a girl like me CCMúsica

Por dentro do Pop: Rihanna

8.6.12Dana Martins


Segundo dia do Por dentro do Pop (agora com mixtape!), vamos lá: 1) Há um tempo eu vi em algum lugar que a Rihanna disse algo tipo "Eu uso o meu cabelo de acordo com o que eu estou me sentindo", o que não é muito diferente do que acontece sobre as músicas dela (mas em vez do "estou me sentindo", é de acordo com o que está na moda). Entre as artistas que vamos falar no Por dentro do Pop ela é provavelmente a que mais varia no próprio estilo pop/hip hop. 2) Outra coisa interessante é que mesmo que ela seja famosa há bastante tempo ela não chegou a exatamente um status de "diva", apesar de já ter tanta música famosa que conquistou pelo menos a credibilidade. 3) E, só para terminar, foi ela que inspirou o Por dentro do Pop, porque eu vejo muita gente julgar a Rihanna por músicas tipo "We Found Love" (que, só para constar, eu não aguentei ouvir inteira uma vez até hoje) enquanto tem outras coisas bem legais enterradas nos álbuns dela. 

Acho que antes de realmente começar eu devo lembrar umas coisas. Primeiro que é legal lembrar que quando você fala de música de artistas assim você não está falando só "a música da Rihanna" ou "a música da Britney", existe muita gente (alguns dos melhores)* por trás da maioria desses artistas. "Do It Like A Dude", da Jessie J, foi originalmente escrita para ser da Rihanna (mas aí a Jessie J gostou e quis ficar, é o que contam). A outra coisa é que o Por dentro do Pop é pra mostrar o que as pessoas não escutam e elas fazem de melhor que os singles.
*Aliás, muitos deles fazem música tanto com a Rihanna quanto a Britney ou Katy Perry (ou ...). 

A Rihanna começou relativamente cedo, o primeiro álbum foi lançado quando ela tinha 17 anos e já tem algumas das principais músicas da carreira dela. Desde 2005 ela praticamente tem lançado um álbum por ano e se deixar lança um single por mês (na verdade, é praticamente 1 a cada dois meses). O que sobra para gente falar? 

Music of the Sun
É o primeiro álbum que é uma mistura latino-reggae-beyonce e hip hop da época. Talvez você lembre de "Pon de Replay" (se você joga Dance Central, com certeza lembra). Mas não é de single que eu vou falar. Se você gosta daquele Hip Hop época do Eminem ou para "Crazy In Love" da Beyonce, é nesse álbum que você vai. "La That la, La"* e "Let Me", são legais. Talvez "The Last Time". As outras são estilo filme antigo de praia que passa na Globo de tarde. 
*Essas duas são realmente muito boas, o Justin Timberlake ficaria com inveja. 

A Girl like Me
Desse eu adorava SOS (é um tipo de música que eu gosto e não gosto ao mesmo tempo), mas realmente não foi o melhor momento da Rihanna (mas eu tenho certeza de que serviu como bases para outras mais tarde, como "Te Amo"). O mais legal desse álbum foi me divertir vendo que tinham 4 que começavam praticamente do mesmo modo no estilo reggae (duas delas com bateria antes). No máximo, "We Ride" e "Kisses Don't Lie". Se você gosta de reggae, do estilo Sean Paul e de zouk, pode aproveitar.


Good Girl Gone Bad
Uma coisa legal sobre esse álbum: tem 7 singles, mas tem 16 músicas. É aqui que as coisas começam a ficar "sérias" (e é a ponte para o meu álbum preferido, Rated R). Good Girl Gone Bad é o álbum de "Umbrella", que foi lançada em março de 2007 e pelo menos até "Disturbia", o sexto single lançado em julho de 2008, ainda era tocada em todo lado. Ouvindo agora as que não são single, ficaria com "Breakin' Dishes" pela força da música e "Good Girl Gone Bad" porque apesar do clichê violão-batidão ela canta de um jeito diferente às vezes. 

Rated R
Esse só fez 5 singles e junto com o Loud deve ter sido o que eu mais ouvi. Acho que é porque esse é o mais dark-viajante de todos e tem uma pegada rock (tem até participação do Slash, mas não vai achar que Rihanna virou Guns N' Roses), mas ao mesmo tempo é a aproximação dela para o lado eletrônico do pop. Eu indico esse inteiro, se fosse para tirar alguma seria "Stupid In Love". Talvez como principal não-single eu indicaria "Fire Bomb". "Mad House" só tem um minuto, mas vou colocar aqui também. Só para lembrar, esse é o álbum de "Rude Boy" (Dance Central também...). 

Loud
Eu percebi que escutava o Loud e o Rated R junto (joga as músicas e escuta tudo...), mas nesse a relação é mais amor/ódio. Tem algumas tipo "Man Down", que eu nem aguentei, enquanto gosto bastante de "Cheers (Drink To That)". Esse é o álbum de "Only Girl (In The World)", "S&M" e "What's My Name". Se você tirar os singles (que nem todos são tão ruins assim), você fica com umas três músicas. Pelo menos "Complicated" merece bastante destaque. Para os interessados: há a "Love The Way You Lie (Part II)" também. 

Talk That Talk
Aqui é a Rihanna abusando nos dubstep da vida (tá, nem tanto) e indo para o lado party hard da força. Foi uma surpresa descobrir que o álbum até agora tem 5 singles (!), aqui no Brasil passaram de "We Found Love" para "What Have You Been", porque demora tanto para colocar nas rádios e fica tanto tempo tocando a mesma coisa que não dá tempo da mídia acompanhar a quantidade de single que ela lança. "You da One" é muito melhor do que "We Found Love"... Como ainda não tive tempo de ouvir muito bem, vou indicar três músicas que chamaram atenção. "Drunk On Love", que é bem do tipo repete tudo, mas foi a que me chamou atenção nas vezes que eu ouvi; "Fool In Love" que no início não chamou atenção, mas tem uma força e é daquelas que você fala "Gente, que música ótima" na surpresa do momento (sério, escute inteira); e "All We Want Love", que o meu irmão disse ser a preferida dele. Segundo ele, quando ouviu o álbum na primeira vez achou horrível, mas agora escuta todas. 


Não sei o que aconteceu, a primeira vez que eu ouvi o álbum eu tive a impressão de que tinham feito trechos de música e colocado no repeat até dar uns 3 minutos. Agora depois dessa "tour" no mundo da Rihanna parece bem diferente. O Talk That Talk consegue misturar bem tudo o que ela fez até aqui e dá pra ver que provavelmente a única coisa que não muda ao longo dos álbuns é uma caída para o zouk. 

O legal é que mostra bem o que eu quis dizer com o Por dentro do Pop: você escuta "We Found Love" ou "Where Have You Been" e só falta a luz do seu quarto piscar, entrar um monte de gente dançando... O que tem a ver com as músicas da moda agora, mas por dentro do álbum é outra coisa que você encontra. 

Juntei todas as indicadas. Seria um álbum meio heterogêneo, mas vale a pena até para ver a mudança durante o tempo. Acho que 13 é um bom número, a Taylor Swift provavelmente concordaria. Você pode pegar a mixtape do Por dentro do Pop 2 aqui, a senha do arquivo é o nome desse tumblr (viktor215).
1. La That la, La
2. Let Me
3. The Last Time
4. We Ride
5. Kisses Don't Lie
6. Breakin' Dishes
7. Good Girl Gone Bad
8. Fire Bomb
9. Mad House
10. Complicated
11. Drunk On Love
12. Fool In Love
13. All We Want Love

TAGS: , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Adorei o post (:

    Ainda melhor e mais completo do que o da Katy Perry. Deu pra perceber como a Rihanna evoluiu desde o início da carreira... sério, fiquei de queixo caído. Bom, ouvi todas as músicas indicadas. Confesso que não gostei de todas, mas achei outras bem legais. Minhas preferidas (das que eu não tinha ouvido) foram Breakin' Dishes e Good Girl Gone Bad. Embora eu entenda o propósito de indicar apenas músicas que não foram singles, senti falta de citarem "Unfaithful", minha música preferida dela.

    Mas enfim, parabéns pelo post. Ficou realmente bom. Aguardo ansiosamente pelo próximo cantor(a) pop *o*

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei mais desse. haha Eu também me surpreendi, foi legal ter feito. Sério que não gostou de algumas? Acho que foram algumas das minhas preferidas. "Unfaithful" é muito boa mesmo, era nela que eu tava pensando quando falei em "Te Amo" na parte do A Girl Like Me. xD A Rihanna tem alguns singles que são legais, mas outros eu não consigo ouvir.

      E obrigada por passar aqui e deixar a opinião. Eu sei que falei isso em outro post e não quero ficar repetitiva, mas eu estou adorando os seus comentários aqui

      Excluir
    2. Haha, que isso... o blog é ótimo.

      Ah, assim... não é que não tenha gostado das músicas, é que sei lá... eu gosto bastante dos singles dela (tirando alguns claro... não suporto mais "We Found Love") e por essas outras serem tão diferentes, talvez cause um estranhamento... normal.
      Mas sério, eu estou amando "Breakin' Dishes" e "Good Girl Gone Bad". Não paro de ouvir... e "If You Can Afford Me", da Katy, também me conquistou. Eu estava fuçando nos posts mais antigos e até já baixei outras músicas indicadas... são realmente boas, assim como todo o conteúdo do blog (:

      Excluir

Posts Populares