFEOGR, quanto Caspian, e principalmente Ponte Para Terabítia. Fiquei decepcionada com ele porque até a metade eu achei CHATO e estava quase dormindo, e quando chegou na parte da floresta mágica, quando tinha tudo para que cativar quanto Terabítia ou Spiderwick... Bem é o que vc disse. Tinha tudo para ser épico mas não foi.
    Acho que é isso, hehe. Parabéns pela resenha :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHA adoro quando isso acontece!
      Verdade, eu tava até pra dizer que o filme devia se chamar "A Rainha e o Caçador", porque são os que mais se destacam ali. Principalmente ela. Nunca tinha realmente dado atenção a atriz, mas depois desse filme até me interessei mais. Fiquei até com vontade de ver Prometheus.
      Nossa, gente. Eu não tinha reparado nessas referências (ainda não consegui ver esses filmes ;x), então tem mais do que eu imaginava. Sinceramente não sei o que eles estavam querendo com isso...

      E obrigada pelo comentário/elogio xD

      Excluir
  4. Voltei! Há -q Como prometi, vim aqui pra falar sobre o filme (: Depois de quase um mês de espera aquela espelunca, que alguns chamam de cinema, colocou o filme em cartaz (Gente, só colocaram dia 22... isso é um absurdo. Preciso reclamar na agência brasileira de cinema u.u espero que isso exista! D:).
    Enfim. Sabe aquele momento em que tudo o que você leu em resenhas começa a fazer sentido quando você acaba de ver o filme? Estou nessa fase. Concordo com tudo o que você disse aqui. Sério.
    Bom, ainda não sei se gostei do filme... sei lá. Foi bom. Mas podia ser bem melhor. Absolutamente... o que fizeram foi estranho. Eles tinha em mãos um contexto incrível, personagens incríveis, tudo pra dar certo. Mas não deu.
    Primeiro de tudo, decepção eterna com a Kristen. ELA NÃO ME CONQUISTOU. Ela podia ter sido a Snow White perfeita... mas nas cenas em que ela deveria estar empolgada, mostrando determinação ou triste, ela não mostrou sentimento. Foi horrível. Eu até conseguia ver a Bella em algumas cenas (o que tentei ao máximo não fazer, mas foi inevitável).
    Também achei que não teve laços profundos entre os personagens... O mais profundo que encontrei foi o sentimento de ódio da Snow por parte da Ravenna. O resto, foi terrível. Não aprofundaram a relação Snow & Huntsman, um erro inadmissível, considerando que ele deveria acordá-la com o "beijo de amor verdadeiro". A Snow também não conquistou o povo... parece que eles só a seguiram porque estava no roteiro, pois aquele discurso que ela fez não convenceu ninguém... *eyeroll* Também colocaram lutas demais, desnecessariamente. essas cenas devem complementar a história do filme, não tomar o lugar dela.
    Some isso à dublagem terrível (que tirou todo o feeling das cenas com a Ravenna e no discurso da Snow, principalmente) e longa duração do filme (duas horas e dez pra um filme sem consistência alguma é mais que demais). Eu esperava bem mais.
    Bom... olhando assim parece que odiei muito o filme, não é? Ah, nem tanto. O visual dos cenários, figurinos, efeitos, foi tudo muito bem construído. Algumas cenas também foram interessantes, como a fuga da Snow no começo, a chegada ao Santuário e a coroação da princesa(que apesar de clichê, achei legal). O enredo também é bom... se você não contar os saltos na história dá pra aproveitar bastante.
    Talvez eu tenha esperado demais de Branca de Neve e o Caçador... os trailers que saíram eram muito bons, sem contar o elenco ótimo que prometia bastante. Só que não foi tudo aquilo que prometeram, infelizmente. Só espero que as próximas releituras de contos de fada não sejam ruins como esta ou como "A Garota da Capa Vermelha'... a expectativa continua grande para "Beast", com a Emma Watson (*w*) e "Maleficent", com Angelina Jolie, e uma futura adaptação dark de Cinderela, que ainda sonho que façam.

    Abraços (:

    ResponderExcluir
  5. Sério, adorei seu comentário. <3 MUITO. eu me sinto mal todos esses dias por demorar a responder HUAHA

    Eu também não entendo quem decide essas coisas de cinema no Brasil, tem tanta decisão nada a ver '-' Outro dia mesmo, fui no cinema aqui, tem umas 20 de salas e não tinha um filme bom pra assistir (a não ser repetido, porque né. e eu nem tinha visto tantos)

    "ELA NÃO ME CONQUISTOU. Ela podia ter sido a Snow White perfeita..." exatamente. Eu também fiquei nesse dilema tentando afastar Crepúsculo/Bella da cabeça, mas foi difícil. Ela não ajudava. No final eu já tava no "filme com a Bella e o Thor contra a Rainha Má..."
    Aquele beijo de amor verdadeiro teria o mesmo efeito se fosse na parede ;x HUAHA
    Eu sei como é, não é que a gente tenha odiado, mas é um filme que poderia ser muito melhor e quando sai do cinema você consegue apontar os erros dele.
    Não sabia dessa de Beast da Emma Watson (até ler aqui outro dia, é claro). Sério, o filme tem tudo pra ser lindo. Vai ser o mais decepcionante de todos se ficar #fail tipo os que você citou. Verdade, a Cinderela dark ia ficar muito legal (se eles fizerem direito...).
    Acho que o problema com contos de fadas é que eles são simples. Tipo a Cinderela: o pai morre, fica com a madrasta, lava a casa, briga com as filhas da mulher, foge pro baile, dança com o príncipe, corre pra casa e dá um jeito de colocar o sapatinho. Imagina num filme '-' Precisa de mais alguma coisa... Mas tem um livro que é releitura da Cinderela, que em vez de príncipe é um caçador (epa HUAH) e a fada madrinha é aquele fada/feérico apaixonado por ela, mostra que dá pra aproveitar ainda a história. :)
    novamente: muito obrigada por deixar a sua opinião aqui

    ResponderExcluir

Posts Populares